28.51°C Brasília

25 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Carnaval de João Neiva: futebol e bloco carnavalesco unem os foliões

(Imagem: Divulgação).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Cultura

Carnaval e futebol formam um bloco perfeito quando o assunto é a 2ª edição do Carnaval de João Neiva.

Acontece amanhã (03), a segunda etapa da folia, que deu início no último sábado. Na ocasião atual, os foliões poderão se divertir a partir das 15 horas, com abertura do ‘Bloco Fraldinhas do Real’ – concentração na Praça do Triângulo.

A folia continua tomando conta da cidade com o tradicional bloco carnavalesco, “As Virgens do Real”, e de quebra, o festejo conta com o show da Banda Auê. A festividade é totalmente gratuita e conta com ação da Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc). Confira toda a programação do evento no final da matéria.

Com história, tradição e espírito familiar, o bloco carnavalesco “As Virgens do Real”, fundado há 26 anos, pelo time de futebol o “Real”, equipe amadora, pertencente ao município de João Neiva, abre alas para os foliões, para os curiosos e até para os tímidos, aqueles, que gostam de levantar os dois dedinhos indicadores e balançar o corpo em câmera lenta.

 “Depois que as virgens vão pra passarela ninguém sabe se são eles, ninguém sabe se são elas”.  Trecho do Hino do bloco “As Virgens do Real”/ Foto; Divulgação.

Segundo Hélio Campagnaro, 70, conhecido como Helinho, o segundo integrante mais antigo em idade no bloco, destaca as principais personalidades fundadoras das Virgens do Real:  Saulo Sarcinelli; seu pai João Sarcinelli, 71, inclusive, é primo de Helinho; e a família Torres, da Três Torres Cervejaria; dentre outros jovens.

“Tudo começou como uma brincadeira. Hoje, o bloco evoluiu de tal forma, que se tornou um evento cultural mais importante da cidade, onde se reuni o maior número de pessoas, entre adolescentes, jovens, adultos, crianças e familiares. No carnaval do ano passo, cerca de 4 mil pessoas participaram do bloco”, disse Helinho, que é ex-jogador de futebol – Associação Atlética Ferroviária de João Neiva.

No bloco da saudade, Helinho narra que entre umas e outras, após uma ‘pelada’ do Real, os amigos fundaram o bloco de carnaval. Curiosidades que unem futebol e essa festa de fantasias, Helinho desfilou como centroavante do A.A.F, sendo campeão Capixaba em 1974.

Na ocasião, o time, que representava a cidade de João Neiva, foi o primeiro clube do interior do Espírito Santo a conquistar o Capixabão. Nessa edição, Helinho foi artilheiro do campeonato com 14 gols marcados e tirou 10 na Comissão de Frente.

É nesse espírito histórico e tradicional, que o carnaval de João Neiva empreende a cultura, história e tradição de seu povo. O secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc), João Augusto Selvatici Sarcinelli, comenta.

“Como secretário, minha expectativa para esta segunda edição é aprofundar esse espírito de harmonia, promovendo um ambiente acolhedor que favoreça a reunião de familiares e amigos, consolidando o Carnaval como uma festa marcada pela alegria, união e boas lembranças”, disse.

Outro personagem importante entre as figuras do carnaval de João Neiva, é o João Benedito Sarcinelli, 71, o mais velho da turma. Ele conta mais uma parte de como surgiu o bloco. “Eu tava em casa, Helinho me ligou e disse: “Os meninos do time do Real sugeriram para fazer um bloco de carnaval”, inclusive, foi o Fabrício Torres. E aí, ele me perguntou se eu topava sair no bloco. Eu topei e saímos. Estamos aí até hoje. Tem uns 25 anos essa brincadeira. Eu gosto de carnaval de bloco de rua.”, disse o aposentado em contabilidade.

              “O sonho das Virgens do Real é desfilar em João Neiva”. Trecho do Hino do bloco “As Virgens do Real”/ Foto: Divulgação.

Carnaval capixaba

Comemorado uma semana antes do carnaval oficial de Vitória, o secretário da Semuc, João Augusto Sarcinelli comenta a efetividade que a folia de João Neiva proporciona como desenvolvimento econômico para a cidade.

“Este ano teremos a reafirmação da data e o motivo dela que “o carnaval capixaba começa aqui” pois o carnaval do município de João Neiva é duas semanas antes do oficial, e uma semana antes do carnaval de Vitória. E como Vitória leva consigo o tema “o carnaval do Brasil começa aqui”, o nosso, sendo uma semana antes, começamos os festejos capixaba desta data importante pra economia e cultura nacional”, reiterou.

Música do bloco “As Virgens do Real”

O sonho das Virgens do Real é desfilar em João Neiva.

O sonho das Virgens do Real é desfilar em João Neiva.

Mandaram comprar em Vitória uma peça de lamê

pra fazer as fantasias bordadas com paetê.

Depois que as virgens vão pra passarela

ninguém sabe se são eles, ninguém sabe se são elas.

Veja programação Carnaval João Neiva

03/01
* 15 horas – Bloco Fraldinhas do Real – concentração na Praça do Triângulo.
* Resultado do Concurso de Melhor Fantasia Carnavalesca 2024.
* Início do Bloco Virgens do Real.
* Show com Banda Parentes do Samba.
* Show com Banda Auê.
* Turma dos Vira Latas – Se encontra às 15 H, em frente ao Centro Cultural Eliezer Pereira Ramos.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Publicidade

Parceiro do Jornal Merkato: Bar tradicional do Mauro Pé de Galinha, em Valparaíso, Serra. Marca registrada do bar: petiscos, comida de boteco, cerveja gelada, karaokê famoso.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Shopping Basket