Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Coluna Letrados/Leitura
Por: Magda Simone / professora de Língua Portuguesa
Uma pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira de Livros (CBL), em 2023, apontou que apenas 16% das pessoas acima de 18 anos haviam comprado livros, num prazo de 12 meses. Elas acham importante a leitura, mas não compram livros devido ao preço, ausência de lojas físicas (são poucas as que insistem em funcionar) e falta de tempo. Em contrapartida, o site Os Melhores Livros (OML) conduziu outra pesquisa, na qual 31% dos entrevistados demonstraram desejo de ler mais de 20 livros por ano. Resta uma esperança!
E apoiada nessa esperança, venho propor que falemos de leitura, por meio de resenhas de alguns livros que li. Para isso, alio-me a este jornal, que além de ser importante meio de informações também aposta na literatura como forma de manifestar a cultura.
Todos os livros que li em minha vida (e não foram poucos) deixaram alguma marca. Mesmo aqueles de que não gostei trouxeram sensações, valeram pelo ato da leitura. Muitos deixaram marcas tão fortes que nunca mais os esqueci: O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro, toda a série de Dan Brown…
E para disseminar o gosto pela leitura, escreverei resenhas poéticas, que não têm o objetivo de dar spoiler, mas sim de provocar você, leitor, para aquilo que pode encontrar nas páginas de um livro.
Mário de Andrade, nosso célebre escritor modernista, disse uma vez que “conto é tudo o que o autor chama de conto”. Acredito que essa frase tenha sido dita para subverter a ordem imposta de que os textos precisam de ser classificados, pois ao escritor só importa que seus textos sejam lidos (e, com sorte, apreciados). Concordo com ele e, por isso, sinto-me no direito de também subverter a classificação imposta pelo mercado editorial e escreverei Resenhas Poéticas em vez de Resenhas Críticas.
Como autora, sei que publicar um livro não é fácil. Grosso modo, passa pelo processo da escrita (na maioria das vezes árduo), pela releitura, revisão, edição, diagramação… Ufa! Depois de pensar que o autor passou por todas essas etapas para oferecer sua obra ao público, não me sinto no direito de criticar.
Trarei uma série de resenhas poéticas, para compartilhar minhas impressões sobre alguns livros que li. E já que a ideia é desconstruir, não pretendo levar em consideração o que outras pessoas ou críticos acharam da obra. Como se trata de uma resenha poética, sinto-me livre para gostar e falar sobre, sem me prender à opinião dos outros. Mas também não quero impor a minha. Quero apenas que você também leia, se não o livro que eu li, outros vários que você tenha a oportunidade de ter em suas mãos.
A cada mês, começando em outubro, vou postar uma resenha na coluna Letrados, iniciando a série “Vamos falar de leitura?”. Espero que goste e que a leitura te inspire, despertando em você o desejo de ler 20 livros por ano (ou mais).
*O texto é de livre pensamento da colunista*
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39