28.51°C Brasília

25 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Cortada do Mastro abre a tradicional “Festa de Benedito”, em Serra Sede, neste domingo (10)

(Foto: Edson Reis).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Neste domingo (10), começa a tradicional “Festa de São Benedito”, com a Cortada do Mastro, primeira etapa dos festejos, em Serra Sede. A festa começará às 17 horas, quando o Congo Folclórico São Benedito (o mais antigo) sai do bairro São Domingos em direção à Igreja Matriz (Nossa Senhora da Conceição) para pedir permissão aos padroeiros, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, para darem início aos festejos. Centenas de serranos participam do evento em homenagem ao santo negro.

Depois de pedir licença, o Congo retorna ao bairro São Domingos para buscar o mastro de São Benedito, representado por um tronco de madeira, que é arrastado por três juntas de bois enfeitadas com flores flamboyant.

Um grande cortejo sai do bairro São Domingos, às 18 horas, em direção ao Centro de Serra. Participam do evento cultural religioso bandas de congo de Serra: Banda Estrela dos Artistas, juntas de bois, cavaleiros e amazonas, festeiros e devotos de São Benedito, que juntos percorrem as principais ruas de Serra Sede.

“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. É lindo de se ver! Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, explica o presidente da ABC/ Serra, Lucas Barbosa.

Tradição

A festa de São Benedito, no município de Serra, é uma solenidade festiva de relevância cultural no estado do Espírito Santo, em homenagem ao Santo Negro, que neste 2023 completa 178 anos de fé e tradição.  A celebração ainda conta com a Puxada do Navio, Puxada e Fincada do Mastro, nos dias 25 e 26 de dezembro, e a Derrubada do Mastro, no domingo de Páscoa, em 2024.

E por falar em tradição, o vice-presidente da ABC/ Serra, Ramiro Machado, 34, que também é integrante da Banda de Congo São Benedito da Serra, desde sua infância, quando participava como Mestre de Congo Mirim, explica a tradição que há pela festa e o amor em promover a cultura do congo capixaba.

“Sou integrante da banda de congo, toco casaca. Sempre tive envolvimento com atividades do congo levando a tradição e ajudando na cultura da Serra, isso vem de família. Participei de eventos culturais pelo município de Serra e em outros estados do Brasil pela banda de congo”, comentou o publicitário, morador de Valparaíso.

Participam do cortejo o Congo Folclórico São Benedito, Banda de Congo Santo Expedito, Banda de Congo Konshaça, Banda de Congo São Benedito de Santiago, Banda de Congo São Benedito de Campinho da Serra II e Banda de Congo São Benedito e N. S. do Rosário de Pitanga.

Realização

A Festa de São Benedito é realizada pela Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal de Serra e Ministério da Cultura – Governo Federal e tem como patrocinadores o Instituto Cultural Vale e Banestes.

Texto: Assessoria de Comunicação da ABC Serra, revisado pelo Jornal Merkato.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

 

Parceiro do Jornal Merkato: Bar tradicional, em Valparaíso, Serra. Marca registrada do bar: comida de boteco, cerveja gelada e karaokê famoso.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Shopping Basket