28.51°C Brasília

27 de julho de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses dois valores você

Empreendedorismo Circular

(Imagem: Divulgação).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3


Por Prof. Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES e Consultor Independente.

O empreendedorismo circular é um conceito que visa transformar a forma como os negócios são estruturados e operados, colocando foco na sustentabilidade e na minimização do desperdício. Baseado em princípios como circularidade, regeneração e colaboração, esse modelo de empreendedorismo busca criar soluções inovadoras que gerem benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Definição de Empreendedorismo Circular

O empreendedorismo circular é uma abordagem que se baseia em fechar ciclos, onde resíduos se tornam recursos, e produtos são projetados para serem reutilizados ou reciclados. Nesse modelo, o objetivo é eliminar o conceito de lixo, criando uma economia regenerativa e sustentável.

Princípios do Empreendedorismo Circular
  1. Circularidade

Reinventar processos e produtos para que sejam parte de um ciclo contínuo, eliminando o conceito de fim de vida útil.

  1. Regeneração

Restaurar e regenerar recursos naturais, buscando uma relação simbiótica entre a natureza e a economia.

  1. Colaboração

Promover parcerias e ações conjuntas entre empresas, governos e sociedade civil para impulsionar a transição para um modelo circular.

Modelos de Negócios Circulares
  1. Cadeia de Valor Circular

Reaproveitamento de resíduos e subprodutos na própria empresa, criando um ciclo de produção mais eficiente.

  1. Produto como Serviço

Oferecer aos clientes o acesso aos produtos sem que eles precisem adquiri-los, incentivando a reutilização e diminuindo a produção de resíduos.

  1. Circularidade de Materiais

Utilizar materiais reciclados ou biodegradáveis em seus produtos, reduzindo a dependência de recursos naturais limitados.

Empreendedorismo Circular

Desafios

Desenvolver cadeias de suprimentos circulares eficientes e confiáveis. Mudar a mentalidade de consumidores acostumados ao modelo linear.

Benefícios

Redução de custos operacionais e desperdício. Geração de novas oportunidades de negócios e diferenciação no mercado.

Exemplos de empresas que praticam o Empreendedorismo Circular

Empresas como Patagonia, Interface e Loop têm se destacado por adotar práticas e estratégias de   negócios circulares. Elas repensaram suas cadeias de produção, incorporaram materiais reciclados em seus produtos e promoveram a reutilização de seus produtos, estabelecendo-se como líderes em sustentabilidade e inovação.

O papel do governo e da sociedade no Empreendedorismo Circular
Governo

 

Sociedade
Regulamentar e incentivar políticas e práticas circulares. Promover a conscientização sobre a importância da economia circular.

 

Investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

 

Exigir e apoiar a adoção de práticas circulares por empresas e governos.

 

Perspectivas futuras 
  1. Inovação em Produtos Sustentáveis

A demanda por produtos sustentáveis continuará a crescer, impulsionando ainda mais a inovação no campo do empreendedorismo circular.

  1. Avanços Tecnológicos

Novas tecnologias surgirão, permitindo o desenvolvimento de processos mais eficientes e sustentáveis.

  1. Colaboração Global

O empreendedorismo circular ganhará ainda mais força à medida que diferentes atores trabalharem juntos para enfrentar os desafios locais e globais.

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-3

Samuel J. Messias*Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.                                                                                                                                                                                                                                                                     

Parceiro do Jornal Merkato: Bar tradicional do Mauro Pé de Galinha, em Valparaíso, Serra. Marca registrada do bar: petiscos, comida de boteco, cerveja gelada, karaokê famoso.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Ela Conecta”: conhecimento e ambientação

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Empreendedorismo/Networking Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato Conhecimento ou ambiente? Qual desses dois valores você

Shopping Basket