Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura
Por: Redação
O público de Vila Velha poderá conferir, neste fim de semana, a última apresentação da turnê nacional da ópera “A Diarista e o Soldado”, montagem da companhia brasiliense que une música, teatro e crítica social com leveza e bom humor. O espetáculo será apresentado no Cineteatro das Artes, sábado (28).
Após circular por cidades como Pirenópolis (GO) e Niterói (RJ), o espetáculo é criado e protagonizado pela soprano Janette Dornellas, a produção tem como proposta democratizar o acesso ao gênero lírico e valorizar o talento dos artistas do Distrito Federal. “Graças ao apoio do FAC/DF, conseguimos levar essa ópera para novos públicos em outras regiões do país, ampliando o alcance da produção e fortalecendo a presença da cultura brasiliense fora do eixo tradicional”, destaca Janette.
Com aproximadamente uma hora de duração e classificação livre, “A Diarista e o Soldado”, peça do século XVIII, apresenta uma comédia inspirada na tradicional comedia dell’arte, com diálogos em português e enredo marcado por disfarces, reviravoltas e situações inusitadas. A trama acompanha os encontros e desencontros de uma diarista e um soldado, personagens que traduzem, com humor e sensibilidade, aspectos cotidianos da sociedade brasileira.
Há 40 anos, a artista Janette Dornellas percorre o Brasil para se apresentar em diversos palcos. Ela comenta o sentimento de poder estar pela primeira vez se apresentando em Vila Velha, ainda mais no Cineteatro das Artes, que foi reinaugurado este ano, sendo mais um importante espaço cultural para o Espírito Santo.
“Eu acho maravilhoso. Eu tenho um centro cultural na minha casa, bem pequeno. É muito difícil administrar um teatro: mão de obra, manutenção e renda. Eu acho que todo teatro é válido. Agora, a gente enfrenta uma dificuldade muito grande, porque enquanto algumas cidades estão tentando fazer teatro, outras estão derrubando teatros. A cultura sempre incomoda de alguma forma”, disse Dornellas.
O elenco conta ainda com a soprano Sophia Dornellas, o baixo Hugo Lemos, o tenor Roger Vieira e o barítono Hermógenes Correia. A direção cênica é assinada por Denis Camargo, a regência é do maestro Edvan Moraes e a trilha sonora original foi composta por Sérgio Campante.
Para Denis Camargo, levar o espetáculo a outros estados é uma experiência enriquecedora. “É sempre emocionante apresentar um trabalho como esse a públicos que ainda não conhecem a companhia. A Diarista e o Soldado é uma obra leve, divertida e tecnicamente sólida. É uma chance para o elenco explorar o lado cômico e conquistar plateias de diferentes perfis”, afirma o diretor.
A entrada é gratuita, mas os ingressos já estão esgotados para a apresentação. Para acessar o teatro, é necessário apresentar o ingresso (digital ou impresso) na entrada e levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições locais.
Nota
Reforçamos que, o público que já havia reservado ingressos para o domingo poderá solicitar inclusão em lista de espera para a sessão de sábado, dia 28, às 19h, ou manifestar interesse em assistir a uma das apresentações voltadas para escolas, na segunda-feira, dia 30, às 10h30 e às 15h.



