Espírito Santo lidera o crescimento econômico no Sudeste

Foto: Tadeu Bianconi | Terceira Ponte
Coluna Criativos
Por: José Salucci – Jornalista

Parece papo de otimista, mas os números estão aí para provar: a economia do Espírito Santo vai fechar 2025 acima da média nacional. O Banco do Brasil estima que nosso Produto Interno Bruto (PIB) cresça 3,2%, um ponto percentual a mais que a média do Brasil (+2,2%). E mais: somos o estado que mais cresce no Sudeste.

O índice de +3,2% é resultado empolgante. O estado do ES deixa para trás os grandes estados, àqueles que estamos acostumados a ver no topo das notícias de economia e desenvolvimento. O Espírito Santo, com seus 78 municípios, supera o Sul (+2,0%), o Nordeste (+1,9%) e até mesmo a média do Sudeste (+1,9%).

Confira a lista: nosso estado cresce mais que Bahia (+2,8%), Minas Gerais (+2,4%), Santa Catarina (+2,4%), Rio de Janeiro (+1,8%), São Paulo (+1,8%) e até Ceará (+1,8%). Esmagamos o resultado de Rio Grande do Sul (+0,3%) e Pernambuco (+0,2%). Nosso crescimento é o maior da Região Sudeste.

Em um artigo publicado em A Gazeta, o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, destacou. “Nosso estado encontrou um ponto de equilíbrio estratégico: responsabilidade fiscal, ambiente de negócios saudável e capacidade de planejamento e investimento”.

Corroboro com a análise do diretor-presidente do IJSN, e, também acrescento um termo para esse crescimento econômico: a diversificação. A economia capixaba não se apoia em um único pilar; ela é “multitarefa”.

A Indústria é um setor forte no ES, fazendo do nosso estado o segundo maior produtor de petróleo e gás do país. Exportamos pelotas de minério de ferro para o mundo e produzimos muito aço. Somos casa da maior produtora mundial de celulose de eucalipto. Temos reservas gigantes de mármore e granito. O setor moveleiro capixaba é o sexto maior do Brasil. E ainda tem metalmecânico, confecções, construção civil, alimentos… O estado não para.

O Agronegócio também mostra serviço. Somos o segundo maior produtor e exportador de café nacional. O Espírito Santo está em primeiro lugar na produção e exportação de mamão e abriga uma das maiores fábricas de sucos do planeta. Essa tríade Agropecuária, Indústria e Serviços faz o nosso PIB ser robusto.

Diante dessas classificações setoriais, amplio o olhar para a pauta social para manter o ritmo econômico em ascensão. Um crescimento sustentável exige agenda social forte, o governo do estado do Espírito Santo entende isso, não esquecendo da instância municipal. O avanço na agenda social é um fato. Vemos investimento em escola em tempo integral, políticas de segurança pública, a empregabilidade para o público jovem, os projetos sociais e o avanço da infraestrutura.

Agora, é preciso fortalecer todas essas políticas públicas e manter o trabalho. O crescimento é real. A diversificação nos protege. É tempo de encerramos brigas partidárias, as quais enfraquecem o nosso trabalho e tira-nos do foco. Ano de 2026 volta a cena do ring. Garantir que nosso estado não diminuirá a velocidade de crescimento econômico é continuar investindo com responsabilidade, transparência, sustentabildiade e foco no cidadão.

*O texto é de livre pensamento do colunista*
José Salucci – *Reside em Serra/ES *Diretor-presidente do Merkato *Jornalista *Pós-Graduado em Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais (Foto: Thais Gobbo)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *