Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Coluna Mundo Geek
Por Everton Souza / Empreendedor, webdesigner e apaixonado por cultura Geek.
Os matsuris são festivais tradicionais que acontecem em várias localidades do Japão e em outras áreas com uma grande população de nikkeis (descendentes japoneses). No Brasil, devido à grande população de nikkeis resultante da imigração japonesa nas regiões principalmente do Paraná e de São Paulo, a prática de matsuris é bastante difundida em algumas cidades.
Em Curitiba, por exemplo, são celebrados anualmente dois matsuris: o imin matsuri (festival do imigrante japonês), geralmente realizado no mês de maio. Essa festa celebra a imigração japonesa no Brasil e apresenta diversos aspectos da cultura japonesa. O festival oferece uma praça de alimentação com comidas típicas, mostra de vestimentas tradicionais, workshops de haicai, mangá, origami e culinária, além de desfile de cosplay e apresentações de músicas típicas.
Também há o haru matsuri (festival da primavera). O Haru Matsuri é uma linda festa que reverencia as flores, recriando o clima de amor à natureza e à arte, tão apreciado pelos japoneses. O evento sempre inclui exposições de Ikebanas, apresentações artísticas e culturais no palco de taiko, karaokê, artes marciais, danças japonesas, concurso de cosplay, oficinas, estandes de artesanato e de diversos produtos, além de uma praça de alimentação com gastronomia japonesa.
Não apenas os nikkeis, mas também vários admiradores da cultura oriental frequentam esses eventos, que geralmente são lotados de pessoas, principalmente o público jovem, conhecido como otakus. Um otaku é um fã de anime, mangá, romances gráficos e videogames japoneses.
Participar desses eventos é mais do que apenas presenciar um matsuri; é uma forma de agradecer e valorizar esses povos orientais que sofreram tanto e que encontraram em nossas terras um segundo lar, contribuindo para o crescimento de nossas cidades.No Espírito Santo, existem alguns festivais. Todo ano, por exemplo, em Vitória, acontece o Festival de Cultura Japonesa realizado pela Associação Nikkei de Vitória. A comunidade capixaba também está acostumada a assistir apresentações do grupo de Taiko da ANV e a participar do já tradicional Festival de Yakisoba e Sushi da ANV.
Ah, e lembrando, o 57º Festival de Culinária Japonesa da ANV acontece agora dia 25 de maio em Vitória. Vale a pena apreciar.
Sayonara!
*O texto é de livre pensamento do colunista*
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.