Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Terceiro Setor/Esporte
Por: Redação
A 7ª edição do “Caravana de Lutas” teve mais uma apresentação apoteótica. Neste julho foi a vez do município de Viana receber, pela primeira vez, a imersão das artes marciais, que têm se destacado na Grande Vitória por semear sonhos e inclusão social.
Na ocasião, o bairro de Marcílio de Noronha, na praça do Centro Multiuso É Pra Já, no dia 04 de julho, pôde ser contemplado com a magia do esporte, contando com oito modalidades de lutas. Até a atual edição, o projeto já atendeu mais de 1.400 pessoas (de todas as idades.)
O Caravana de Lutas é um projeto fundado pela Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo (Interfami), tendo como presidente, Eduardo Freitas. O empreendedor social relatou a nova experiência vivida em mais um município da Grande Vitória.
“A 7ª Caravana de Lutas, em Viana, foi uma celebração do poder transformador do esporte. Ver nossas crianças engajadas, aprendendo e se superando, é um testemunho do impacto positivo que iniciativas como essa têm na comunidade. A cada aprendizado, cada conquista, cada sorriso, reforçamos nosso compromisso com a inclusão, a educação e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Este evento não é uma competição; foi uma demonstração de união, esperança e a certeza de que estamos no caminho certo para um futuro mais justo e promissor”, disse o presidente da Interfami.
Professores
Esse poder transformador do esporte passa por diversas mãos, e uma delas vem dos professores, que em cada edição atuam de forma disciplinar e altruísta a favor do público. Juceli de Souza, 43, professor de jiu-jitsu, com três edições no Caravana de Lutas, destaca o que viu de bom nessa edição.
“Eu vi as escolas levando os alunos pra ter esse contato com o esporte. Quando a gente ensina aprendemos duas vezes e, eu gosto de ensinar e ver as crianças, mesmo que por pouco tempo conseguindo realizar os movimentos e técnicas, me faz sentir bem. Além das amizades que fazemos durante todo o evento”, disse o campeão Mundial do X-Combat, Master 3.
Outro atleta que está ativo no Caravana de Lutas, que participou das sete edições, é o sensei William Nunes, 44, que há 14 anos desenvolve o projeto de judô na Interfami. Para esta edição em Viana, o professor destacou. “Foi sensacional poder fazer parte deste grande evento do Caravana de Lutas, em Viana. É maravilhoso poder levar isso a comunidade de Viana, que foi a nossa ideia inicial. Dar visibilidade e oportunizar as crianças a terem vivência inicial ao mundo da luta, que antes só viam na TV ou no UFC”, disse.
Projeto Caravana de Lutas
A metodologia de trabalho do Caravana de Lutas é ofertar ao público oito modalidades de esporte de luta, são eles: judô, jiu-jitsu, karatê, boxe, muay thai, wrestling, kickboxing e capoeira. Na ocasião, os instrutores de cada arte marcial, em um tatame montado, recebem o público, que na maioria das vezes são crianças, adolescentes e jovens. Esse momento oportuniza a juventude a ter contato com a saúde, com o bem-estar e, claro, poder sonhar com a pratica de alguma dessas artes marciais e, até quem sabe, ingressar em uma carreira profissional; é assim que nascem os novos campeões.
Segundo informou o presidente da Interfami, Eduardo Freitas, o “Caravana de Lutas”, de acordo com o planejamento de trabalho, prioriza a execução de suas atividades em bairros que se encontram em risco de vulnerabilidade social.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39