Capixaba percorre o Caminho de Santiago de Compostela e escreve livro: “O Peregrino”

Colabore com essa informação! Pix47.964.551/0001-39.


Cultura/Literatura
Por: Redação

O empresário, escritor e aventureiro Alessandro Andrade percorreu, em 28 dias, o famoso Caminho de Santiago de Compostela: lugar histórico, cultural e religioso, com séculos de tradição, que atrai peregrinos de todo o mundo. A cidade de Santiago de Compostela localiza-se na Galiza, Espanha. Lá, acredita-se que, encontra-se o túmulo do apóstolo São Tiago, na Catedral de Santiago de Compostela.

Sendo inspirado por Paulo Coelho, Alessandro embarcou para sua experiência pessoal em março deste ano. Ficou hospedado, inclusive, no mesmo albergue que inspirou o escritor, que escreveu “O Diário de um Mago”, livro que fez com que milhares de brasileiros se encantassem pelo Caminho. “De cada 100 peregrinos que encontrei, entre 30 e 40 estavam, ali, por causa do Paulo Coelho. Eu também fui por ele”, revela Alessandro.

Catedral de Santiago de Compostela. Alessandro Andrade e seu amigo companheiro de caminhada – Samuel Afonso. / Foto: Arquivo Pessoal. Clique na imagem!

Devido a essa façanha de concluir uma peregrinação exótica, Alessandro está percorrendo algumas cidades do Espírito Santo realizando palestras em escolas, igrejas e comunidades, em uma jornada especial de pré-lançamento do seu livro: “O Peregrino”. Os municípios de Ibatiba, Iúna, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Vitória e Barra de São Francisco fizeram parte da lista. Para julho e agosto, outros lugares já possuem agenda.

Lançamento do livro

A obra, que será lançada no dia 17 de julho, na livraria “Leitura”, do Shopping Vitória, às 19 horas, nasce da experiência real do autor em uma caminhada de 28 dias no Caminho de Santiago de Compostela, pela rota francesa, a mesma trilhada pelo escritor Paulo Coelho.

“Saí do Brasil no dia 2 de março, de 2025. Comecei a percorrer o caminho no dia 3 de março. Entre os dias 3 a 30 de março, eu fiz o ‘Caminho de Santiago de Compostela’. Foi uma média de 30 km por dia, sendo em média de 8 a 12 horas de caminhada diária; saindo da França, atravessando os Pirineus, uma das montanhas mais famosas do mundo, também mais traiçoeiras, porque você pode pegar picos de até menos 20º celsius, e atravessei essa cadeia montanhosa da França pra Espanha, e depois eu percorri cerca de 50 cidades espanholas desses 28 dias de caminhada”, narrou.

Alessandro ao longo do Caminho de Santiago de Compostela. / Foto: Arquivo Pessoal. Clique na imagem!

O livro

Em “O Peregrino”, Alessandro resgata a simbologia e espiritualidade presentes em cada passo da trilha sagrada, traduzindo em palavras a transformação que vivenciou ao longo dos 28 dias de peregrinação. Foram 30 albergues percorridos em uma jornada de introspecção, superação e redescoberta. A narrativa, escrita ao fim de cada dia do trajeto, convida o leitor a refletir sobre suas próprias cruzes e desafios, inspirando o renascimento interior por meio da caminhada física e espiritual.

“O Peregrino” propõe uma leitura acessível, porém profunda, abordando temas universais como identidade, resiliência e pertencimento. Ao unir experiências pessoais com lendas, símbolos e espiritualidade, o livro oferece uma narrativa reflexiva. A metodologia empregada convida o leitor a uma análise crítica da própria jornada, compreendendo melhor os ciclos da vida.

A primeira parte da obra detalha os oito meses de preparação física e psicológica do autor, e os capítulos seguintes seguem a vivência dia a dia do Caminho de Santiago. Alessandro compartilha ao longo das 130 páginas do livro, fatos e relatos, e mais do que isso, também retrata as emoções e respostas que surgiram no silêncio da caminhada.

Quem é Alessandro Andrade?

Alessandro é católico, cristão, casado, pai de três filhos, empresário dos setores de tecnologia, consultoria e exportação de café, granito, pimenta, cacau e grãos.

Entre outras peregrinações, o aventureiro já percorreu todos os templos do Egito, mesquitas e muçulmanas do Oriente Médio e África, além de templos budistas, sempre teve interesse profundo por estudos de outras religiões e filosofias, como prática de tolerância religiosa e entendimento da forma de conexão com o Deus Criador.

Agora, dedica-se a divulgar “O Peregrino” em igrejas, escolas, comunidades e lojas maçônicas. No último domingo (22), concluiu os “Passos de Anchieta”, no Espírito Santo, como parte da preparação para sua próxima jornada: o Caminho de Santiago pelo lado português, em 2026.

“…na jornada da nossa vida, às vezes, a gente carrega cruz demais e, ela representa a partida, mas também o renascimento…” (Alessandro Andrade). / Foto: Arquivo Pessoal. Clique na imagem!

Antes e depois da caminhada

Sobre o que mudou na sua vida, antes e depois da caminhada, Alessandro disse que aprendeu a deixar no caminho as pedras e a cruz.

“Eu acho que a gente aprende a deixar no caminho as pedras que carregamos e a cruz no caminho, a simbologia da cruz que eu falo no livro, os peregrinos colocam uma cruz, fazem uma cruz de madeira e o grande significado é que na jornada da nossa vida, às vezes, a gente carrega cruz demais e ela representa a partida, mas também o renascimento. Então, o fato de deixar a cruz na estrada significa renascer, repaginar, ressignificar a vida e deixar, ali, a mágoa, o ressentimento, os problemas e até desilusões. A ideia é que fique mais leve ao deixar a cruz lá, ou pela vida afora, sem necessidade”, conclui o escritor Alessandro.

Serviço

  • O quê? Lançamento do livro “O Peregrino”.
  • Data: 17 de julho.
  • Horário: 19 horas.
  • Local: Livraria Leitura – Shopping Vitória.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *