Etiqueta corporativa: como manter uma boa imagem nas festas de fim de ano da empresa

Especialistas em gestão de pessoas, Eliana Machado e Samuel J. Messias, alertam que a confraternização é um momento de descontração — mas também de cuidado com a imagem e o comportamento profissional. (Imagem: Original Experience)
Empreendedorismo
Por: José Salucci – Jornalista

As festas de fim de ano promovidas pelas empresas são aguardadas por muitos colaboradores como uma oportunidade de relaxar, comemorar conquistas e fortalecer vínculos. Mas, apesar do clima de descontração, é importante lembrar que esses eventos fazem parte do ambiente corporativo e exigem postura adequada e responsabilidade.

Merkato conversou com dois especialistas em gestão de pessoas, para saber um pouco mais do universo da etiqueta empresarial nos momentos de celebrações corporativas. Com 28 anos de uma trajetória de trabalho consolidada, Eliana Machado, fundadora e CEO da Center RH, aponta que o principal cuidado é entender que a confraternização é uma extensão do ambiente profissional.

“A festa é um momento para celebrar e se conectar de forma mais leve, mas a imagem construída, ali, continua sendo profissional. Pequenos excessos podem gerar interpretações equivocadas e até prejudicar a reputação do colaborador dentro da empresa”, orienta.

De acordo com a especialista, o segredo está no equilíbrio. Participar é importante, pois demonstra engajamento e espírito de equipe, mas é fundamental respeitar limites, especialmente no consumo de bebidas alcoólicas, nas brincadeiras e na forma de se expressar.

“Saber dosar descontração e bom senso é a chave. O evento é uma oportunidade de fortalecer laços e deixar uma boa impressão, não o contrário”, destaca Eliana.

Indo na mesma direção da CEO, o consultor empresarial Samuel J. Messias diz: “Penso que manter uma boa imagem nas festas de final de ano das empresas é importante para fortalecer relacionamentos profissionais e mostrar seu lado mais humano”. Samuel enfatiza que “a forma como você se apresenta em eventos corporativos pode influenciar a percepção que os outros têm de você. Então, seja você mesmo, mas com um toque de profissionalismo e simpatia”, conclui.

Principais recomendações

Toda empresa que se destaca no mercado de trabalho, a priori, valoriza as competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores. A utilização de ferramentas de mapeamento de perfil, mostrando às empresas que as soft skills (habilidades comportamentais) são tão cruciais quanto as hard skills (habilidades técnicas). Nesse contexto, os especialistas em gestão de pessoas listam as principais recomendações e cuidados que fazem a diferença no momento da festa:

– Evite exageros com bebidas e comentários inadequados;

– É fácil se empolgar com o clima festivo, mas lembre-se de que você ainda está representando a si mesmo e à sua empresa;

– Vista-se de forma condizente com o ambiente e o perfil da empresa;

– Interaja com diferentes colegas, não apenas com o grupo mais próximo;

– Demonstre gratidão pela celebração e pelos colegas;

– Lembre-se de manter uma postura respeitosa. Evite fofocas ou comentários inapropriados sobre colegas ou superiores;

– Saiba o momento de encerrar a participação com elegância;

– Se decidir postar fotos ou atualizações, certifique-se de que o conteúdo seja apropriado e não comprometa sua imagem profissional. Use hashtags e marcações com cuidado!

Relação de trabalho versus futuras oportunidades

Muito mais do que decorar uma lista de como se comportar nas festas corporativas, o que está em jogo é a carreira dos colaboradores na empresa. Eliana Machado também lembra que o comportamento nas festas pode impactar relações de trabalho e futuras oportunidades. “Muitas lideranças observam a postura dos profissionais nesses momentos. Atitudes respeitosas, gentis e colaborativas sempre se destacam”, explica.

Em momento de celebração, o correto mesmo é agir de acordo com o propósito que a empresa atribui ao evento. “Mais do que uma festa, é um momento simbólico de encerramento de ciclo. É hora de celebrar conquistas, reconhecer o trabalho em equipe e renovar o compromisso com o propósito da empresa”, finaliza Eliana Machado.

Samuel J. Messias encerra: “É importante lembrar-se que, a forma como você se apresenta em eventos corporativos pode influenciar a percepção que os outros têm de você. Então, seja você mesmo, mas com um toque de profissionalismo e simpatia”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *