No âmbito nacional, o município aparece em 10º lugar, à frente de Curitiba e Salvador. / Foto capa: Claudio Postay.
Por: José Salucci – Jornalista.
O município de Cariacica aparece em 1º lugar no estado do Espírito Santo, e em 10º lugar, no Brasil, como a cidade que mais facilita a abertura de empresas. Ao todo, são 689 variedades de atividades econômicas que podem ser exercidas sem burocracia.
O Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do relatório do 2º trimestre de 2023, publicado em 2 de agosto deste ano, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mostra o município capixaba à frente de cidades consideradas desenvolvidas no setor econômico, como por exemplo: Foz do Iguaçu (673), Curitiba (555), Maceió (492), Salvador (405), Guarujá (404), Gramado (397), Olinda (345) e Manaus (313). No total, foram 5.568 municípios analisados.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, comunicou seu contentamento no site da Prefeitura. “Cariacica se firma cada vez mais como um ambiente que atrai negócios para gerar emprego e renda para nossos munícipes. Estamos avançando cada dia mais”, destacou.
Outra importante personalidade da gestão política que se manifestou no texto, foi a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Lucia Dornellas. “Cariacica é um município que agiliza a abertura de empresas na cidade, com um ambiente desburocratizado e simplificado. Também ficamos em segundo lugar na Grande Vitória no ‘Prêmio Cidade Empreendedora’”, completou.
A prefeitura ainda informou que a conquista é resultado de uma série de facilidades que foram criadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei).
Também especificou as políticas públicas econômicas que fizeram o município alcançar êxito: o Simplifica Cariacica, a Lei do Mosaico da Inovação, NossoCrédito, a Sala do Empreendedor, e ainda a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e o lançamento do Plano do Ecossistema de Inovação.