Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura/Literatura
Por: José Salucci – Jornalista
Nesta sexta-feira (01), a partir das 18h30, acontece o lançado do livro “Menina, mostra sua Língua!”, escrito por Magda Tiradentes, professora de Língua Portuguesa e Literatura.
O evento cultural, que faz parte do projeto “Poéticas na VP: confluências artísticas e culturais”, tem sua terceira edição programada na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso – Serra. Entrada gratuita.
Em seu primeiro livro publicado, a Mestra em Letras, com prática na docência desde 2008, comenta o porquê do título do livro.
“Me veio uma menina na minha cabeça conversando, uma menina que tinha curiosidade, e que estava aprendendo as riquezas da língua portuguesa. Eu pensei nesse título: ‘Menina, mostra sua Língua!’. E, também tem o trocadilho, né? Porque algumas pessoas podem pensar que é no sentido de pôr a língua para fora, mas não é. É mostrar a língua portuguesa mesmo, mostrar o que você está aprendendo de rico da língua portuguesa”, narrou.

A obra literária infantil tem 32 páginas, e também traz um QR Code com um material lúdico, de 25 páginas em PDF, com ideias lúdicas para que as famílias deem continuidade à leitura e se unam, de uma forma educativa. O material também pode ser adaptado pelos professores em sala de aula. “Não são exercícios, são brincadeiras. E a ideia da dinâmica, depois da leitura do livro, é para conhecer palavras, memórias, afetos, brincadeiras, tudo o que a família possa fazer junto. É um pós-leitura”, explicou Magda.
Com objetivo de alcançar o público infantil, a escritora e professora elaborou uma literatura que ultrapassasse as regras gramaticais, vai além das palavras. O livro fala de amor, saudade, sentimento, curiosidade, o prazer durante o aprendizado de novos vocabulários e de imaginar seus sentidos.
A personagem do livro, Mariana, mostra que falar português é uma aventura cheia de magia, algo que Magda Tiradentes experimentou em sua infância, enquanto menina estudiosa e curiosa da língua portuguesa, seus primeiros poemas não deixam mentir. Mas a professora conta que outro propósito do livro é mostrar que as pessoas sabem, sim, a língua portuguesa, não é necessário memorizar todas as regras gramaticais para se sentir falante do idioma, por isso, o livro acaba sendo uma oportunidade para que outras faixas etárias descubram novas ‘leituras’ do saber da língua portuguesa.
“Sempre me inquietou o fato de muitas pessoas falarem que não sabem português, mesmo tendo nascido no Brasil. Todo mundo sabe português. Elas podem não saber a norma padrão da língua escrita, mas sabem português. Então, a língua portuguesa é muito mais que um monte de regras gramaticais”, opinou Magda.
Ilustração: “Língua” desenhada
O livro “Menina, mostra sua Língua!” contou com a ilustração de Kamila Weber, que também realizou a diagramação da obra. Ela conta o sentimento de ter participado do primeiro trabalho literário de lançamento da professora Magda Tiradentes.
“Quando a Magda me chamou para ilustrar o livro, eu pensei em uma garota muito curiosa, divertida e criativa. Eu queria que esses sentimentos também passassem para o leitor. Eu criei uma personagem com cores vivas, que pudessem percorrer as páginas do livro. Pensei num cenário mais imaginativo, lúdico, na expansão do pensamento da personagem e suas memórias em cada página. O texto da Magda é maravilhoso! É muito educativo. Foi muito bom trabalhar com ele e com ela também. A produção foi muito divertida, poder dar vida a Mariana e ao texto dela”, contou a ilustradora capixaba, que reside atualmente em Juiz de Fora.

Projeto Poéticas na VP
Em sua terceira edição, o projeto “Poéticas na VP: confluências artísticas e culturais”, é uma iniciativa do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Serra, em parceria com a Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.
“A gente tá super feliz com essa terceira edição do Poéticas, porque é o nosso primeiro lançamento literário. É motivo de satisfação ver o lançamento do livro da Magda, eu a conheço há muito tempo, sei dos escritos dela, da competência dela, como escritora e como cronista. É uma felicidade pra gente poder lançar esse livro que se articula com a nossa proposta de trazer a linguagem artística. O projeto gráfico também é digno de nota. Parabéns a Magda pelo lançamento”, disse Joana Herkenhoff, professora e coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil, em Serra.

Outra figura importante na construção desse trabalho cultural, na Biblioteca de Valparaíso, é Tatiana Rosa, professora e assessora pedagógica da Gerência de Formação Continuada. Ela, que tem participação no “Poéticas na VP” desde a concepção do projeto, junto a Joana Herkenhoff, passando pela parte da idealização, produção, curadoria e realização, também batizou o nome do projeto, e explica a motivação.
“O nome foi para buscar articular múltiplas linguagens artísticas, chamar a atenção para o interesse em apresentar os processos que envolvem a criação artística e mostrar suas confluências. Essas ideias, no plural, é que de algum modo a gente tentou materializar aí com a ideia do ‘Poéticas na VP’. É para territorializar mesmo esse projeto ou movimento cultural. Pensar a partir de Valparaíso e, também, é chamar a atenção para um município que tem poucos espaços artísticos culturais atuantes em funcionamento”, explicou.
O “Poéticas na VP” tem como proposta encontros de periodicidade mensal, propondo uma integração entre linguagens artísticas diversas — como literatura, música, audiovisual e artes visuais. A curadoria do projeto acolhe propostas da comunidade de Valparaíso, de professores, artistas, jornalistas e sociedade em geral —, abrindo espaço para experiências estéticas, diálogos e celebrações culturais em um ambiente voltado à pesquisa, formação, imersão e criação.
O evento conta com apoio da Prefeitura da Serra, por meio das secretarias municipais de Educação, de Inovação, Ciência e Tecnologia e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e da Capes.



