Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura/Música
Por: José Salucci – Jornalista
Aquele chiado característico, o ritual de posicionar a agulha sobre os sulcos negros e brilhantes e a explosão de uma melodia, essa sinfonia de sensações, que une pais e filhos, velhos amigos e novos colecionadores tem data e local para acontecer: a terceira edição da “Feira Capixaba do Vinil” acontece, neste sábado (27), no Masterplace Mall (Reta da Penha), Vitória.
Das 10h às 18h, o espaço se transformará em um santuário da cultura analógica. Um verdadeiro garimpo sonoro com mais de 10 mil discos, onde cada capa conta uma história e cada faixa é um portal no tempo. É a chance de encontrar, em meio a um mar de caixas de LPs, aquela joia rara que embalou um romance ou a trilha sonora que definiu uma geração.
“A ideia é trazer quantidade, sim, mas com a qualidade e o padrão que esse público exige. O ‘L’ do espaço vai virar um mar de caixas cheias de LPs, um verdadeiro espetáculo visual e musical”, destaca Adrian Lube, um dos curadores do evento.
Encontro marcado no calendário cultural
Com a presença de colecionadores lendários como Garagem do Vinil, ZRoque Discos, Arte Rock, Amigos do Vinil ES e muitos outros, a feira se consolida como um ponto de encontro essencial. “As duas primeiras edições foram um sucesso absoluto. O público vai encontrar verdadeiras preciosidades, discos que marcaram época e que fazem parte da nossa memória musical. É uma viagem no tempo”, celebra Amanda Degobi, gerente de Marketing do Masterplace.
A ambição é grande e afinada. A proposta é tornar a Feira Capixaba do Vinil uma referência no Espírito Santo e nível nacional. “Se um dia formos levar a Feira para Marte, já temos até quem instale nosso primeiro outdoor lá”, brinca o curador Adrian Lube, mostrando que para a paixão pela música, nem o céu é o limite.
Trilha sonora e valores dos LPs
Além da busca por tesouros musicais que vão do Rock ao Reggae, da MPB ao Pop, a programação reverbera com boa música. A equipe Discólatras comandará a trilha sonora, garantindo que o groove não pare um só instante. Os expositores, guardiões de histórias, compartilharão curiosidades sobre as raridades expostas.
E para democratizar o acesso a esse universo, a edição traz promoções imperdíveis. Nas caixas coloridas, discos selecionados partem de 1 LP por R$10 ou 3 por R$ 24., provando que a boa música pode e deve caber em todos os bolsos.

Raízes da Música Popular Brasileira no vinil
Falar de vinil no Brasil é revisitar a partitura da nossa própria história. Foi nos sulcos dos LPs que a revolução da Bossa Nova, com o violão sincopado de João Gilberto em “Chega de Saudade” (1959), ensinou o mundo a cantar mais baixo. Foi na mesma rotação que o psicodelismo tropicalista de Caetano, Gil e Os Mutantes redesenhou as fronteiras da canção popular no final dos anos 60.
Os colecionadores que estarão na feira sabem disso. Eles não buscam apenas um disco, mas um artefato cultural. Um LP do Clube da Esquina, por exemplo, não é só música; é a paisagem sonora de Minas Gerais encapsulada em 12 polegadas. Encontrar essas pérolas é o que move a paixão de expositores e visitantes.

Serviço
- O quê: 3ª Feira Capixaba do Vinil.
- Local: Masterplace Mall – em frente à academia Smart Fit.
- Data: Sábado, 27 de setembro.
- Horário: Das 10h às 18h.
- Entrada: Gratuita.
- Instagram: @feiracapixabadovinil / @masterplacemall



