28.51°C Brasília

23 de novembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

CMJ realiza mostra cultural em Planalto Serrano

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Terceiro Setor/Cultura Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato. O Centro Municipal das Juventudes (CMJ) realiza nesta

Pasmo Essencial

(Imagem: Revista Prosa Verso e Arte)

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.


Coluna Letrados
Por Sueli Valiato – professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Caro (a) leitor(a), há trinta anos iniciei minha trajetória na educação, nesse tempo venho aprendendo muito mais que ensinando. E todos os dias sou surpreendida, e, na maioria das vezes, com coisas que me alegram a alma. Que me fazem sentir a sensação descrita por Fernando Pessoa, no poema ‘O guardador de rebanhos’: “E o que vejo a cada momento é aquilo que nunca antes eu tinha visto, e eu sei dar por isso muito bem… Sei ter o pasmo essencial que tem uma criança se, ao nascer, reparasse que nascera deveras… Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo…”

Por isso, no processo de construção do conhecimento com os estudantes invisto em atividades que possibilitam a prática da leitura, do pensar, do imaginar, do escrever e do dizer, do questionar, articulando diferentes ações para que todos aprendam. Porque é muito gratificante, certificar cotidianamente que todos os estudantes aprendem cada um a sua maneira e a sua medida. E, porque cada progresso é combustível que alimenta a minha fé na capacidade emancipatória do conhecimento e na ação libertadora da educação.

É comum, estudantes compartilhar comigo produções de gêneros textuais produzidas na estadia (momentos que ficam em casa). Ontem, Ingrid, estudante do 8º ano, do Centro Familiar de Formação em Alternância – CEFFA de Japira, me abordou no corredor do refeitório, quando íamos para o lanche, dizendo:

– Professora Sueli! Quero te mostrar um poema que eu fiz!

E Abrindo um pequeno caderno, em que além desse poema havia outras produções, iniciou a leitura. À medida que ela ia lendo, os olhos dela brilhavam! E meu ser foi tomado daquele pasmo essencial, acima descrito, nos versos de Fernando Pessoa, pois o que ela lia era muito mais que versos… Era a sua arte, a sua vida, seus sonhos, suas aflições, suas incertezas e esperanças…  Ela lia com cadência, melodia, entonação, fazendo balé com as palavras que dançaram à noite em sua imaginação.

– Que lindo, minha poetisa! Vamos publicar?!

– Sério, professora!?

-Sério Ingrid! Porque você já perdeu o medo das palavras. Já é capaz de duelar com elas e as deixar presas num gênero textual, que a partir de agora ganhará asas na página de um jornal.

E para encerrar compartilhando contigo, Caro(a) leitor(a), esse poema de Ingrid Santos Cardoso:

 

Felicidade e suas estações

Como tentar ser feliz|?

Talvez se resuma em sorrir

Ou até mesmo em sumir

Mas em alguns casos…

Só mesmo em dormir.

Um sentimento confuso

Sem explicação

Que apenas se encaixa no coração

E faz a mente ir a um milhão.

Torna-se amor

Na companhia de quem faz a vida ganhar cor

Pode se tornar difícil

Ou até mesmo impossível

Mas tudo pode ser resolvido

Na companhia de um amigo.

Se ser diferente é crime

Apenas me prenda

Transforme-me em prisioneira

Mas não tire meu dilema!

*O texto é de livre pensamento da colunista*


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.

Sueli ValiatoGraduada em Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela UFES; pós-graduada em Educação do Campo pela FANORTE; professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, no CEFFA de Japira, em Jaguaré-ES, integrante da Coordenação Geral e da Coordenação de Plano de Curso da RACEFFAES. / Foto: Divulgação.

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

CMJ realiza mostra cultural em Planalto Serrano

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Terceiro Setor/Cultura Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato. O Centro Municipal das Juventudes (CMJ) realiza nesta

Shopping Basket