Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.
Coluna Polítikus/Eleição Prefeitura de Serra
Por: José Salucci – Diretor do jornal Merkato
A alternância no Poder Executivo de Serra teve fim nesse domingo 27 de outubro, que entra para a história da política capixaba.
Weverson Meireles (PDT) assume o Poder Executivo de Serra, em janeiro de 2025. O ex-secretário de Estado do Turismo foi eleito com 60,48% dos votos válidos computados pela Justiça Eleitoral. O pedetista, de 33 anos, disputou o segundo turno de votação, realizado neste domingo (27), tendo como adversário o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que obteve 39,52% dos votos. A vice-prefeita será Gracimeri Gaviorno.
Com Sérgio Vidigal eleito pela primeira vez para prefeito do município de Serra, em 1996, assumindo a cadeira em 1997, a Serra também contou com três mandatos de Audifax, economista e administrador. Foram 27 anos de revezamento entre os dois políticos na Prefeitura de Serra, agora, a “Era Vidigal-Audifax” chega ao fim. A política quebra tabus.
Em quase meio século, Serra teve apenas quatro prefeitos
Uma era que começou em 1976, ainda em tempos de regime militar, com a eleição de José Maria Miguel Feu Rosa, depois substituído por João Baptista da Motta (PMDB), o Mottinha, esses dois nomes também fizeram dobradinha na Prefeitura de Serra, que teve fim em 1996.
Com quase 50 anos dessa história política de Serra, o município ficou no revezamento 2 por 2. Agora, elege um novo nome para a Prefeitura: Weverson Meireles, mesmo sendo uma continuação de Sérgio Vidigal, o pupilo terá a responsabilidade de inovar a Serra.
Lembrando que, na história da filosofia, Platão discipulou Aristóteles, este foi independente nos seus pensamentos, da mesma forma acontece na política.
Espera-se de Weverson uma governabilidade inovadora, e não apenas uma sequência de manter o poder do PDT, afinal de contas, o prefeito governa a cidade. O resultado de hoje prova que Sérgio Vidigal soube formar liderança, enquanto Audifax deixou a desejar.
Uma política sequencial, de passagem de bastão, é interessante, faz parte do cenário democrático, mas Weverson tem a responsabilidade de promover e possibilitar a prosperidade para os serranos que mais precisam, não apenas manter a Serra no cenário da industrialização, seu setor mais forte, fruto do trabalho de Vidigal e Audifax, mas chegou a hora da Serra ser vista, também, como uma cidade da cultura, educação, tecnologia, e, principalmente, uma cidade de segurança.
O Merkato apoia a democracia! Direito e liberdade de expressão!
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39.