28.51°C Brasília

22 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Editora Cousa lança coletânea de poemas em Vitória

Elisa Lucinda, Viviane Mosé e Caê Guimarães estão entre os escritores com poemas no livro “Amor e outros objetos pulsantes”, a ser lançado no próximo sábado. / (Imagem: Divulgação).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


O livro é um empreendimento cultural, tanto àqueles que o comercializam, tanto àqueles que apreciam uma leitura. “Amor e outros objetos pulsantes” é o nome da obra que reuni uma coletânea de grandes poetas do Espírito Santo e de outros lugares do Brasil.

A Editora Cousa lança o livro no próximo sábado (02/09), às 18 horas, no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória.

Na ocasião, bate-papo sobre o livro, sarau com autores e microfone aberto integram as atividades da noite literária. Em especial, acontecerá uma homenagem ao escritor Rogério Leone, autor de poemas do livro, que faleceu recentemente, antes da publicação da obra.

Além dele, fazem parte da coletânea, organizada por Fran Bernardes e Helder Gomes, nomes como o poeta Waldo Motta, Elisa Lucinda, Viviane Mosé, Caê Guimarães e Mauro Iasi. Os próprios organizadores também possuem versos na obra, assim como Wilson Coêlho, Fernando Gasparini, Luiza Lubiana, André Prando, Ériton Berçaco, Ivny Matos, Juliano Rabujah, Victor Neves e Carlos Papel.

A capixaba Elisa Lucianda é atriz e escritora. / Foto: Divulgação.

E voltando a falar dos organizadores dessa obra poética, Fran Bernardes conta que a proposta do livro surgiu, inicialmente, para incluir poemas de escritores capixabas, porém a organizadora ampliou o acervo de poetas de outras regiões do país.

“Os textos falam de todos os tipos de amores. Sobre o que faz pulsar a vida de forma geral e como objetos pulsantes vão se entrelaçando e fazendo parte de uma mesma cadência. Não estamos falando só do amor romântico, mas do amor como força pulsante que nos leva a algum lugar”, explica a organizadora. O próprio contexto político brasileiro dos últimos anos se faz presente em alguns poemas.

A maior parte das obras contidas em “Amor e outros objetos pulsantes” são inéditas, com exceção dos textos de Elisa Lucinda, Viviane Mosé, Waldo Motta e André Prando. Este último, tendo incluído versos compostos, inicialmente, para canções. A maioria dos autores enviou uma série de poesias inéditas, cabendo aos organizadores selecionar duas delas para entrar no livro, de acordo com a proposta de composição da obra.

A capixaba Viviane Mosé é poeta, psicanalista e Dra. em Filosofia. / Foto: Divulgação.

Lançamento

No dia do lançamento do livro, no Centro de Vitória, os organizadores contarão um pouco sobre o processo de seleção e construção para chegar ao resultado final de “Amor e outros objetos pulsantes”. Os autores presentes recitarão poesias contidas na obra, que estará à venda no local.

Outro momento importante será a homenagem a Rogério Leone, que faleceu no final de julho deste ano. “Tivemos a tristeza de perdê-lo recentemente, era uma pessoa muito querida e muito presente na cena literária capixaba”, lamenta Fran Bernardes.

Ele havia lançado seu primeiro livro, “Era um balcão de bar de fórmica vermelha”, em maio de 2023, pela própria Cousa. Para prestar as homenagens, Juliano Rabujah, autor da coletânea e, também cantor e compositor, musicou poemas de Leone, que serão apresentados junto às demais homenagens ao poeta.

O lançamento ainda terá um momento de microfone aberto para outras manifestações culturais dos presentes como poesias, músicas, danças e outras.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Agenda: Lançamento do livro “Amor e outros objetos pulsantes”.
Data: Sábado, 2 de setembro, das 18h às 21h.
Local: Centro Cultural Triplex Vermelho – Rua Sete de Setembro, 20, Praça Costa Pereira, Centro Histórico de Vitória (ES).
Valor do livro: R$ 40 (à venda durante o evento).
Site da editora: www.editoracousa.com.br

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Shopping Basket