28.51°C Brasília

4 de dezembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Aracruz: “Cultura Em Toda Parte 2024”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Cultura O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da itinerância cultural pelo

Instituto IITIC e Coimbra fazem ‘tabela de craque’

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Terceiro Setor
Por: José SalucciJornalista e diretor do Merkato.

No futebol, para se efetivar uma boa jogada é necessário parceria, ou seja, a famosa tabela para marcar o gol. Da mesma forma acontece quando o assunto é construir projetos.

O Instituto Internacional de Tecnologia e Informação Cientifica (IITIC) desenvolveu o “Projeto Construindo Sonhos” em parceria com a escola de futebol Coimbra Realfor FC. Essa ‘tabela de craque’ foi feita para atender crianças e adolescentes da comunidade Rio Marinho, em Vila Velha. A iniciativa propõe assistir aos beneficiários que não têm condições de pagar mensalidades em escolinhas de futebol, para ter uma iniciação ao esporte de alto rendimento.

Nessa linda jogada, o IITIC desenvolveu um projeto para captação de recursos, através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). “O projeto foi aprovado, e estamos na fase de captação de cartas de crédito junto às empresas do estado do ES, para que possamos iniciar as atividades no ano de 2025”, disse Renan Barcellos, presidente do IITIC.

Fundado em setembro de 2022, pelo empresário Roney Coimbra dos Santos, 43 anos, o clube amador não tinha lugar para realizar os treinos à época de sua fundação. O presidente conta que, alugou um campo no bairro Vila Nova, em Vila Velha. Foi nesse tempo que marcou o início do sonho e do time.

Logo depois, segundo Roney, o Coimbra fez uma parceria com o projeto Santa Rita, que também funciona como time de futebol, onde passaram a usar o campo deles para treino e jogos. “Como não tínhamos lugar para mandar nossos jogos, conseguimos arrendar um campo no bairro Santa Paula, onde foi dado um salto na qualidade dos treinamentos”, explica o presidente.

Publicidade

Sonho e História

O time do Coimbra RealFor FC é uma realização de um sonho do presidente Roney Coimbra, com seu amigo Wellington Roberto Martins. Ambos desejam construir um time de futebol profissional, que poderão através do esporte oportunizar muitas crianças a terem seguimento no futebol, além de terem contato com a educação de um modo geral, fatores que agregam na formação do atleta, para se formarem cidadãos responsáveis na sociedade, conforme pensa Roney.

O clube amador recebe crianças e adolescentes, os quais passam por uma peneira (avaliação) para poderem treinar no time. Os aprovados passam por uma análise do poder aquisitivo familiar. A priori, essa nunca foi a vontade dos organizadores do clube.

O clube foi aprovado na LIEC, em 2023, mas até o momento não recebeu a verba para pôr em prática todo o projeto. Então, para não fechar as portas do clube e dispensar mais 100 atletas jovens, o Coimbra teve que sair do plano original e pedir uma remuneração de baixo valor para as famílias dos atletas, para manter o trabalho dos profissionais da equipe técnica, onde todos possuem suas famílias e precisam de sustenta-las.

Segundo o presidente, assim que o processo for resolvido, e o clube tendo a verba governamental, isentará todos os atletas da mensalidade. “O Coimbra pensa em isentar todos os atletas da mensalidade quando for contemplado no projeto que já foi aprovado, ou seja, quando a verba for liberada. O Coimbra foi criado para dar oportunidade para as crianças, não só no esporte, mas na educação, esse foi o motivo de termos criado o clube”, explicou Roney.

No dia a dia do time há atletas com cem por cento de bolsa, outros ganham desconto parcial, e há àqueles que ficam isentos de qualquer custo. Isto só dignifica o trabalho do Coimbra e mostra o real valor do projeto.

Publicidade

História de Campeão

Em pouco tempo de existência, o Coimbra RealFor FC, que possui categorias do sub 7 ao sub 15, nesses dois anos de time já mostrou a alta competência da comissão técnica e o talento da garotada.

No último sábado de novembro (30), o Coimbra sagrou-se campeão invicto da Capixabinha 2024 sub 11. Ainda em 2024, foi campeão da Copa Grande Maruípe sub 11. Além de papar títulos em alguns festivais e no futebol 7, futsal e futebol de areia. Alô, empresários e governo do ES!

O Coimbra ainda não está na lista de clubes federados, por isso não pode ser chamado de time ou clube profissional, mas o sonho existe e a realidade de trabalho também.

Este ano, o Coimbra fez uma parceria com o Rio Branco de Venda Nova. Na ocasião, disputaram o Campeonato Estadual sub 11 e sub 13, já colocou o pezinho no ‘gramado profissional’, é assim que os sonhos se tornam realidade.

“Vejo no esporte uma grande oportunidade de ajudar essas crianças, não só a se tornarem atletas, mas também se tornarem pessoas de bem. Então, meu propósito é tornar um clube profissional, onde não só vamos dar oportunidade no futebol, mas também abrir oportunidade no mercado de trabalho com cursos, pois sabemos que nem todos vão se tornar atletas profissionais”, concluiu o presidente.

E por falar em realidade de sonho e prática, quem participa das atividades do dia a dia do clube e ajuda a construir essa magnitude esportiva e educacional do Coimbra é o Bruno Corrêa da Silva, 42 anos, que trabalha há 1 ano e 9 meses no clube como coordenador técnico/metodológico. Bruno possui formação em Licença A – Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF).

Envolvido com o clube e o esporte, a satisfação que Bruno tem de trabalhar no Coimbra é imensa.

“Em relação ao envolvimento com o clube, estou literalmente full time, desde a fomentação de um currículo de formação às ideias extras campos relacionados à organização, junto ao diretor Renato Vieira”, disse.

Publicidade

Clique na imagem – @torresengenharia

Futuro promissor

Em dois anos de trabalho, o Coimbra vem se destacando na formação de jovens atletas. Em relação aos jogadores que o Coimbra revelou para outros clubes, durante esses dois anos, a lista pode ser considerada recheada de pequenos craques e futuro promissor para o futebol brasileiro.

O menino de 13 anos, William Gabriel, passou na peneira do América Mineiro. Além de André Pontialho, 13 anos, aprovado no Esfera, time do interior de São Paulo. No mesmo time, Ruan oliveira, 13 anos também aprovado.

E quem testemunha todo esse trabalho de qualidade é a mãe de André Pontialho. “Quero agradecer cada um de vocês. Está todo mundo feliz lá em casa, por Andrezinho ter passado para a nova fase, pra esse novo time, o Esfera. Todos vocês fizeram um excelente trabalho, uma equipe bem coordenada e inteligente, eu só tenho a agradecer essa equipe maravilhosa, o Coimbra”, disse Josiane Pontialho da Silva.

O presidente também contou que, “temos Lara Baraúna, de 12 anos, que apesar de menina, joga com os meninos desde os 10 anos e foi aprovada no Corinthians, para integrar o time feminino agora em 2025”, contou.

E tem mais garotos aprovados. Pedro Miranda e Ângelo Balarine, ambos de 11 anos, foram aprovados no Bahia, base tradicional do futebol brasileiro. No ano passado, Kailan Coelho ficou no Atlético Mineiro.

Jogada Final

O Coimbra RealFor FC mantem aquela tradição que o futebol é muito mais que um jogo, um esporte, é uma paixão e um estilo de vida, além de ser uma porta de inclusão social para crianças e adolescentes que vivem em risco de vulnerabilidade social.

“Então, você que é empresário capixaba, que quer investir no esporte, invista no Instituto Internacional de Tecnologia e Informação Científica e no Coimbra, no “Projeto Construindo Sonhos”! Vamos mudar a realidade de muitas crianças”, concluiu o presidente do IITIC, Renan Barcellos.

Serviços
Projeto: Construindo Sonhos.
Contato: @coimbrarealforfc.
Presidente do IITIC: Renan Barcellos
E-mail: [email protected]

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Aracruz: “Cultura Em Toda Parte 2024”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Cultura O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Aracruz: “Cultura Em Toda Parte 2024”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Cultura O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da itinerância cultural pelo

Shopping Basket