Capoeira: patrimônio cultural do Brasil e da humanidade

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Coluna Letrados
Por: Eleandro da Silva – Professor de Educação Física/Contramestre de Capoeira

A Capoeira, manifestação da cultura afro-brasileira, criada como movimento de resistência contra o processo de escravidão de seres humanos africanos, passou (e passa) por profundas transformações, no Brasil, e no mundo. Atualmente, está presente em mais de 150 países, divulgando o símbolo de brasilidade, de respeito e a mensagem de paz entre os povos.

Em 2008, a Capoeira foi reconhecida e registrada como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e em 2014, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Entretanto, muito ainda há que se fazer, especialmente, no combate à discriminação, ao racismo e ao preconceito, tão caros à sociedade brasileira.

No Brasil, temos milhares de praticantes, a partir de excelentes trabalhos realizados por mestres (as) e professores (as), voltados às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Diga- se de passagem, muitos desses trabalhos são realizados de forma voluntária, sem qualquer valor recebido para o ofício do (a) trabalhador (a).

Capoeira e educação: um diálogo necessário

A prática da capoeira contribui, significativamente, para/com a aprendizagem escolar, desde que executada de forma assídua e sem excessos. Além disso, não há faixa etária pré-estabelecida, ela é abrangente a todas as idades.

A criança precisa vivenciar o seu corpo nas mais variadas formas, onde o (a) professor (a) precisa favorecer um ambiente de liberdade, para que a criança possa explorar as suas habilidades psicomotoras, bem como o desenvolvimento afetivo, físico e cognitivo.

Nesse viés, a Capoeira apresenta diversas facetas didáticas e pedagógicas que contribui diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos (as) alunos (as):

1 – História da Capoeira se conecta com a história do Brasil.

2 – Referencial afro-brasileiro: a maioria das culturas realizadas no interior das escolas são de origem americana e europeia. A Capoeira, no entanto, possui o seu histórico nas raízes afro-brasileiras.

3 – Realização de movimentos técnicos: girados, rasteiros, esquivas, incisivos, floreados, etc.

4 – Tríade luta-jogo-dança: conectam-se como elos de uma mesma corrente. O (a) capoeira luta, joga e dança ao mesmo tempo.

5 – Trabalha nos diversos planos: realização de movimentos nos planos baixo (no chão e rasteiros), médio (intermediário), alto (em pé) e invertido (cabeça para baixo).

6 – Instrumentos musicais: berimbau, pandeiro, atabaque, agogô, etc.

7 – Musicalidade: uma das únicas manifestações culturais e de luta no mundo, em que se utiliza a música para a sua realização.

8 – Roda de Capoeira: um dos momentos mais marcantes e significativos na prática da Capoeira, onde realiza o que se aprende durante as aulas.

Os aspectos didáticos e pedagógicos da Capoeira, possuem relação direta com os fins da Educação Nacional, como divulgar a cultura, o saber, o pensamento. Além disso, contribui para o ensino da história do Brasil, conforme à Lei 9.394, de 20 de novembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB.

À Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Outra legislação pertinente à capeoira – Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial. Em seu artigo 20 diz: “O poder público garantirá o registro e a proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira”.

Percebemos, portanto, que a Capoeira traz inúmeros benefícios quando praticados, seja na escola ou fora dela, como, por exemplo, em projetos sociais. Tanto é que, foi reconhecida pelo seu potencial educacional e o seu ensino facultado nas instituições públicas e privadas do Brasil, “pelos capoeiristas e mestres tradicionais”.

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Eleandro da Silva – *Residente em Cariacica- ES *Contramestre de Capoeira/Grupo Beribazu *Bacherel em Educação Física/UFES.
*Licenciado em Educação Física/Faculdade Mário Schenberg *Especialista em Educação Física Escolar/ Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio. / Foto: Welley Pereira Rodrigues – WPR Produções e Eventos.

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