28.51°C Brasília

24 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Novo site divulga patrimônio material e imaterial do Espírito Santo

Milhares de arquivos como textos, fotos e vídeos estão presentes no portal Patrimônio Capixaba. / Foto: Divulgação.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Um espaço de referência online para quem quer conhecer e se aprofundar sobre o patrimônio material e imaterial, os sítios históricos e as manifestações culturais do Espírito Santo.

O portal Patrimônio Capixaba foi ao ar no dia 26 de setembro, de 2023. Com apenas dois meses de vida cultural, os acessos tem sido frequentes. Estão disponibilizados quase mil imagens, mais de 300 vídeos, 350 textos e outros materiais que podem ser usados em salas de aula, pesquisas e outros usos pelas pessoas interessadas nos temas. Todo conteúdo pode ser acessado em: https://www.patrimoniocapixaba.com/

A capoeira é um patrimônio cultural e imaterial brasileiro. / Foto: Thais Helena Leite.

“O portal é destinado principalmente para que professores de diversas disciplinas tenham material para preparação de aulas concentrados num só lugar. E claro que tudo isso também será útil para qualquer pessoa que goste de estudar o patrimônio”, diz a coordenadora do projeto Thais Helena Leite, que é escritora, pesquisadora, professora e uma das principais referências sobre História do Espírito Santo.

“Ali estão disponíveis diversos materiais com as devidas referências. São textos acadêmicos, artigos científicos, teses e dissertações, produtos culturais, além de imagens referenciadas, vídeos que podem ser usados nas escolas. documentos em PowerPoint preparados para aulas e uma lista completa de todos os patrimônios registrados em nossa pesquisa, que busca ser o mais abrangente possível”, disse Thais.

Panelas de barro capixaba, uma herança cultural de indígenas e afrodescendentes. Foto: Thais Helena Leite.

O portal é fruto do trabalho de um ano com participação de equipe multidisciplinar, tendo além da historiadora Thais Helena, a geógrafa Ediane Paganini, a socióloga Alessandra Barros, o pesquisador Reginaldo Moreira e a profissional multimídia Luna Arruda, que juntos contribuíram com a pesquisa, criação e montagem do projeto, que contou com apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).

Para alcançar o maior número possível de professores e educadores das redes pública e privada de ensino, o portal Patrimônio Capixaba também conta com apoio do Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES), que contribui com a divulgação e mobilização de suas redes em torno da proposta.

Os usuários do portal Patrimônio Capixaba ainda poderão interagir com o conteúdo e dialogar entre si por meio de fóruns, por meio dos quais haverá trocas de informações e sugestões para enriquecer ainda mais o site.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Shopping Basket