28.51°C Brasília

21 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Primeiro e Terceiro setores são parceiros no Qualificar ES: vagas foram prorrogadas

O Programa Qualificar ES prorrogou inscrição até o dia 11 de setembro. São ofertados 9 mil vagas em cursos presenciais. / Imagem: Secti.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Uma parceria empreendedora entre Primeiro e Terceiro setores possibilita uma oportunidade de emprego e empregabilidade, por meio de qualificação e capacitação profissionais de jovens e adultos.

O Programa Qualificar ES têm inscrições de sua 3ª oferta presencial prorrogadas. Ambos os editais, com oferta, tanto para o público geral, quanto, exclusivamente, para o público feminino, ampliaram o período de inscrição para até a próxima segunda-feira (11). Para a realização e execução dos cursos, as instituições de Organização da Sociedade Civil (OSC) apoiam o programa por meio do espaço físico.

Entenda a parceria

“Os parceiros são importantes para o Qualificar ES porque são as primeiras referências que temos sobre a realidade, identidade e interesse das comunidades que atendemos. Eles nos ajudam com informações sobre quais cursos seriam mais interessantes a serem ofertados e como a qualificação profissional pode contribuir para região/município”, disse a gerente  de Educação Profissional da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Renata Resstel.

A titular da pasta, ainda disse que a instituição parceira se ocupa da infraestrutura e o Programa Qualificar ES leva seus professores, material didático, recursos de mídia e insumos para as aulas práticas.

A subsecretária argumentou que a boa parceria, no âmbito da Educação Profissional, também, aproxima os entes, município e Estado, que podem trabalhar em cooperação para o desenvolvimento da população. Ao todo, são ofertados 16 polos de parceria na Grande Vitória, entre igrejas, associações e escolas.

Vagas

Segundo a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), são ofertados mais de 9 mil vagas em cursos presenciais, sendo 8.260 vagas destinadas ao público geral e 1.160 exclusivas às mulheres. As vagas são ofertadas pelo Governo do Estado, por meio da Secti, em parceria com o Agenda Mulher.

Parceiros

O Terceiro Setor é um aparelho social efetivo na valorização e integração do ser humano,  capaz de trazer equidade socioeconômica. E um ator social participativo há 10 anos na formação e qualificação de pessoas, é o projeto Juventude Ativa, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, Serra.

“A parceria ela é importante porque as instituições têm essa vontade de criar mais oportunidades, porém, às vezes, esbarra na limitação de recursos. Nessa parceria, você consegue atingir e até oferecer o tipo de curso que a instituição acaba não tendo recurso pra isso. É uma parceria que ajuda as instituições a executarem o papel que, realmente, ela quer e, que às vezes, ela não tem condições”, disse Fábio Latino, 45, coordenador de Cursos, do projeto Juventude Ativa.

Latino, que também é funcionário público e possui Pós-graduação em Gestão Pública, sempre participou de voluntariado. Com atividades de coordenador e professor em administração, contribuiu para um projeto social em Barcelona, no município de Serra, durante seis anos. Isto implica, que muitos projetos sociais, são formados por pessoas que já possuem sua renda financeira e que ainda são altruístas e visionários no quesito empreender, gerando oportunidade a outras pessoas.

O projeto Juventude Ativa é único polo da Serra que oferta o curso de Eletrecista Predial, subsidiado pelo Qualificar ES. Nele, já se formaram 4 turmas este ano, e estão abertas mais 2 turmas com 60 vagas, podendo ser preenchidas até o dia 11. O início das as aulas têm data para o dia 26 de setembro. Especificamente, nesse curso, o projeto Juventude Ativa oferta os equipamentos. Ao todo, a ONG já formou, neste ano, 125 alunos, e com as novas inscrições abertas, a estimativa é de formar mais 90 beneficiários. Previsão de 200 formandos no ano de 2023. Entre outros cursos, o de Balconista de Farmácia estreia na listagem, e têm 30 vagas disponíveis.

Outro empreendedor social que segue essa vertente de dupla jornada, é o pastor William Vieira, presidente do Instituto Saber, na região da Grande São Pedro. “Essa parceria entre Primeiro e Terceiro setor, só tem a contribuir para a economia criativa na Grande São Pedro, gerando capacitação, e consequentemente renda para a comunidade. E o IS se torna uma das ferramentas muito importantes para esse avanço, com parcerias e autonomia para inovar”, disse o empreendedor social, que  possui formação em Análise de Perfil.

Ao todo, no IS, 70 vagas estão disponíveis. Sendo 25 vagas para o curso de Porteiro e 25 para o de Cuidador de Idosos. Já para o curso de Informática (Word e Excel), apenas 10 vagas estão abertas. Também há outras 10 vagas para Informática (Redes Sociais).

Inscrição

Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário de cadastro disponível no site do www.qualificar.es.gov.br. O candidato pode realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos e em diferentes turnos.

A seleção se dará por ordem decrescente, conforme a ordem de inscrição, bairro/município prioritário, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno.

O candidato classificado deverá comparecer ao polo, nos dias 20 e 21 de setembro, para a efetivação da matrícula, exclusivamente, com o professor que ministrará o curso, e é quando será entregue toda a documentação para a conferência dos dados, de acordo com a lista de classificados.

O candidato que não comparecer até o primeiro dia de aula para realizar a matrícula, poderá ser substituído pelo suplente. Não havendo suplente, será substituído por vagas remanescentes. O resultado será divulgado no dia 19 de setembro.

Ao final do curso, o candidato que cumprir, no mínimo, 75% da carga horária, estará apto para receber o certificado de conclusão de curso. Os alunos que concluírem os cursos terão direito a um kit empreendedor por Eixo. A única exceção será o Eixo de Ambiente e Saúde.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Shopping Basket