Com 1.035 eleitores participantes, a Chapa 1, “Unidos Venceremos”, obteve 760 votos, consolidando a liderança de Sebastião Luiz em uma disputa marcada por alta mobilização. (Foto: Divulgação)
Política Comunitária
Por: José Salucci – Jornalista
A comunidade de Jaburu, em Vitória, vivenciou um marco em sua política comunitária no último domingo (26). Com a participação de 1.035 eleitores, a eleição para a Associação de Moradores foi considerada a maior da história do bairro em termos de engajamento, resultando na reeleição de Sebastião Luiz, o Tião do Jaburu, para seu quinto mandato.
A votação, que ocorreu no Nisp (Núcleo de Integração Social e Cultural), no bairro Gurigica/Jaburu, foi marcada por intensa mobilização. O resultado do pleito foi apurado no início da noite, por volta das 18h, confirmando a vitória da “Chapa 1 – Unidos Venceremos”, encabeçada por Tião e pelo vice Sérgio Pedrosa, com 760 votos. A chapa adversária obteve 275 votos.
Mais do que o número de chapas concorrentes, o que definiu o pleito como histórico foi o envolvimento dos moradores, que militaram ativamente por suas preferências e compareceram em massa.
Uma trajetória de cinco mandatos
Tião do Jaburu, como é popularmente conhecido, consolida-se como uma das principais lideranças comunitárias da capital. Sua trajetória na associação começou em 2003, como diretor de Patrimônio. Posteriormente, assumiu a vice-presidência, em seguida, trilhou um caminho de quatro mandatos como líder comunitário e, agora, é reeleito para o quinto mandato presidencial, com duração de quatro anos, estendendo-se até 2029.
“Foi um momento histórico da nossa comunidade de Jaburu. Os moradores entenderam que time que está ganhando não se mexe”, avaliou o presidente reeleito.
Tião relembrou sua trajetória de vitórias anteriores: “Eu passei por quatro eleições onde disputei em chapa única. Agora, nessa última eleição, por questões políticas, foram montadas chapas para tentar tirar a associação do meu poder. Porém, através das minhas articulações políticas, consegui vencê-los”.

Balanço e projetos para o futuro
O líder comunitário destacou as pautas desenvolvidas em mandatos anteriores como plataforma para a reeleição. “Como liderança atual, conquistamos vários benefícios para essa comunidade: o CMEI em tempo integral, o Endereço Cidadão e a numeração de casas, melhorias habitacionais, reconstrução de casas, a construção da primeira quadra poliesportiva de Jaburu e também uma praça anexa”, pontuou.
Tião também mencionou obras de infraestrutura, como muros de contenção, e o trabalho focado na “melhoria da autoestima dos moradores, no sentindo de pertencimento à comunidade”.
Para o futuro, o presidente aponta o setor de urbanização como prioridade. “Queremos continuar com a Rua Maria da Paixão Santos, porque a rua atual é um ‘bate e volta’. Com a continuidade dessa via, vai melhorar a fluidez do trânsito na região, ligando Jaburu até o bairro Horto”, completou.
Outras pautas centrais para a nova gestão são a projeção habitacional e o saneamento básico, “para que as pessoas possam ter mais dignidade”. Tião do Jaburu também reforçou o envolvimento com projetos sociais que, segundo ele, têm a capacidade de “salvar vidas das nossas crianças e… juventudes, para que eles possam interagir através do futebol, arte, cultura e lazer”.
“Exemplo de mobilização para Vitória”
Cosme Santos de Jesus, que atuou como tesoureiro e nos planos estratégico e de comunicação da Chapa 1, classificou a eleição como um divisor de águas para a política comunitária da capital.
“Essa eleição serve de exemplo para a cidade de Vitória como um todo. Eu nunca vi uma eleição onde os moradores se mobilizaram tanto. Essa eleição foi exemplo de mobilização, participação e sentimento de comunidade”, destacou Cosme.
Para executar as novas propostas, o presidente reeleito afirmou que a estratégia será baseada na escuta ativa. “A Associação de Moradores, através da minha presidência, quer ouvir os moradores. Colocaremos algumas caixinhas de sugestões em pontos específicos da comunidade […]. Também [faremos] reuniões em espaços públicos para que as pessoas possam interagir junto com a gente”, constatou.
Em seu discurso de vitória, Tião reforçou o compromisso com o bairro. “Quero continuar lutando, conforme já fiz desde 2003. Não deixarei de lutar por essa comunidade para resolver a problemática diária, seja vazamento de água, falta de energia ou vazamento de esgoto. Lutarei sempre por todos”, afirmou.
“Não me curvarei de lutar por todos os moradores. Estou feliz por ter recebido esse novo mandato e quero honrar a comunidade”, finalizou o presidente reeleito.



