Um caminho sempre revela outros caminhos

(Imagem: Gemini - IA)
Coluna Letrados
Por: Sueli Valiato – Professora de Língua Portuguesa

Caríssimo (a) leitor (a), nunca sabemos ao certo, em qual momento de nossa caminhada,  que precisaremos construir, desconstruir e/ou reconstruir algo. Mas, é certo que cada desafio é um convite a pararmos para ver, analisar, refletir, decidir e realizar o que precisa ser feito. É sinal de que algo precisa mudar. Às vezes, é o jeito de olhar, método de analisar, o padrão de decisão, a forma de agir… Na caminhada de nossa existência, é imprescindível saber aonde queremos chegar… O caminho se faz ao caminhar, mas é preciso ter coragem…

Nenhuma caminhada é em vão, mesmo que essa não nos tenha levado ao destino almejado. O ato de caminhar, em busca do que almejamos e merecemos, é revolucionário! Oportuniza-nos conhecer o tamanho da nossa força, a nossa resistência, a nossa coragem.

O maior desafio é dar o primeiro passo… Aventurarmos num caminho desconhecido, cair, se ferir, levantar e continuar a nossa caminhada. Pois é na caminhada que descobrimos os segredos dos caminhos… Quanto mais se caminha, mais longe se vai. E quem conhece os melhores caminhos, é quem mais caminha.

Quando sabemos o que queremos e somos capazes de dar o primeiro passo, teremos a condição de dar quantos passos forem necessários rumo ao destino almejado, com certeza que valerá a pena e muita fé na caminhada, desafiando o medo em cada passo. Pois, o que paralisa a caminhada não é o fim do caminho… é o medo de caminhar…

É o medo de caminhar, do que defrontaremos ao longo do caminho, que nos priva de descobertas importantes a nossa evolução e realização pessoal.  O medo de caminhar prende as nossas pernas nos impedindo de andar, correr, saltar rumo ao que almejamos.

O medo de caminhar nos limita a um único lugar, às vezes, a um único caminho, levando-nos a acreditar que não há caminhos, tampouco novas possibilidades de caminhar para conquistar o que sonhamos… Então, os sonhos mofam e o sol se põe no  ocaso da vida.

*O texto é de livre pensamento da colunista*
Sueli Valiato – *Reside em Jaguaré *Graduada em Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela UFES; *Pós-graduada em Educação do Campo pela FANORTE; professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, no CEFFA de Japira, em Jaguaré-ES, integrante da Coordenação Geral e da Coordenação de Plano de Curso da RACEFFAES. / Foto: Divulgação.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *