28.51°C Brasília

21 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

O Festival de Cultura “POCAR” vai agitar Conceição da Barra, a partir de amanhã (27)

Festival de Cultura POCAR de 2022. / Foto: Íiris Zanetti

De 27 a 30 de julho, o “Pocar” reúne mais de 30 atrações gratuitas em Conceição da Barra,  com programação gratuita reunindo artistas locais e nacionais de diversas linguagens artísticas. / (Foto capa: Íris Zanetti). 

Um empreendedorismo cultural consolidado no cenário das diversas linguagens da arte do Espírito Santo, o “POCAR Festival de Cultura” caminha para sua décima edição e uma década de vida. Durante quatro dias, entre 27 e 30 de julho, ruas, praças e praias de Conceição da Barra, no litoral Norte do Espírito Santo, serão tomadas por arte e cultura, somando mais de 30 atrações totalmente gratuitas com música, teatro, circo, cinema, literatura, artes plásticas e outras linguagens.

Um dos objetivos centrais do POCAR é promover encontros artísticos. Neste ano, um dos convidados ilustres é Mateus Aleluia, ícone da música afro-brasileira que fez parte do histórico grupo “Os Tincoãs” e também construiu uma elogiada carreira solo. Aos 79 anos, ele sobe ao palco junto com a Orquestra Jovem Capixaba e o músico Luccas Martins, num verdadeiro diálogo entre gerações.

O artista Mateus Aleluia se apresenta no sábado (29). / Foto: Tenille Bezerra.

O show  da “Orquestra Jovem Capixaba”, e convidados: Luccas Martins e Mateus Aleluia, acontece no sábado (29), às 21h30. / Foto: Jaqueline Santos Vieira.

Outro encontro esperado é o da banda capixaba Jahzz, que fusiona reggae e jazz, com o vocalista Fauzi Beydoun, líder da Tribo de Jah, uma das bandas mais importantes do reggae nacional.  O São Trio, de Vitória, receberá Eloá Puri, cantora da região do Caparaó.

Banda Jahzz. / Foto: Gilberto Moulin.

Além disso, valorizar as manifestações culturais de Conceição da Barra, município que tem o título de Capital Estadual da Diversidade Folclórica, é uma das marcas desde o início do festival há 10 anos. Em 2023, participam atrações como os grupos de jongo de Nossa Senhora Aparecida e de São Cosme e Damião, o Ticumbi de São Benedito, a peça teatral Caburé, apresentações de alunos do Instituto Cultural Tambor de Raiz, o grupo de forró Fogumano e a cantora Fabíola Guimarães, entre outros.

A cantora Fabíola Guimarães. / Foto: Divulgação.

“O POCAR é um ajuntamento de forças, de linguagens, de cultura, uma mostra da diversidade cultural capixaba e brasileira”, celebra Didito Camillo, coordenador do festival, organizado pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz. “O diferencial do nosso festival é promover encontros de fato. Não é simplesmente ir para um evento e assistir, mas a possibilidade de vivenciar uma experiência, de interagir com artistas e público e poder trocar sobre as culturas”, explica.

Cortejo de Chegança

O espaço público é o local privilegiado para essa experiência, sendo que o festival preza por palcos mais baixos, que aproximam artistas e público, promovendo diversos momentos em que as atrações percorrem as ruas ou se misturam ao cotidiano da cidade. Entre essas iniciativas estão o Cortejo de Chegança, que abre o evento com a presença de grupos de jongo locais e artistas convidados de vários lugares do Brasil; o Ajuntamento de Sanfona, Viola e Pandeiro “Mestre Mirtinho”, realizado no Mercado Municipal, com mestres da cultura popular tocando junto com artistas visitantes; e o Ajuntamento POCAR, que tradicionalmente encerra o festival com a união de todos convidados.

Cortejo de Chegança Jongo. / Foto: Íris Zanetti.

“O POCAR é importante para Conceição da Barra e para o Espírito Santo por permitir à cultura capixaba se mostrar para o público e para artistas de outros lugares, que vêm conhecer e reconhecer a identidade capixaba e dialogar com ela”, acredita Didito Camillo.

Realização

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz, entidade criada em Conceição da Barra e que atualmente também possui uma escola de arte e cultura no município, realizando aulas e oficinas de formação para crianças e adultos em artes como violino, coral, capoeira, teatro e jongo. O festival deste ano conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira as fotos do POCAR na edição de 2022.

Foto: Íris Zanetti.

Imagem: Divulgação.

Foto: Íris Zanetti.

Foto: Íris Zanetti.

 

Show da banda Macucos na edição 2022. / Foto: Íris Zanetti.

O palhaço tá solto. / Foto: Íris Zanetti.

 

CONFIRA PRINCIPAIS ATRAÇÕES – POCAR FESTIVAL DE CULTURA 2023

 

QUINTA-FEIRA – 27 de julho

20:00 – Cortejo da Chegança

– Jongo de São Cosme e Damião

– Jongo de Nossa Senhora Aparecida

– Malê Dixieland

– Artistas Convidados

Palco Maria Fumaça

21:00 – Show “Los Durísimos del Barrio Salsa Orquesta”

 

Beira do Cais

23:30 – Show “De Viola e Rabeca”, Jeferson Leite e Rafael Gonzá

SEXTA-FEIRA – 28 de julho

 

Feira da Praça São Pedro

09:30 – Espetáculo “Cloro, O Palhaço engolidor de Letras” – Circo Gamarra

10:00 – Literatura a Quilo – Editora Cousa e Saulo Ribeiro

10:30 – Ajuntamento de Sanfona, Viola e Pandeiro “Mestre Mirtinho”.

Mostra Pocar de Cinema

20:00 – Curta metragem “Do Lado de Cá” – Cine Quilombola, Comunidade Quilombola Graúna e Instituto Marlin Azul

 

Palco Maria Fumaça

21:00 – Show “Banda Jahzz”, convida Fauzi Beydoun (Tribo de Jah)

22:30- Show “Banda Casaca”

SÁBADO – 29 de julho

Mostra Pocar de Cinema

20:00 –  Curta-metragem “Quantos mais?” – filme de Lucas de Jesus Ferreira

20:30 – Espetáculo Teatral “Caburé” – Instituto Cultural Tambor de Raiz

 

Palco Maria Fumaça

21:30 – Show “Orquestra Jovem Capixaba”, convidados: Luccas Martins e Mateus Aleluia

DOMINGO – 30 de julho

Próximo à Cabana Kaique

11:00 –  Espetáculo Circense “Circo de Doisdo” Cia. Pé de Cana

– Malê Dixieland (cortejo)

 

Restaurante do Pintinho

12:00 – Festa de Encerramento

– Roda de Choro e Samba “Trio Gererê”, com a participação de Fabíola Guimarães, Elaine Vieira e Silvia Gomes.

– Baile de Congo de São Benedito – Ticumbi (Mestre Berto Florentino)

– Show “Ajuntamento POCAR”

 

  • SIGA O POCAR NAS REDES:

Instagram: @pocarfestival

Facebook: /PocarFestivalDeCultura

YouTube: https://www.youtube.com/@pocarfestival

 

 

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Shopping Basket