Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Terceiro Setor/Empreendedorismo
Por: José Salucci – Jornalista
A Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Espírito Santo (Femicro-ES) realizou, ontem (29), o painel “É Papo: Turismo”, que discutiu temas atuais sobre os desafios de investimentos, oportunidades e futuro do turismo capixaba.
O evento, realizado no Senac, teve início às 18 horas, com término às 21:30h, e contou com participação de Leonardo Lares, diretor Fiscal da Femicro e presidente do Turismologos no ES, que atuou como moderador; Andressa Cristina Bastos, instrutora do Senac; Eurípides Pedrinha, diretor Técnico do Sebrae-ES; do deputado estadual Coronel Weliton (PRD), presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa (Ales-ES) e Fernando Otávio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH) e secretário de Turismo, do município de Guarapari.
O público presente, confirmados 150 pessoas na lista, entre profissionais da área de turismo, docentes, estudantes, empreendedores, empresários e comunicadores, puderam acompanhar o ponta pé inicial do painel com a instrutora do Senac, Andressa Bastos.
A bacharel em Turismo pontuou a origem e identidade do Turismo de Base Comunitária. A instrutora, também trouxe uma reflexão sobre o perfil do turista pós-pandemia. Chegou a citar uma pesquisa realizada pelo Booking, em que diz que, o turista busca lugares autênticos.
“Ao falar de autenticidade trazemos muitas vezes o turismo de experiência, que é exatamente viver algo autêntico, eliminando o turismo de massa”, explicou.
Após as considerações de Andressa Bastos, tomou a palavra o deputado estadual Coronel Weliton (PRD). Em seu discurso, o presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa (Ales-ES) destacou a disposição que há na Comissão em receber projetos de lei que queiram revolucionar o turismo capixaba. O deputado ratificou que o turismo é maior do que qualquer entidade governamental, cargos e pessoas.
“O turismo é maior do que nós. A importância do desenvolvimento econômico gerado pelo turismo é maior do que nós. Nós temos que elaborar com várias mãos políticas públicas perenes, que não duram apenas um governo. Nós precisamos de fazer uma aliança pelo turismo no estado do Espírito Santo, falar a mesma língua e não isolar os municípios”, opinou.
O presidente da Comissão de Turismo também destacou a fala da instrutora Andressa sobre o turismo de experiência. “Temos que voltar às origens. Nós temos a necessidade de colocar os pés na terra, de colher um morango, de ver um trabalhador tirando o leite da vaca, ou até mesmo o próprio turista ter essa experiência”, disse.
Economia e turismo
O deputado Coronel Weliton (PRD), em uma parte de seu discurso no painel “É Papo: Turismo“, destacou que, apesar de existir uma pujança econômica no estado do ES, há desafios que ainda impedem o turismo capixaba de alavancar, e propôs um trabalho em conjunto entre entidades governamentais e sociedade. O parlamentar citou índices relevantes no contexto da análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), evidenciando que o Espírito Santo possui saúde financeira diante de seus compromissos fiscais.
“O ES é nota ‘A’ em capacidade de pagamento, nota ‘A’ em capacidade de endividamento. Nós reconhecemos que o governo tem feito um esforço muito grande em aplicar o recurso público, que esse ano tem investimento de R$ 7,5 bilhões, aprovado pela Ales-ES. Então, nós não podemos ter diferenciação entre Secretaria de Turismo e Comissão de Turismo. Nós não somos concorrentes, somos servidores públicos e temos que trabalhar com várias mãos de uma forma solidária, e construir uma política pública junto com todos que estão aqui”, destacou.
Sebrae-ES
Representando o Sebrae, Eurípides Pedrinha, diretor Técnico da instituição, pontuou sobre planejamento estratégico. “Em 2024, refizemos o nosso planejamento estratégico, isso significa escolhas e definição de algumas prioridades”, disse.
Destacando em sua fala que, o turismo é um assunto a décadas apoiado pelo Sebrae, Pedrinha provocou os presentes com argumento de que “ao invés de procuramos o que é preciso, que a gente descubra o que nos impede. O que nos impede nos responsabiliza. O que nos impede nos coloca na ação”, se referindo aos entraves no universo do turismo capixaba.”
Após pronunciamento do diretor do Sebrae, assumiu a palavra o Secretário de Turismo de Guarapari Fernando Otávio, e presidente da (ABIH). Destaque para o seu posicionamento em dizer que o município de Guarapari está se preocupando em realizar um turismo mais inclusivo, e pontuou que “o turismo é a solução da estabilidade econômica para o estado do Espírito Santo”.
Após o término da apresentação de ambas as falas dos participantes no painel “É Papo: Turismo”, a plateia pôde se dirigir com perguntas aos interlocutores.
Participantes
Entre os participantes, Ângelo Marcos Velasco Neves, com 15 anos de profissão, o técnico em Guia de Turismo, falou do crescimento que recebeu no evento. “Você nunca sabe tudo, cada evento que você vai, uma parte pode ser incluída no seu dia a dia, nos seus projetos para crescer. E destaco a forma que o Sebrae e o Senac estão bem focados, a Secretaria de Turismo está bem abrangente no diálogo e entendendo o mercado”, disse o dono da agência de turismo EGOWTUR.
Ângelo, que também é criador do Instituto de Promoção da Cidadania e Turismo (IPCTUR), enfatizou os benefícios de participar do painel naquilo que tange os negócios no Terceiro Setor. “O governo não consegue fazer tudo, o Sebrae também não. Então a gente tem alguns pontos imediatos que enxergamos, e eles não. Nisso, a gente cria o projeto e os chamam para parceria. E com pouco tempo de vida do IPCTUR, a gente já conseguiu oficializar parceria com a Secretaria de Turismo do ES, com o Senac e o Sebrae”, contou.
Outra participante, a jornalista Kamila Rangel, apresentadora do programa “Caçadores de Destinos”, abordagem dos pontos turísticos de Norte a Sul do estado do Espírito Santo, conversou com a reportagem. Ela, que é amante do clima das montanhas e cachoeiras, comentou o que o painel “É Papo: Turismo” pôde acrescentar para sua profissão.
“Foi maravilhoso! Poder falar das potencialidades do turismo no ES. E, também ouvir vários pontos de vista, ter espaço pra essa diversidade, e poder falar que temos atrativos maravilhosos. Mas que, a gente esbarra em certas dificuldades como a questão do custo, da divulgação, da capacitação dos profissionais. É muito bom ter esse espaço pra debater e chegar a um ponto comum para fortalecer o turismo”, disse.
“É Papo”
O evento ‘É Papo’, foca em um segmento por edição e trabalha com a participação de especialistas em um painel e interação do público participante, dissertando sobre a área de atuação e as influências do meio.
O “É Papo: Turismo” é uma realização da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Espírito Santo (Femicro-ES), com parceria do Senac-ES, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Sicredi e governo estadual.
Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.



