Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Cultura/Literatura Infantil
Por: Redação
Ludicidade, criatividade, amizade e respeito as diferenças, todos esses ingredientes expressos em uma literatura infantil: “As aventuras de Elba e Pifu”. Livro lançado ontem (06), pela dupla “Pés Na Lua”, na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Loyola, em Valparaíso, Serra.
A noite foi familiar, amistosa, cheio de risos e abraços para comemorar o primeiro lançamento de uma obra literária infantil. Entre o público presente estavam crianças e adultos, que receberam da dupla “Pés na Lua” exemplares do livro, com autógrafos. Além da importância da contação de história, uma prática pedagógica, o livro se torna educativo para que os pais possam ler a obra com seus filhos, para conhecer a criativa história de duas tartarugas que vivem na Praia de Camburi, momento para se conhecer a cultura capixaba e falar sobre respeito as diferenças.
Os autores da obra, Joelma Neves e Igor Guimarães, uma dupla criada em 2017, são profissionais que atuam há mais de sete anos no mercado da educação, da musicalização e contação de história.
Para Joelma, que é pedagoga e atriz, escrever o livro com Igor “significa cumplicidade, respeito e comprometimento. O Igor tem uma coisa que poucas pessoas tem: afeto. Ele sabe olhar para o ser humano”. E para o musicoterapeuta, o lançamento do livro tem gosto de conquista, e também poder posicionar a dupla no mercado da literatura infantil, com a contação de história, Igor comentou.
“É uma conquista muito bacana pra gente, não estamos sozinhos nessa conquista, gostaríamos de agradecer todos os nossos parceiros, todas as escolas que confiam em nosso trabalho de contação de história. Esse livro é muito importante pra gente, pretendemos levar a cultura do ES para onde tiver o chamado”, disse.
A dupla pretende a partir de 2025 levar a história de Elba e Pifu nas escolas através da contação de história. O livro foi feito de forma independente, e conta com a tiragem de mil cópias, patrocinado integralmente pelo Cartório 1º Ofício 2ª Zona. A obra não será comercializada neste primeiro momento. O intuito da dupla é distribuir essa primeira quantidade para CMEIs e escolas, que apoiam o trabalho de contação de história, e, também divulgar o livro nas instituições de educação onde a dupla já possui trabalho reconhecido.
Outra pessoa relevante na construção de “As aventuras de Elba e Pifu” foi o designer gráfico Vilcemar Motta, 49, que há 19 anos trabalha na área.
“Foi muito bom fazer esse livro… A ideia do livro em si, bem esclarecedor a ideia dos personagens. Esse foi meu primeiro livro ilustrado. Ficou lindo! Eu me surpreendi. Ficou maravilhoso! A história do livro é muito bonita, eu gostei demais”, disse o designer.
Público-alvo
Como em toda obra literária existe um público-alvo, o “Pés na Lua” busca neste livro alcançar e se comunicar com crianças de 4 a 8 anos, idosos, portadores de TEA (Autismo), T21 (Síndrome de Down), TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) e PcD (Pessoas com Deficiência). O livro foi elaborado por profissionais que atuam diretamente com estes diferentes tipos de públicos há mais de 07 anos, com trabalhos realizados em feiras literárias, CMEIs, creches, escolas, asilos, APAEs, ONGs, abrigos, livrarias e bibliotecas.