Cultura
Por: Redação
Atividade mensal que acontece na aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, a Noite Cultural terá uma edição especial em dezembro, celebrando a abertura dos Jogos Tradicionais Indígenas, evento com três dias de atividades. A Noite Cultural acontece na sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 18 horas. Nela, as comunidades participantes dos jogos e as pessoas visitantes poderão assistir a exibições de vídeos, apresentações culturais dos povos Tupinikim e Guarani e shows musicais, além participar de oficinas e adquirir produtos na Feira de Biodiversidade e Artesanato Indígena- esta acompanha os três dias dos Jogos Tradicionais Indígenas, de 19 a 22 de dezembro.
Uma das atrações da Noite Cultural é o espetáculo de dança indígena Kunhataimbaba, comandada pelo Mestre Mizinho, que já circulou por palcos de Vitória e será apresentado pela primeira vez na aldeia com uma estrutura de iluminação própria para teatro e dança.
A programação da noite de sexta-feira também terá exibição de vídeos sobre a temática indígena, oficina de pintura corporal, apresentação cultural de grupos tradicionais e shows musicais ao som dos tambores e casacas com a banda Kaymuan e também com o forró de Garotão do Forró. O local das atividades será o Pátio de Festa da Comunidade de Caieiras Velha, localizado ao lado da Escola de Ensino Fundamental Indígena Caieiras Velha.
Com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG), o projeto Noite Cultural – Reconectando Aldeias foi aprovado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), por meio do edital 05/2024 na linha de Festejos Populares Tradicionais, contando com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura. Conta com apoio do Instituto Cocar e da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV).
Jogos Tradicionais Indígenas
Os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz foram idealizados pelo Instituto Cocar, com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). Com o lema “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”, sua quarta edição acontece nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2025.O evento celebra a força cultural dos povos Tupinikim e Guarani, reunindo práticas esportivas ancestrais, intercâmbios culturais, debates e apresentações artísticas durante três dias de programação.
Haverá Feira de Biodiversidade e Artesanato Indígena, II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas, e disputa em modalidades como zarabatana ao alvo, arco e flecha, arremesso de lança, seta ao alvo, cabo de força, corrida com tora e luta corporal, entre outras atrações. A programação completa está disponível na página www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais.
O evento conta com apoio da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Taba Oiepengatu, Centro Cultural Tupinikim Ka’arondarapé, vereador Vilson Jaguareté, deputada estadual Iriny Lopes, além da Prefeitura Municipal de Aracruz e da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Espírito Santo.
Agenda Cultural
O quê? Noite Cultural – Reconectando Aldeias*
Quando? Sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 18h
Onde? Pátio de Festa da Comunidade de Caieiras Velha – Aldeia Caieiras Velha, Aracruz (ES)
Localização: https://maps.app.goo.gl/snZKZ2Ec2fwsafQk7
*A atividade faz parte dos Jogos Tradicionais Indígenas, cuja programação completa está disponível em: www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais




