28.51°C Brasília

23 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

CMJ realiza mostra cultural em Planalto Serrano

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Terceiro Setor/Cultura Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato. O Centro Municipal das Juventudes (CMJ) realiza nesta

AFAI realizou inauguração oficial de projeto esportivo para PCDs

Inauguração do projeto social AFAI. / Foto: @borjaillefotos.

O evento aconteceu, ontem (17), à tarde, no Ifes. O projeto oportuniza a prática de esporte para pessoas com deficiência. Vagas estão abertas. / Foto capa: @borjaillefotos.

 

Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Está inaugurado a inclusão e o esporte no projeto social AFAI (Atividades Físicas Adaptadas e Inclusão). A iniciativa do projeto já acontece desde junho deste ano. Na tarde celebrativa de ontem (17), aconteceu a inauguração oficial na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Serra.

Participaram do evento, autoridades políticas do município de Serra; vereador e secretários; conselheiros de políticas públicas; professores do Ifes; representantes da Polícia Militar, do programa Eco Terapia; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serra; alunos da escola pública EMEF Centro de Jacaraípe; alunos do Instituto Pomar (Jardim Limoeiro); os beneficiários do projeto e seus familiares; alunos do Ifes; além de outras autoridades informais na sociedade.

Abrindo o discurso do evento, Regina Pereira de Souza, presidente de honra da AFAI, agradeceu pela oportunidade que amigos e parceiros creditaram a ela, o sonho de realizar inclusão esportiva aos PCDs.

“Quero agradecer a todos que me deram a chance de conseguir oficializar e concretizar esse projeto, principalmente, a nossa madrinha Nancy Ibañez, e o Ifes, ambos abriram espaços para a execução do projeto. São mais de quatro anos que eu e a Gelba estamos batalhando pra que as pessoas acreditassem que era possível oferecer atividade física esportiva pra pessoas com deficiência, porque elas podem muita mais do que a gente imagina. Espero que com esse projeto, a gente possa transformar a vida dessas pessoas. Muito obrigada!”, discursou com alegria.

A presidente de honra da AFAI, Regina Pereira Souza, em discurso de abertura no evento. / Foto: @borjaillefotos.

Dando sequência ao evento, a presidente da AFAI, Gelba Malta Cardoso, corroborou a fala da Regina Pereira. “Hoje estamos iniciando este grande projeto com a parceria de tantas pessoas que acreditaram no nosso trabalho. Eu agradeço a todos!”, disse com sorriso tímido.

Com o reconhecimento do poder público, privado e sociedade civil, a AFAI testifica com seu trabalho, a necessidade de projetos sociais serem solidificados por mãos solidárias e também revestidas de autoridade para aprovarem projetos. Nessa tônica, o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Philipe Lemos (PDT), expressou alegria, consciência política e destacou em seu discurso, a credibilidade que existe em um trabalho conjunto.

“Tô muito honrado de estar aqui hoje nesse ponta pé inicial desse projeto gigante! A gente tá falando aqui de inclusão e respeito. Olhando aqui… a gente percebe que tem iniciativa privada, poder público e sociedade civil. É uma construção que eu valorizo muito. Preciso parabenizar a Regina e a Gelba, e também a Nancy, nossa parceira de Setur; todos os dias ia na minha sala pra contar mais um capítulo do projeto. Também agradecer ao Marcelo Teixeira, que ajuda muito o esporte da Serra. Em nome da gestão do prefeito Sergio Vidigal e da Setur, dizer que estamos à disposição pra contribuir com que o projeto cresça mais e se torne essa referência”, disse o secretário.

À esquerda na foto, a atual presidente da AFAI, Gelba Malta Cardoso, ao seu lado, o secretário municipal da Setur, Philipe Lemos, tendo ao seu lado direito, Regina Pereira, idealizadora da ONG – ALDEeA. / Foto: @borjaillefotos

E pra confirmar os frutos dessas parcerias, nada melhor do que ouvir o depoimento de quem recebe diretamente a inclusão. “Depois que eu comecei a fazer parte do projeto, através dos exercícios físicos, eu melhorei o desempenho nos estudos, não fico tão cansado como antes; o esporte, além de ser uma carreira, é uma qualidade de vida”, disse o beneficiário, cadeirante, Igor Simer, 20, que também é aluno do Ifes do curso Sistema de Informação.

Para toda essa realização vir à tona, o Ifes fechou parceria com a AFAI, e quem explica a aliança entre o instituto e a ong, é o Diretor de Ensino, Wagner Kirmse.  “Quando a AFAI veio conversar conosco, não houve um momento de hesitação. Nós rapidamente entendemos a importância desse projeto; a inclusão das pessoas com deficiência pelo meio do esporte, e sim, abraçamos a causa, disponibilizamos nosso espaço, isso pra nós é sinal de muito orgulho, enquanto instituição federal. Tá na hora da sociedade reconhecer o direito dessas pessoas”, reafirmou.

Dialogando com esse viés educacional, a secretária de Educação de Serra, Luciana Galdino, fez um discurso acolhedor e proeminente ao trabalho da Setur e da AFAI. “Quero parabenizar o Philipe, por meio da Setur conseguir trazer pra nossa rede um projeto de tamanha magnitude, um projeto que fala de direito à educação e direitos sociais, é isso que precisamos em nosso meio. O município de Serra tem os PCDs como público alvo, e esse projeto começa a dialogar e trazer esse público para o protagonismo. Fica aqui nosso reconhecimento, e tenho certeza que têm crianças da nossa rede que serão atendidas por esse projeto. Fica aqui o nosso agradecimento”, destacou.

Simulação de treino dos PCDs durante o evento. / Foto: @borjaillefotos

ALDEeA: inscrições

O projeto social AFAI, é uma realização da Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo, Cultural e Ambiental (ALDEeA). A ONG – é idealizada por Regina Pereira de Souza, em 2005, no Rio de Janeiro. Aqui no município de Serra, a AFAI é pioneira em projeto esportivo para PCDs dessa relevância social.

A AFAI, que é patrocinada pela Master – Shell, está com vagas abertas para PCDs, e oferta as seguintes modalidades: atividades físicas, atletismo paralímpico, futsal adaptado, vôlei sentado e goalball. A participação é gratuita para diferentes faixas etárias. A partir de crianças com seis anos de idade, indo até pessoas com 60 anos de idade. O projeto funciona de terça-feira à sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

E quem está ansioso para poder ingressar em duas vagas, é o Marcos Vinícius Barcellos da Silva, 47. A primeira, é pra fazer parte do time da AFAI. Marcos é atleta de alto rendimento; se prepara para uma outra vaga, participar dos Jogos Paralímpicos, em 2024, na França, na modalidade paratriathlon. Agora, a AFAI pode potencializá-lo nessa caminha. “Me sinto privilegiado. É uma oportunidade que pode mudar a vida de muitas pessoas com deficiência. Sou muito grato pela ALDEeA e a AFAI por essa oportunidade de praticar uma atividade física pra me tornar um grande atleta”, disse o capixaba, que é segundo colocado no ranking nacional na modalidade paratriathlon, categoria PTWC.

No centro da foto, o atleta Marcos Vinícius Barcellos da Silva, 47 tendo em sua companhia, as presidentas da AFAI. / Foto: @borjaillefotos.

Para todo aluno, é necessário um professor. Compondo a equipe da AFAI, o profissionalismo de Márcio Braga, 52, ganha destaque pelo seu trabalho e sua humanidade. “Primeira vez trabalhando com PCDs… Minha experiência é no vôlei… Primeiro recebi o convite da presidente de honra, vi a oportunidade de contribuir. A satisfação é imensa e a gente fica a cada treino com eles… A gente vai se surpreendendo o que eles são capazes de fazer… Conseguem muito mais do que planejamos. A gente só tem a ganhar… Dar qualidade de vida para essas pessoas… Eu tô encantado, muito motivado”, disse o professor de educação física.

Fechando a turma da equipe AFAI, seja de trabalhos internos ou externos, está a Agência Baluarte Cultura, peça chave na seleção do projeto. “A Baluarte é uma empresa parceira da Shell… e a gente faz toda parte de seleção e gestão da carteira de patrocínio incentivados deles. A AFAI foi uma oportunidade de fortalecer a pauta de equidade, diversidade e inclusão, porque a causa de pessoas com deficiência é muito importante pra Shell. Então, a gente identificou essa sinergia, e por isso, juntos, decidimos patrocinar esse projeto, que é tão importante e impacta positivamente a vida de tantas pessoas”, disse a gerente de Conta, Alena Aló.

Simulação de treino dos PCDs durante o evento. / Foto: @borjaillefotos


Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

 

 

 

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

CMJ realiza mostra cultural em Planalto Serrano

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Terceiro Setor/Cultura Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato. O Centro Municipal das Juventudes (CMJ) realiza nesta

Shopping Basket