28.51°C Brasília

22 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Projeto AFAI tem inauguração oficial nesta quinta-feira (17)

O projeto social esportivo para PCDs, é realizado pela OSC ALDEeA, no Ifes, de terça-feira à sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. / Imagem capa: ALDEeA.

 

Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


O projeto social AFAI (Atividades Físicas Adaptadas e Inclusão) – tem inauguração oficial nesta quinta-feira (17), às 14 horas, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Serra.

Participam do evento, autoridades do governo municipal de Serra, como o prefeito Sérgio Vidigal e o secretário de Esportes, Phelipe Lemos. Também marcam presença no evento, os representantes da Master – Shell, patrocinadora do projeto AFAI; os idealizadores e funcionários do projeto; os atletas do AFAI, bem como outros convidados.

O Projeto AFAI ainda está com o período de inscrições abertas. Entre as modalidades esportivas ofertadas aos beneficiários estão: Goalboll, Vôlei sentado, Atletismo e Futsal. O projeto é sediado no Campos do IFES- Serra, com participação gratuita. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (27) 99202-5151 e no Instagram: @afai.aldeea.

Para falar dessa inauguração que promove inclusão esportiva e social, a presidente Gelba Malta Cardoso narra o sentimento de ver o êxito do fruto deste trabalho. “Não é fácil colocar em prática um projeto social dessa grandeza. Nosso projeto conta com três professores de Educação Física, e dois Fisioterapeutas, sendo uma neuro. Então, fico muito feliz e realizada em contribuir para mudança de vida de muitas pessoas, isso que me move… A felicidade dos pais em trazer seus filhos para um esporte… para uma melhora de qualidade de vida. Tudo vale a pena quando existi amor por aquilo que você trabalha”, completou.

Essa felicidade é confirmada na vida do beneficiário Matielo Pereira Lopes, que está sentindo na prática a sua mudança física. Ele entrou no projeto desde o início; realiza atividade física e atletismo paralímpico. “Eu tô gostando muito do projeto. Eu vou duas vezes por semana. Consigo fazer as coisas de casa sozinho com mais rapidez, porque antes, eu não fazia atividade física e as atividades físicas me ajudam a ser mais ágil”, disse o beneficiário, morador de Jardim Carapina, que possui atrofia celebelar.

A AFAI é uma das pioneiras em projetos com atividades esportivas para PCDs (pessoas com deficiência) no município de Serra. Diferentes faixas etárias estão incluídas nas práticas esportivas em oferta. Indo de crianças, a partir dos seis anos de idade, até idosos, são o público alvo. O projeto funciona de terça-feira à sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

O Projeto AFAI, é uma realização da Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo, Cultural e Ambiental (ALDEeA), instituição sem fins lucrativos. A OSC – Organização da Sociedade Civil – foi idealizada por Regina Pereira de Souza, em 2005, no Rio de Janeiro, mas teve suas atividades iniciadas em 2010, em Porto Alegre. Atualmente, Regina está como presidente de honra; trouxe a ALDEeA para o solo capixaba este ano, com sede em Serra, e já inaugura o AFAI pra marcar território e mostrar a competência de seu trabalho.

“Eu vim do Rio de Janeiro… Eu percebi que a gente teria que ter um olhar mais aprofundado para as pessoas com deficiência. Conheci um parceiro que trabalhava com atletismo paralímpico, o nosso amigo Luiz Claudio Locatelli. Ele trouxe pra nós a ideia e a necessidades de criarmos um projeto pra atender os PCDs. No ano de 2019, por meio da parceria da Shell, a gente conseguiu 100% de captação pra execução. E agora no início de junho, em parceria com o IFES de Serra, que nos cedeu o ginásio… Nós tivemos o êxito de fazer esse projeto se tornar uma realidade e pra nós é uma satisfação imensa saber que, por meio do projeto AFAI, e da OSC ALDEeA, a gente vai estar oferecendo uma qualidade de vida para essas pessoas”, disse a presidente de honra, Regina.

No meio de tanta vontade e labuta, o exemplo do beneficiário Wheni Rangel Gonçalves, é a confirmação de êxito do projeto e superação da parte de quem oportuniza o esporte e, também, de quem o pratica. “Eu participo porque eu me identifiquei com esse esporte, com o atletismo, com a atividade física. Eu vou sozinho de ônibus…. Participo de terça à sexta. Eu recebi aulas de como andar sozinho, pra ser independente das pessoas… Eu nasci com a deficiência visual”, contou o beneficiário que mora em Guarapari.

E pra esse projeto ganhar qualidade e movimento, o professor Mário Junior Freitas Corrêa, 47, um dos profissionais atuantes, conta sua satisfação de poder participar desse trabalho. “Eu sou profissional na área de Educação Física e especialista em Treinamentos Paralímpicos. Trabalho com PCDs desde 1996… comecei em projetos. Fui convidado pelo projeto AFAI, a qual eu fico muito honrado. É um dos projetos que vem pra somar. Esse projeto é importante para o estado do Espírito Santo, porque ele vai tá trabalhando com o atletismo paralímpico”, disse contente.


Colabore com o Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Carnaval do Centro de Vitória, deve se render?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Letrados Por Rodolfo Birchler  – Artista Plástico. Carnaval do Centro de Vitória, nossa capital histórica, que nos rendeu tantas

Shopping Basket