Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura/Literatura
Por: Redação
“A luta pelo cinema: memórias do cineclubismo no Espírito Santo” é o título do livro escrito pelo jornalista Lucas Schuina e publicado pela Editora Cousa. A obra será lançada no próximo sábado (9), às 15 horas, na Praça do Carmo, no Centro de Vitória. Na ocasião, haverá conversa sobre a obra e a história do movimento cineclubista capixaba, seguida de distribuição gratuita da publicação para representantes dos cineclubes presentes e comercialização para outras pessoas interessadas.
A obra traz um relato a aprtir da década de 1950, buscando os primeiros registros conhecidos sobre a prática cineclubista no Espírito Santo, até os dias atuais, incluindo períodos de grandes realizações e expansão das ações pelo estado. O antagonismo aos bons tempos também é exposto na literatura, quando nas páginas se conta as dificuldades em tempo da repressão da ditadura militar, a crise pós-redemocratização, as mudanças de tecnologias e a manutenção das atividades durante a pandemia de Covid-19.
“O cineclubismo teve e continua tendo um papel fundamental no Espírito Santo, tanto na luta por políticas públicas para cultura quanto na formação de quadros para os movimentos sociais em geral. Mesmo assim, muita gente não conhece essa história, e por isso é importante resgatar os fatos mais relevantes de nossa trajetória”, diz Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim.

O jornalista pesquisou sobre cineclubismo em sua dissertação de mestrado em Comunicação e Territorialidades e contou também com apoio de pesquisa realizada por Vitor Taveira e Luana Cabral por meio de projeto da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa).
Depois de um pré-lançamento no 7º Encontro Estadual de Cineclubes, em Vitória, o livro “A luta pelo cinema” será oficialmente lançado dentro da programação do evento Centríssimo, que terá sua primeira edição neste sábado na Praça do Carmo, com presença de: expositores, atrações musicais e gastronomia.
A obra conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e teve apoio da OCCa. Como parte do projeto, a página da entidade no Instagram (@occapixabas) também publica uma série de arquivos que compõem a pesquisa sobre a memória cineclubista, incluindo fotos, atas, cartazes, panfletos e outros materiais.

A versão e-book da obra está disponível gratuitamente na Bio da página: https://www.instagram.com/occapixabas.
Agenda Cultural
Lançamento do livro “A luta pelo cinema: memórias do cineclubismo no Espírito Santo”
– Quando: Sábado, dia 9 de agosto de 2025.
– Horário: 15 horas.
– Onde: Praça do Carmo, Centro de Vitória (ES).
– Valor da obra: R$ 30,00.



