Vitória Down: referência capixaba consolida liderança nacional no Terceiro Setor

Eleita a melhor ONG do Espírito Santo e listada entre as 100 melhores do Brasil, além de participação histórica na ONU, a associação projeta 2026 com expansão de projetos. (Foto: Yuri Braian)
Terceiro Setor
Por: José Salucci – Jornalista

A Vitória Down abre caminho para que o ecossistema social do Espírito Santo seja visto como um polo de excelência em transparência e impacto. Com o título de melhor Organização da Sociedade Civil (OSC) do estado e referência nacional no Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil em 2025, a entidade consolidou-se como uma liderança inspiradora em solo capixaba e território nacional.

O Prêmio 100 Melhores ONGs avalia critérios rigorosos como transparência, impacto social e excelência na gestão. Para 2026, a Vitória Down, colhendo os frutos dessas conquistas, projeta atuar com ainda mais protagonismo no cenário da responsabilidade social.

Da esquerda para a direita: Lisley Sophia, presidente da Vitória Down; Renato Sophia, diretor Instituicional e Bianca Marques, gestora de Captação e Seleção, na cerimônia de entrega do prêmio, em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Trajetória

Fundada em 1998, a Vitória Down viveu um marco em 2025 ao inscrever-se, pela primeira vez, em premiações nacionais. O destaque atesta o trabalho realizado no último ano, quando a associação atendeu diretamente 340 beneficiários e alcançou cerca de mil pessoas indiretamente por meio do suporte familiar.

A presidente da Vitória Down, Lisley Sophia, destaca o equilíbrio entre o acolhimento humano e o rigor técnico exigido pelo mercado. “Acredito que o acolhimento humano é a essência da associação. Atuamos com pessoas com deficiência e suas famílias, unindo escuta e sensibilidade a uma gestão profissional que garante continuidade e qualidade. O reconhecimento dos prêmios reforça que dedicação, planejamento e transparência fortalecem nosso trabalho”, pontuou.

Nesse cenário de compromisso, a presidente direciona conselhos às demais OSCs capixabas. “Às organizações, deixo o conselho de investirem cada vez mais na profissionalização da gestão. Processos bem estruturados não afastam a missão; eles a fortalecem e permitem que o propósito alcance mais pessoas”, recomendou.

Trabalho: passado e presente

A entrega do prêmio ocorreu em 12 de dezembro de 2025, em São Paulo. A Vitória Down foi eleita a melhor ONG do Espírito Santo, coroando um ciclo de avaliações iniciado em abril, que passou por três etapas classificatórias.

Para 2026, a entidade informou que manterá a gestão ética e transparente, fortalecendo continuamente seus processos internos e práticas de governança. Atualmente, a associação prepara a execução de quatro novos projetos aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIEC), ampliando o alcance de suas ações nas áreas de assistência social, educação, saúde e cultura.

Impacto institucional e parcerias

Com a conquista do selo, surge o questionamento: até que ponto o status de estar entre as melhores do Brasil efetiva parcerias e patrocínios? Para Lisley, o selo traz confiança imediata. “Acredito que o selo de Melhor ONG do ES traz confiança e credibilidade para todas as empresas apoiadoras da Vitória Down”, afirma.

Segundo a presidente, o reconhecimento demonstra que a gestão é eficiente e os resultados consistentes, facilitando o diálogo com os setores público e privado. “O selo mostra que a organização realiza um trabalho sério, transparente e com impacto real na inclusão de pessoas com síndrome de Down e no apoio às famílias”, completa.

Renato Sophia, usuário e diretor Institucional, ressalta como essas conquistas fortalecem a voz da instituição em espaços de decisão. “Para mim, como diretor institucional da Vitória Down e estando na instituição desde que ela nasceu, esse prêmio é muito importante. Ele mostra que o nosso trabalho é reconhecido e que a Vitória Down é respeitada”, expressou.

Reconhecimento

A gestora de captação e seleção, Bianca Marques, aponta os bastidores da conquista. “No processo do Prêmio Melhores ONGs, o maior desafio técnico foi consolidar e qualificar evidências que a organização já possuía, garantindo que fossem apresentadas de forma estratégica, clara e alinhada aos critérios rigorosos do prêmio”, explicou.

No campo pessoal, Lisley Sophia sente o dever cumprido. “Esse reconhecimento nacional representa todas as vozes que passaram e que fazem parte da história da Vitória Down”. Somado aos prêmios, 2025 marcou a primeira vez que a instituição representou o Brasil na ONU, no Dia Internacional da Síndrome de Down. “Essa participação internacional reforça que nossa atuação não só transforma vidas localmente, mas também é referência nacional e global”, disse a presidente.

Renato Sophia também celebrou a conquista em São Paulo. “Para mim foi uma surpresa muito grande, porque a gente sonhava com esse prêmio. Representar toda a equipe e meus amigos foi muito emocionante. Esse prêmio é de todo mundo da Vitória Down”, concluiu.

Para Bianca Marques, o selo é um motivador para seguir inovando. Ela define o “divisor de águas” para o sucesso: “Realizamos um trabalho estruturado de produção e compilação de informações de transparência, planejamento estratégico e estratégias de comunicação institucional”, finalizou.

Publicidade

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *