Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura
Os apaixonados por forró ou até mesmo os que estão com o corpo na inércia, a partir de hoje (31), às 19h30, podem fazer parte do primeiro aulão de Forró pé de serra, principalmente para quem deseja aprender desde o início. As aulas são gratuitas.
A Biblioteca Municipal de Cariacica Madeira de Freitas abre espaço para a dança. E quem dita os passos é o professor Cleiton Gomes, 45. Com o projeto “Vem Comigo Dançar Pé de Serra”, o professor de forró, desde a década de 1990, agora traz para o espaço público, uma iniciativa que agrega uma socialização para pessoas de qualquer faixa etária; Cleiton explica sua motivação.
“O objetivo do projeto é acolher as pessoas através da dança. Seja pra saúde mental, para uma atividade física ou até mesmo que se torne cultural e esportiva ao mesmo tempo”, disse.
O aulão, que acontece uma vez ao mês, na Biblioteca Pública de Cariacica, completou o sétimo mês, e, hoje, será o primeiro evento do ano, aberto às pessoas de todas as idades e moradores de diversas localidades. Para participar basta chegar, lá, e arrumar um par.
Publicidade
Projeto
Cleilton Gomes Filho, 45, que também é jornalista e gestor público, é criador do projeto “Vem Comigo Dançar Pé de Serra”, em 2021. O forrozeiro chegou a frequentar três a quatro eventos de forró no mesmo dia. No interior do estado do Espírito Santo, seus pés já deixaram as marcas do arrasta chinela e em vários festivais importantes.
“Comecei a dar aulas de forró no ano de 1999, quando tomei a decisão de criar e escrever a coluna totalmente voltada para o forró pé de serra, a coluna “Palinha do Forró, no jornal “Correio Popular”, comentou.
Com experiência na área desse estilo musical, o professor cobriu diversos eventos de forró em toda a Grande Vitória. E não para por aí, em 2019, Cleiton Gomes realizou 17 aulões gratuitos: em CRAS, faculdades, escolas estaduais e municipais, em associações de moradores, entre outros lugares.
“Eu quero que as pessoas se apaixonem pelo forró e comecem a dar aulas, que montem um projeto, que deem aula em uma comunidade, que façam um projeto e apresentem em uma Lei de incentivo, porque um dia eu vou parar de aula, não pela idade, mas pela falta de tempo. O objetivo é fazer a cultura permanecer”, argumentou.
/Aulão de forró pé de serra
Quando: quarta-feira (31).
Onde: Biblioteca Pública de Cariacica. Rua Santa Marta, 12, Campo Grande.
Horário: 19h30.
Mais informações: (27) 3354-7135 / (27) 3386-3376.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Publicidade