Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura/Capoeira
Por: José Salucci – Jornalista
Acontece neste fim de semana, nos dias 08 e 09, a segunda edição do Festival Balaio Cultural, na EMEF Professora Maria Aparecida Lavagnoli, em Linhares, no bairro Interlagos. Evento aberto ao público.
Realizado com o objetivo central de promover a formatura de alunos de capoeira, o festival também contará com palestras, oficinas, um aulão coletivo e uma roda livre. As atividades abordarão as diversas linguagens do universo da capoeira
O Balaio Cultural é uma poderosa ferramenta de inclusão, valorização da cultura afro-brasileira e fortalecimento de vínculos comunitários. O evento é promovido por Avanci Carvalho de Soares Filho, de 32 anos, popularmente conhecido como Professor Parede. Integrante do Grupo de Capoeira Força Negra, Parede atua há quatro anos como professor e pratica essa arte popular brasileira desde 1997. Ele comenta o que representa para ele, ainda tão jovem, poder realizar um evento que une educação, cultura e inclusão social.
“Para mim é surreal, ao mesmo tempo é tão natural a execução do evento, pois é o momento em que consigo mostrar a grandeza cultural da minha arte e a importância do meu trabalho, muitas vezes ainda não reconhecido pela comunidade – na formação de novos cidadãos”, disse.

O Balaio Cultural evidencia a importância que a capoeira tem no processo formativo da sociedade por ser uma disciplina multicultural, pois trabalha a musicalidade, a História do Brasil, a Literatura, o esporte, a Filosofia, entre outros conhecimentos. Para conduzir essa gama de saberes, estarão presentes no Balaio mestres, um grão-mestre e graduados dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que realizarão as palestras, oficinas e vivências.
Representando o estado do Espírito Santo e, também, o município de Serra, o capoeirista Fernando Ramos Rodrigues, o Mestre Fernando, que preside o grupo de capoeira mais antigo da Serra, o Força Negra, manifesta sua satisfação em ver o fruto do trabalho de seu aluno em sintonia com a cultura popular.
“A satisfação é grande por vermos um integrante da família Capoeira Força Negra, que já desenvolve um trabalho na cidade de Linhares há vários anos, se posicionando como um importante multiplicador da cultura e, também, como um divisor de águas para a cultura popular na cidade. Esse reconhecimento vem do seu empenho e dinamismo em levar grandes nomes do cenário nacional da capoeira para Linhares. Todo esse trabalho promove uma valiosa troca de saberes que contribui para uma maior formação educacional, cultural, artística e de senso social de cada participante do Festival Nacional Balaio Cultural”, disse o Mestre Fernando, que participará do evento como palestrante com o tema “Racismo Religioso Dentro da Capoeira”.
Trabalho em conjunto
O “Festival Balaio Cultural” é contemplado pelo – Edital 04/2023 – “Valorização da Diversidade Cultural Capixaba”, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Fomentando apoio ao trabalho do professor Parede, a secretária Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Linhares, Geovana Pádua Gobbo Marinot, representando o poder público, afirmou:
“A Secretaria Municipal de Assistência Social, de Linhares, reconhece, com entusiasmo e respeito, a realização da segunda edição do Festival Balaio Cultural, um evento de profunda importância social, cultural e educacional para o nosso município. Ao proporcionar um espaço de pertencimento e valorização da diversidade cultural, o Festival contribui diretamente para a prevenção de situações de risco social, promovendo cidadania, respeito mútuo e construção de valores coletivos”, disse a secretária.
Nesta segunda edição, o “Festival Balaio Cultural” reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano, justiça social e educação, evidenciando a cultura como direito e como meio de superação das desigualdades.
Nesse contexto, para que o Festival se realize, a EMEF Professora Maria Aparecida Lavagnoli acolhe a ideia e une educação e capoeira em um espaço para todos. A diretora da escola, Rosiene Firme de Almeida, comenta:
“Ao abrir seu espaço para as aulas de capoeira do Balaio Cultural com o Prof. Parede, não estamos apenas oferecendo um lugar físico. Estamos dizendo: ‘Aqui, nós valorizamos e celebramos a cultura brasileira, representada pela capoeira’. A escola se torna um local vibrante de aprendizado, onde a educação se une à cultura e ao esporte, promovendo o desenvolvimento dos estudantes e fortalecendo os laços com a comunidade.”
Confira a programação




