28.51°C Brasília

24 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Empreendedores do Plástico

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Prof. Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES e Consultor Independente. Os empreendedores do plástico são

Qual é a relação entre Empreendedorismo e Educação?

Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

Empreendedorismo e educação são duas áreas do conhecimento que caminham juntas, uma com ideias e outra com conhecimento.

A importância da Educação Empreendedora pode ser reconhecida por meio das transformações que ela promove na formação dos estudantes. As estratégias educacionais implementadas inspiradas no empreendedorismo contribuem para a formação de jovens com uma visão de mundo ampliada, postura participativa e capazes de definir os seus objetivos de vida, aliando os planos futuros com as suas prioridades e a análise do contexto em que vivem.

Você sabia que as duas áreas se complementam?

  • O termo Educação envolve aprendizagem, instrução, ensino e muito mais.
  • O conceito de Empreendedorismo é muito mais do que apenas ter uma empresa, ser dono do próprio negócio, a criação de novas oportunidades; ser bem-sucedido; geração de emprego e renda.

A ideia de empreender é querer algo mais, é desejar, ousar, seja para melhoria da sociedade ou para si mesmo. Quando não há mais satisfação com o emprego atual temos ideias, mudanças, melhoria pessoal, desenvolvimento intelectual para solucionar problemas e isso tem a ver com crescimento profissional e aqui está a relação imediata com a educação.

Afinal, como ser ousado e criar oportunidades se não estudarmos?

Se não temos conhecimento de como fazer as mudanças, como podemos avançar? É por esse motivo que o empreendedorismo e a educação formam uma dupla tão relevante.

Tanto na Educação como no Empreendedorismo, desenvolvemos algumas habilidades como tomar decisões, ter iniciativa, autonomia e orientação inovadoras que são competências cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.

Enquanto algumas pessoas estão acomodadas em seus empregos tradicionais, outras querem evoluir e pensar fora da caixa.

Empreender significa investir em si mesmo, um investimento pessoal e intelectual, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta de sua própria vocação, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal. É um trabalho livre e criativo sobre os projetos próprios, sustentáveis, como a construção de uma marca, que é também uma identidade profissional. Leva-se tempo até conquistar o mercado, os clientes e esse processo é longo que exige tempo, dedicação, estudos para alcançar o objetivo.

Ser empreendedor é transformar em realidade ideias novas e concretizar sonhos próprios, essa característica é chamada de inovação.

Inovação e empreendedorismo estão ligados entre si, ambos estimulam o desenvolvimento econômico que surge durante mudanças na vida. A inovação é o que diferencia um empreendedor de um seguidor.

O empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. A educação faz a ideia acontecer através do conhecimento. A ideia de empreender é querer algo mais, é desejar, ousar, seja para melhoria da sociedade ou para si mesmo, é assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas, a confiança do empreendedor é essencial para que uma ideia saia do papel.  

Se as áreas do conhecimento foram criadas para resolver problemas, então todas se complementam? As áreas da Educação, Empreendedorismo e a Inovação estão em constante desenvolvimento e sempre abertas para novas experiências e novos paradigmas.

O que representa a palavra “Sucesso” para você?

Se você é um empreendedor, dono do seu próprio negócio, você tem definições variadas de sucesso. Mas sucesso não é somente a quantidade de dinheiro na sua conta bancária, é ter uma atitude que nos faça querer acordar de manhã e fazer algo maior e melhor do que no dia anterior.

Porém, às vezes é necessário um pouco de inspiração. Mesmo se você acredita já ser bem-sucedido ou caminha para se tornar um, é essencial que você tenha algumas referências para transformar oportunidades em possibilidades.

Percebe-se que educação empreendedora possibilita as pessoas uma perspectiva diferenciada sobre a própria vida, identificando possibilidades de atuação e contribuindo para a melhora na autoestima. A partir da implementação de estratégias diversificadas em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras essenciais à sua formação. Eles passam a enfrentar melhor as situações desafiadoras e a utilizar múltiplas habilidades para propor soluções criativas para problemas em diferentes contextos.

Quem desenvolve competências empreendedoras consegue atuar de forma mais autônoma e responsável, o que impacta diretamente no seu processo de aprendizado e na construção do seu projeto de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento das micro, pequenas empresas e do empreendedorismo no seu território.

*O texto é de livre pensamento do colunista*


Samuel J. Messias – *Mestre em Educação ( Florida University- USA) – *MBA em Estratégia Empresarial – *Especialista em Políticas Públicas – *Especialista em PNL – *Especialista em Empreendedorismo Circular – *Gerente de Projetos Especiais na ADERES – *Prof. Convidado na Florida University – USA.

 

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Empreendedores do Plástico

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Coluna Criativos Por Prof. Samuel J. Messias – Gerente de Projetos Especiais na ADERES e Consultor Independente. Os empreendedores do plástico são

Shopping Basket