Capoeira na promoção da saúde

Colabore com essa informação! Pix47.964.551/0001-39.


Coluna Letrados
Por: Eleandro da Silva – Professor de Educação Física/Contramestre de Capoeira

Cada vez mais, percebemos o potencial da Capoeira, para/além dos seus fundamentos (movimentos) técnicos, mas também, quando dialogamos com outras áreas do conhecimento humano, como as ciências da saúde.

A Capoeira traz benefícios e qualidades físicas importantes para a saúde e para a qualidade de vida dos (as) praticantes, como a melhora dos aspectos motores e sensoriais: resistência, agilidade, velocidade, coordenação motora, atenção, persistência e controle emocional. Citamos outros benefícios importantes: melhora na capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento dos sistemas muscular e esquelético, aumento do metabolismo, aumento da força muscular e contribui para a prevenção de doenças: obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo.

Pensada para/além do conceito de atividade física, a Capoeira, como um exercício estruturado, contínuo, organizado e planejado, abrange o “estado de bem-estar físico, social e mental”. Obviamente que, a manifestação cultural por si só não é capaz de resolver os problemas que afetam a saúde de uma pessoa.

Uma aula de Capoeira, dependendo da intensidade e da duração, por exemplo, é possível um dispêndio de aproximadamente quase 1.000 calorias. Isso, numa única atividade. Logo, é muito significativo, quando pensamos no combate ao sedentarismo, ao sobrepeso e a obesidade.

A maior parte de uma aula de Capoeira é realizada no sistema que chamamos de aeróbio, onde utilizamos o oxigênio para a produção de energia. Dentre os benefícios estão: aumento do fluxo sanguíneo e oxigenação, controle da pressão arterial e da frequência cardíaca e redução do percentual de gordura.

Há também, o alerta da importância da Capoeira no aumento e na melhora da flexibilidade, ou seja, a realização de movimentos amplos, sem dor ou lesão. Sem contar no fortalecimento, na melhora da força e potência muscular, a partir adaptação, sobrecarga, individualidade biológica, continuidade e especificidade, princípios do treinamento desportivo.

Pode-se afirmar com precisão, que a Capoeira é uma excelente prática física capaz de proporcionar as mais variadas sensações humanas, dentre elas, o bem-estar físico, mental e social, que estão diretamente interligadas a vida dos (as) praticantes.

Capoeira promove saúde!

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Eleandro da Silva – *Residente em Cariacica- ES *Contramestre de Capoeira/Grupo Beribazu *Bacharel em Educação Física/UFES.
*Licenciado em Educação Física/Faculdade Mário Schenberg *Especialista em Educação Física Escolar/ Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio. / Foto: Welley Pereira Rodrigues – WPR Produções e Eventos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *