28.51°C Brasília

22 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Qual a importância da educação?

Muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Existem vários motivos que justificam a importância de estudar, não só para a vida profissional, como também para ajudá-lo na conquista de seus objetivos, segue alguns:

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma característica muito bem-vista em diversos contextos, inclusive, pelos empregadores. A importância da educação está diretamente ligada ao desenvolvimento dessa habilidade. Todas as pessoas têm suas próprias crenças, convicções, objetivos e até medos, a depender do histórico de vida de cada um.

Contudo, quando o assunto é resolução de problemas, a interferência desses fatores passa a ser um obstáculo, impedindo que o contratempo seja analisado de maneira racional. Por outro lado, quando se deixa de lado o seu modo de pensar para a compreensão da situação, estamos agindo com a ajuda do pensamento crítico.

E você, consegue pensar em um lugar mais adequado para desenvolver o pensamento crítico do que o ambiente escolar? É aqui, onde todos ficam expostos a conhecimentos, teorias, obras, ideias e experiências — a mente se abre para o novo e cria a capacidade de absorver essas informações e utilizá-las para o seu desenvolvimento humano organizacional.

Trabalho

É claro que as melhores oportunidades de trabalho virão como consequência natural do desenvolvimento acadêmico.

Provavelmente, você já se deparou com alguma vaga de emprego que tem como requisito mínimo o ensino médio completo ou em andamento — ou ouviu da própria empresa que o critério básico para crescer dentro dela é agregar conhecimentos atualizados ao trabalho. E é justamente disso que pontuo quando reforço a importância do desenvolvimento acadêmico.

Chance de conviver com grupos diversos

Uma das peças-chave para quem quer sobreviver e se destacar não só no mercado de trabalho, como na vida, é saber lidar com o próximo. É preciso lembrar que nem sempre conviveremos com pessoas que vêm do mesmo contexto que a gente, que pensam e se comportam como nós estamos acostumados a pensar e a nos comportar. O espaço acadêmico possibilita esta experiência positiva.

Uma sala de aula é composta por grupos diversos — e não estamos falando apenas das presenciais, viu? As plataformas virtuais de ensino utilizadas pelos alunos EAD também reúnem estudantes e professores com diferentes caminhadas, visões, valores e objetivos. Essa possibilidade de trocar e compartilhar ideias é muito interessante, pois, facilita a criação de habilidades que serão de grande valor para a sua vida e a sua carreira, como: empatia; resiliência; paciência; capacidade argumentativa; inteligência emocional; facilidade para trabalhar em equipe etc.

Evolução da maturidade

A educação tem um papel essencial na formação humana desde os primeiros anos de vida. Quando a criança entra para a escola, ainda pequena, passa a receber conhecimentos que o estimularão a se socializar de forma saudável, a resolver seus conflitos com base no respeito e no diálogo, a criar noções de responsabilidade e muito mais. Em outras palavras, a ser um bom cidadão.

Esse desenvolvimento de maturidade é contínuo, indo desde as primeiras séries até o ingresso no nível superior. Na faculdade, você também passará por situações novas que colaborarão com o seu crescimento, a sua aquisição de experiências e o seu autoconhecimento profissional.

Criação de laços e contatos úteis

Já pensou em traçar sua carreira com base nas vivências e nos conhecimentos adquiridos de acordo com seus campos de experiências? Pois bem, saiba que o networking e a criação de uma agenda de conexões profissionais ajudarão muito nessa trajetória.

Essa é uma das mais importantes razões para criar laços e contatos úteis: além da troca de conhecimentos, você tem grandes chances de ser lembrado por essas conexões quando surgir uma oportunidade alinhada ao seu perfil.

Reconhecimento

O que o faz levantar da cama todos os dias para trabalhar ou ir em busca de um emprego? Diferentemente do que muitos possam imaginar, o simples fato de garantir um salário não é a única motivação para que uma pessoa siga desempenhando suas funções diariamente. A busca pelo reconhecimento de nossa dedicação, nosso empenho e nossas competências também é um combustível muito importante.

A importância da educação na carreira também entra aqui como um fator motivante. Isso porque, ao investir nos estudos e aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia de trabalho, potencializando resultados e agregando valor à empresa com novas ideias e projetos, o reconhecimento certamente virá, tanto em forma de feedbacks positivos quanto de promoções e, até mesmo, aumentos salariais.

Então, gostou de saber mais sobre a importância da educação? Como você pôde perceber, se dedicar aos estudos e habilitar-se para o desenvolvimento de suas competências é um investimento não só em conhecimento para trilhar uma carreira, como também em experiências que serão úteis nas mais diversas esferas da vida, em que você terá habilidades e competências para ser um empreendedor de sucesso.


*O texto é de livre pensamento do colunista*


Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Shopping Basket