Atividade gratuita acontece dia 8 de novembro na Fafi, com inscrições abertas pelo Instagram @historiadoes. (Fotos: Diego Nunes)
Cultura
Por: Redação
Um mergulho pelas diferentes temporalidades e personagens que compõem a História do Espírito Santo será conduzido pela professora e pesquisadora Thais Helena Leite, autora do livro História do Espírito Santo, em um encontro formativo no próximo dia 8 de novembro das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Vitória (Fafi) no Centro da capital.
A atividade é gratuita, com inscrições abertas pelo formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0qRiLkzzh30peCXP0zZ2NEO204bIKA-rwwf4vbnjPo9PExw/viewform. A palestra e a publicação do livro contam com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e recursos da Política Cultural Rubem Braga. O link e mais informações também podem ser encontradas no Instagram @historiadoes. https://www.instagram.com/historiadoes/
Durante a palestra, Thais Helena propõe um percurso cronológico pela história capixaba, abordando desde os Povos Originários e o período colonial até as fases do Império e da República, com destaque para figuras políticas como Jerônimo Monteiro, Florentino Avidos e Punaro Bley, além da presença do movimento integralista no estado e as transformações do período do Regime Militar.

O encontro também dedica atenção especial aos povos quilombolas, aos dados do último Censo (2022), às comunidades de imigrantes e seus descendentes e à capital Vitória, que ganha destaque como síntese da diversidade histórica e cultural capixaba.
A apresentação contará com múltiplos recursos visuais — fotos, reproduções de quadros, mapas, tabelas, ilustrações e trechos de vídeo — tornando a experiência dinâmica e acessível. O evento é voltado especialmente para professores do ensino fundamental e médio, pedagogos, guias de turismo, turismólogos, mas é aberto a todos interessados na história do Espírito Santo.
“Estudar História do Espírito Santo é uma forma de problematizar a vida através da concepção do tempo e do espaço que pode permitir a cada um de nós uma transformação ética, a partir da nossa história, do nosso espaço, do nosso lugar no mundo: entender porque pensamos como pensamos, porque temos certos comportamentos”, explica a professora. Para ela, esse estudo possibilita a conciliação e integração dos saberes, compreendendo as diferentes formas de aprender e de significar o mundo, fato possível lendo e estudando assuntos que estão relacionados com nossas raízes.
Sobre a autora
Thais Helena Leite é professora aposentada de História do Brasil, da África e do Espírito Santo, com ampla trajetória na pesquisa e ensino. É autora de três livros, entre eles História e Geografia do Espírito Santo, que já teve nove edições publicadas. Aos 60 anos, concluiu graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ampliando seu campo de atuação também como roteirista e diretora.
Coordena o Portal Patrimônio Capixaba, iniciativa de mapeamento e difusão do patrimônio material e imaterial, sítios históricos e manifestações culturais do estado, voltada para educadores e o público em geral. Thais também é roteirista e diretora do webdocumentário “Gabriela Leite”, da websérie “Raros” e dos curtas metragens “Marés”, “Mulheres Maratimbas” e “Suá, a Praia que Sumiu”, que tratam de temas ligados à cultura, diversidade e memória.
								
															
								
								


