28.51°C Brasília

24 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Série “Líderes Comunitários: Agentes políticos da Grande Laranjeiras” falam sobre pautas para 2022

Líderes comunitários da Grande Laranjeiras. / Imagem: Jornal Merkato.

Altair, no centro da foto, líder em Morada de Laranjeiras; a sua esquerda, George Guanabara, líder em Colina de Laranjeiras e Rogerinho (de óculos) líder em Valparaíso, são os primeiros entrevistados na série: Líderes Comunitários. / Imagem: Jornal Merkato.

Em ano de eleição política e tempo de reconstrução de projetos político-sociais, devido a intensa maratona contra o combate do corona vírus, a reportagem do Jornal Merkato abre espaço para os líderes comunitários da região da Grande Laranjeiras, em Serra, para expor suas pautas para 2022.

Líder comunitário de Morada de Laranjeiras; Altair Candeias, 52, e coordenador geral da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), expressou sua gratidão pelo tempo oportunizado de exercer sua gestão, que se encerra neste fevereiro, e falou sobre a importância do ano eleitoral para o município de Serra.

“Somos um município com 250 mil eleitores e a gente tem que ter a sabedoria de eleger nossos representantes. Será uma eleição que vai carecer de muito desempenho, de muita sabedoria pra gente vencer tudo isso que tem acontecido com a pandemia”, argumentou.

Em seu último mandato de líder comunitário, Altair, que também exerce a função de coordenador dos líderes comunitários da Grande Laranjeiras, enfatizou as políticas públicas na área da educação, a qual sofreu resultados maléficos de uma pandemia.

“Em particular, na educação, nós tivemos aí esses dois últimos anos, onde as crianças ficaram ausentes da sala de aula e o prejuízo é imensurável. Então nós precisamos eleger representantes voltados para a área da educação; comprometidos com o município de Serra; comprometidos com a verba pública para que esse eleito possa reverter os votos em melhorias para a educação”, destacou o líder.

Outra referência na pasta política comunitária da região é Rogerinho. O líder comunitário de Valparaíso, com seu mandato eleitoral até o final de 2023, falou sobre a necessidade de parcerias para se efetivar todos os projetos necessários paro o bairro. “Nós precisamos para Valparaíso o que conseguimos com Sérgio Vidigal. O prefeito está enxergando o bairro com bons olhos. Precisamos ter um parceiro como deputado estadual, um parceiro para deputado federal; que seja aliado do prefeito”, enfatizou.

Dando sequência ao seu discurso, Rogerinho falou sobre projetos de urbanização, educação e lazer. “Nós temos sonhos. Eu quero abrir duas avenidas no bairro e precisamos de emendas parlamentares, temos que ter aliados. Outra coisa é a biblioteca, nós precisamos colocar pra funcionar, nós vamos tentar trazer o centro cultural pra cá e, também precisamos trazer a população pra fazer aula de música”, disse com firmeza.

Entre propostas e realidades, uma pauta do líder que está em andamento, é a construção de uma área de lazer em uma das praças do bairro, mais conhecida como a pracinha do supermercado Extra Bom. “A gente tem um trabalho bom junto à administração da prefeitura da Serra pra realizar essa obra. Daqui uns dois meses haverá uma ordem de serviço pra gente fazer o campo de futebol, a bocha pros idosos; isso também vai trazer as crianças, adolescentes e jovens pra comunidade”.

No meio de tanta experiência, também existe a juventude. Com sangue novo e pela primeira vez em um mandato de gestão comunitária, George Guanabara, 38, líder comunitário de Colina de Laranjeiras, usou a mesma tônica do discurso de fazer parcerias com o poder público.

“A gente precisa de parceiros pra ajudar nossa comunidade. Parceiros da nossa atual gestão do nosso prefeito Sérgio Vidigal, que vão trazer emendas pra ajudar nosso bairro”, disse o líder.

Com mandato até o final de 2023, o líder comunitário enfatizou o projeto de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jarbas Silva Filho. “Nós conseguimos uma ampliação para o CEMEI, em breve estaremos em reunião com a secretaria de Educação da Serra pra gente saber a data prevista para a realização do projeto, esperamos que este ano saia a ampliação do CEMEI”.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Shopping Basket