28.51°C Brasília

25 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Tradicional Festa de São Benedito anima a Serra Sede a partir deste domingo (24)

Shows de Ferrugem, Amaro Lima e apresentações de bandas de congo são destaques na música. / Foto: Edson Reis.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


A tradicional Festa de São Benedito continua neste domingo (24) e vai até a próxima quarta-feira (27), na Serra Sede. Uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro, este ano completa 178 anos de fé e tradição. A estimativa é que 50 mil pessoas participem dos festejos em homenagem a São Benedito.

O ponto alto da festa será na terça-feira (26), com a Fincada do Mastro, quando também se comemora o Dia do Serrano. Destaque para a apresentação musical do cantor Ferrugem, a partir das 22h30. Já na quarta-feira, o show do músico Amaro Lima irá animar a festa com suas canções regionais.

A Festa é realizada nas principais ruas de Serra Sede, quando um grande cortejo é formado por diversas bandas de congo, banda de música Estrela dos Artistas e milhares de fiéis que puxam a corda do Navio Palermo para pagar suas promessas.

“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Vale a pena conhecer essa linda Festa. Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, destaca o presidente da ABC/ Serra, Lucas Barbosa.

A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal da Serra e Ministério da Cultura – Governo Federal e tem como patrocinadores o Instituto Cultural Vale e Banestes.

Festa de São Benedito em 2022. / Foto: Edson Reis.

Programação

Os festejos iniciam no domingo (24), às 05 horas, com a Alvorada de Natal, com a participação da Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas.  À noite, às 20 horas, acontece a missa de Natal na Igreja Matriz.

A programação segue na segunda-feira (25), às 20 horas, com a Puxada do Navio Palermo e conta com a participação das Bandas de Congo e da Banda Estrela dos Artistas. Na Puxada do Mastro, após a procissão de São Benedito, milhares de devotos irão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones do Santos Neves, Serra Sede) buscar o navio Palermo, que é uma réplica do navio negreiro.

O navio leva o nome de “Palermo” em homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital da Sicília, na Itália. O navio é puxado por uma corda e percorre as principais ruas do centro da Serra, onde fiéis pagam suas promessas.

No dia 26 de dezembro, Dia do Serrano, às 12 horas, tem exposição da imagem de São Benedito em frente à Igreja Matriz, com a participação do Congo Folclórico São Benedito.

No turno da noite, às 18h30, acontece a puxada do Mastro com as Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas. O navio é puxado por uma corda, por milhares de devotos de São Benedito, e num grande cortejo percorre as principais ruas da cidade da Serra.

O ponto alto da Festa, às 21h30, acontece a Fincada do Mastro acompanhada de Show Pirotécnico, em frente à Igreja Matriz.

A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de Páscoa, em 2024, quando é realizada a Derrubada do Mastro, em frente à Igreja Matriz.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a Santo negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano homenagear ao santo negro pela graça obtida. A partir daí nasceu o hábito da Fincada do Mastro durante a festa do congo.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO FESTA DE SÃO BENEDITO 2023 – 178 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO  SERRA SEDE

 

 

24/12 – DOMINGO
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
08h – Missa (4º domingo do Advento) – Igreja Matriz
16h – Missa de Véspera de Natal – Igreja Matriz
20h – Missa da Vigília –  Igreja Matriz
25/12 – SEGUNDA
08h – Missa da Aurora – Igreja Matriz
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com Praktum
22h30 – Show com Glauco
26/12 – TERÇA-FEIRA
09h – Missa de São Benedito e do Serrano – Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e Show Pirotécnico
21h30 – Show com Laila Orlande
22h30 – Show com Ferrugem
27/12 – QUARTA-FEIRA
19h – Desfile das Bandas de Congo
19h30 – Missa na Igreja Matriz
21h30 – Show com Os Maxuiba
22h30 – Show com Amaro Lima

Parceiro do Jornal Merkato: Bar tradicional, em Valparaíso, Serra. Petiscos, comida de boteco, cerveja gelada e karaokê famoso.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Nasce “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura / Literatura Nasceu mais um livro: “Retratos com o tempo”, filho literário da escritora e Dra. Joana Herkenhoff, mineira

Shopping Basket