Afro-capixaba: Mestre Paulo Fernandes traz reflexões sobre o tema, nesta quinta-feira (04), no Palácio Anchieta

(Foto: Leo Cobal)
Cultura
Por: José Salucci – Jornalista

Uma linha do tempo de identidade afro-capixaba acontece nesta quinta-feira (04). O bailarino, coreógrafo e pesquisador Paulo Fernandes realizará um bate-papo sobre a contribuição cultural e a presença histórica dos povos bantu no Espírito Santo. O evento ocorre a partir das 14 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A entrada é franca.

Na ocasião, o mestre abordará questões da identidade dos povos bantu, as quais estão presentes no nosso cotidiano.  Esta afirmação pode ser evidenciada na grande parte da África Subsaariana – de Angola à Tanzânia – e sua herança segue viva no Brasil em expressões como Congo, Boi-Bumbá, Folia de Reis, Jongo, Ticumbi e Capoeira.

“Quero citar o filósofo Abdias do Nascimento que diz: ‘A cultura bantu é um pilar na construção da identidade brasileira’. Eu vou trazer a importância dos povos bantu aqui no ES, eu escrevi um texto sobre essas questões, o qual será projetado para diálogo com o público”, disse.

Os portos do Espírito Santo foram pontos de desembarque para pessoas bantu escravizadas entre os séculos 16 e 19. A conversa com Fernandes, Mestre de Saberes Tradicionais do Espírito Santo, integra o programa público da exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’, do Museu Vale em parceria com o Museu da Língua Portuguesa.

SERVIÇO

Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n – Centro – Vitória, ES
Data: Quinta-feira (04.)
Horário: 14 horas.
Entrada: Gratuito.

Publicidade

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *