28.51°C Brasília

24 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Empreendedores do Plástico

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Prof. Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES e Consultor Independente. Os empreendedores do plástico são

O protagonismo na educação

Imagem: Divulgação.

Em tempos de avanços tecnológicos, com a Educação a Distância (EAD), o modelo tradicional de educação, com metodologia ultrapassada, meramente expositiva já não tem mais espaço. Nesse modelo, o professor é visto como detentor do saber e, muitas vezes, como única fonte de conhecimento, pois concentra nas aulas expositivas toda forma de o aluno receber as informações, já prontas e pré-determinadas.

Vivemos em um cenário completamente novo. O avanço nas áreas da ciência e tecnologia, principalmente, gerou uma necessidade de adaptação dos modelos usados nas escolas para ensinar.

Apareceram então vários estudiosos com propostas inovadoras. As ideias de John Dewey, principal representante da educação progressiva norte-americana, durante a primeira metade do século XX, contribuíram para a valorização da experiência e participação do sujeito, de forma integrada, no processo de aprendizagem. Ele acentuou também a necessidade de tornar o espaço escolar em um espaço vivo e aberto à realidade, ou seja, um espaço em que o sujeito vivencie, experimente os conteúdos abordados.

A isso chamamos de protagonismo, processo no qual o estudante, com a devida orientação, investiga, registra dados, formula hipóteses, envolve-se com o problema, buscando sua solução. Junto com o professor, ele passa a ser responsável pela própria aprendizagem, deixando de ser um mero expectador e atuando ativamente no processo ensino-aprendizagem.

Isso auxilia o estudante não só na vida escolar. Uma vez que ele aprende a buscar soluções, investigar, questionar, atuar, tudo isso influenciará nas situações vivenciadas por ele no futuro, que passará a lidar melhor com as questões pertinentes a sua vida pessoal e profissional.

O protagonismo é a proposta para uma educação para o futuro, contribuindo para a construção de uma sociedade proativa e tornando o ensino mais significativo para todos.


Magda Simone Tiradentes – *Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (IFES). Experiência na docência de Língua Portuguesa (Ensino fundamental II), atua na Secretaria de Educação da Serra, com a Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Empreendedores do Plástico

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Prof. Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES e Consultor Independente. Os empreendedores do plástico são

Shopping Basket