1º Encontro Capixaba do Terceiro Setor une lideranças para fortalecer o impacto social no Espírito Santo

Colabore com essa informação! Pix47.964.551/0001-39.


Terceiro Setor
Por: José Salucci – Jornalista

Vitória se prepara para um marco no cenário de impacto socioambiental do Espírito Santo. O 1º Encontro Capixaba do Terceiro Setor (ECATS), que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, no Auditório da Faculdade Estácio, Jardim Camburi, surge com o propósito de conectar e fortalecer as organizações da sociedade civil, empresas e o poder público. O tema central, “Intersetorialidade”, guiará mais de 30 palestrantes em três eixos temáticos fundamentais: Legislação e Políticas Sociais; Parceria e Mobilização de Recursos; e Gestão, Estratégia e ESG.

A iniciativa é uma realização do Instituto PEB (Projeto Educa Basquete) e da Rede Pocante, com patrocínio da ArcelorMittal, Sicredi, Instituto Marca e Marca Ambiental, além do apoio do Jornal Tempo Novo.

Para Ariane Perez, especialista em Gestão Estratégica, Comunicação e Marketing, e uma das organizadoras do evento pela Rede Pocante, a união dos setores é o caminho para a transformação social efetiva. “Esse evento é um grande momento de conexão com foco na intersetorialidade, abrindo espaço para que o Primeiro, o Segundo e o Terceiro setores dialoguem em todos os painéis”, explica. Ela ressalta que a verdadeira força da proposta está na colaboração. “Ela [a proposta] se fortalece quando, de fato, todos juntos olham para o mesmo objetivo e buscam soluções em conjunto”, complementa paulista de Mogi das cruzes.

Reconhecimento, inspiração e debates na programação

A abertura do ECATS, na quinta-feira (16), será marcada pela apresentação cultural da Serenata D’Favela, um projeto social que traduz a potência da arte nas comunidades. Em seguida, o evento reserva um momento de homenagem a nove instituições que se destacaram por sua atuação e participação no “Café Projetos Terceiro Setor”, que acontece na ACACCI, uma iniciativa de fortalecimento da rede.

Entre as homenageadas está o Instituto Mulheres em Ação pela Cidadania (IMAC), presidido por Bella de Andorinhas, uma referência no empreendedorismo feminino no estado do ES. Para ela, o reconhecimento simboliza a importância do trabalho em rede. “Estou muito feliz por ser homenageada. A Rede Pocante é muito importante aqui dentro do Espírito Santo”, celebra.

Bella de Andorinhas também reflete sobre a profundidade e a responsabilidade do trabalho social. “Trabalhar no Terceiro Setor não é só abrir um CNPJ e atuar dentro de uma sala, vai muito além. A cada mês, aprendemos algo novo, e a Rede Pocante nos proporciona isso. Vamos crescer muito mais com eles. Em meio a tantos empreendimentos, o IMAC se sente privilegiado, afirma.

Ariane Perez destaca que a homenagem é uma forma de valorizar quem está na linha de frente. “Essas instituições serão homenageadas como uma representação do Terceiro Setor, de quem atua, de fato, no dia a dia e valoriza o conhecimento, a conexão e tudo o que nós valorizamos enquanto rede”, pontua.

A noite de abertura culminará com a palestra magna de Iara e Dudu, do projeto Caçadores de Bons Exemplos, que viajam o Brasil em busca de iniciativas inspiradoras e chegam ao Espírito Santo especialmente para o encontro.

Da captação de recursos às políticas públicas

Na sexta-feira (17) e no sábado (18), a programação segue intensa, das 8h às 18h, com painéis e oficinas simultâneas. Temas estratégicos como “A Diversificação das Fontes de Captação”, “Investimento Social Privado” e “Governança e Transparência na Prestação de Contas” estarão na pauta.

Um dos pontos altos do debate será a Lei 13.019/14, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Os participantes discutirão a possibilidade de formulação de um Decreto Estadual para a lei e a criação do Conselho de Fomento e Colaboração do estado do Espírito Santo (CONFOCO-ES), um colegiado essencial para aprimorar a parceria entre o poder público e as organizações sociais.

O ECATS se consolida, assim, como um espaço fundamental não apenas para a troca de conhecimento e networking, mas também para a incidência política e o avanço de pautas cruciais para o desenvolvimento sustentável do Terceiro Setor capixaba.

Serviço:

  • O quê: 1º Encontro Capixaba do Terceiro Setor (ECATS).
  • Data: 16, 17 e 18 de outubro de 2025.
  • Local: Auditório da Faculdade Estácio de Sá – Av. Dr. Herwan Modenese Wanderley, 1001 – Jardim Camburi, Vitória/ES. Programação completa e ingressos: https://www.ecats-es.com

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *