Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Esporte/Fórum Estadual de Formação Esportiva
Por: Redação
Uma imersão de conhecimento esportivo aconteceu em Vitória. O Fórum Estadual de Formação Esportiva, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC – foi realizado, nessa quarta-feira (04), no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral (CNRAC), que além de ser o anfitrião, contribuiu como parceiro na organização, com a Secretaria de Estado de Esportes (SESPORT), o Instituto Viva Vida, a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (AEST). Reunindo cerca de 550 participantes entre autoridades esportivas, gestores, técnicos, atletas e especialistas em formação esportiva.
A comunidade esportiva pôde assistir no Fórum as palestras ministradas por medalhistas olímpicos do esporte nacional e membros do Colegiado de Direção do CBC, como Lars Grael, Emanuel Rego e André Heller, que compartilharam suas trajetórias de vida no esporte e debateram sobre as melhores práticas e estratégias para desenvolvimento de talentos esportivos. Além disso, o Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Luiz Appel, apresentou os avanços e conquistas do Programa de Formação de Atletas.
O Fórum teve início às 9 horas, abertura oficial, com encerramento às 17 horas. O evento contou com pronunciamentos de lideranças como Paulo Germano Maciel, presidente do CBC, e José Carlos Nunes, Secretário de Estado de Esportes do Espírito Santo.
O presidente do CBC, Paulo Germano Maciel, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do esporte e o impacto positivo na formação de atletas no país.
“A realização dos Fóruns Estaduais é uma oportunidade única de unir gestores, técnicos, atletas e autoridades em um mesmo espaço para dialogar e trocar experiências sobre a formação esportiva. O CBC tem como missão universalizar o acesso ao esporte e apoiar os Clubes formadores, garantindo que jovens talentos tenham as ferramentas e o apoio necessário para alcançarem seus sonhos no cenário esportivo nacional e internacional”, disse o presidente.
Representantes do ES
O secretário de Estado de Esportes do Espírito Santo, José Carlos Nunes, por sua vez, destacou a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec), que veio justamente para fortalecer o esporte capixaba.
“Nós atendemos, aproximadamente, quase 100 mil atletas de todas as modalidades, são esses programas que permitem os atletas participarem. Também quero destacar a performance esse ano, com 19 atletas na Olimpíada e Paralimpíada de Paris, conquistamos quatro medalhas”, destacou.
O secretário também enfatizou outros números em competições: Paralimpíadas Escolares 2024, disputada em São Paulo, onde a delegação do Espírito Santo conquistou um total de 119 medalhas. Além das 69 medalhas conquistadas no Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e 19 medalhas no Jogos da Juventude.
O presidente do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Fernando Bissoli, falou com a reportagem do orgulho em receber o evento. “Satisfação e muito emocionado. A gente tem 122 anos de clube; o capixaba tem uma memória afetiva com o Álvares Cabral. E, hoje, o CBC representa uma coisa muito séria e correta, e que abraçou todos esses clubes do Brasil, com o apoio financeiro, saindo do amadorismo e entrando no profissionalismo”, disse.
Publicidade
Fórum Estadual de Formação Esportiva
O Comitê Brasileiro de Clubes ministrou o 12º Fórum Estadual de Formação Esportiva. A proposta é visitar todos os estados do Brasil, dialogar e fomentar o conhecimento de gestão esportiva, para a formação efetiva de clubes. O evento no Espírito Santo destacou essa temática: o fortalecimento da formação esportiva no Brasil.
E para falar da importância do trabalho que a CBC vem realizando em direção os clubes, o Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Luiz Appel, explicou a base inicial para a comunidade esportiva se filiar ao CBC.
“A integração ao Programa de Formação de Atletas do CBC é muito fácil. Basta o clube ter um estatuto social registrado, CNPJ ativo, uma ata de eleição atualizada e registrada, e ter no seu estatuto, como objeto principal, ser vocacionado à pratica esportivo”, explicou.
O gerente também enfatizou a importância de os clubes buscarem o conhecimento e se capacitarem, para estarem atualizados diante dos novos modelos de gestão e de Leis. “O CBC tem política esportiva. Gestão não se faz com achismo, mas com estudo”, disse Emerson Appel, formado em educação física, pós-graduado em Direito Desportivo e com formação no Curso Avançado de Gestão Esportiva (COB).
Clube e Associação
O Clube AEST, que ganhou o Prêmio Clube Formador 2023-2024, na categoria Vôlei de Praia Feminino, que também foi eleito como um dos Top 100 Ouro de Clubes do Brasil, uma forma de a Confederação Nacional de Clubes (FENACLUBES) homenagear e reconhecer os clubes que mais se destacaram no ano, é o retrato completo de toda transmissão de conhecimento que Emerson Appel discursou durante sua palestra. O presidente da AEST, Vitor Duque, falou com a reportagem no final do evento e deixou uma mensagem para os clubes.
“Esse Fórum é muito importante para o desenvolvimento esportivo do Espírito Santo. Foi mostrado a estatística de como temos pouquíssimos clubes filiados ao ecossistema do CBC e FENACLUBES. A gente precisa, como um dos poucos clubes que são membros filiados plenos, incentivar outros clubes que também procurem esse ecossistema, porque faz o repasse de verbas, que é importantíssimo para o desenvolvimento esportivo de qualquer clube. A gente tem que passar o nosso conhecimento para que esses clubes que estão entrando agora possam se desenvolver e usufruir parte desse benefício”, pontuou.
Outros personagens que estão se inserindo na filiação com o CBC são as entidades do Terceiro Setor. Eduardo Freitas, presidente da Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo (Interfami), participou do Fórum e relata sua vivência.
“Fazer parte de um evento desse é muito inspirador. O CBC, ele não é apenas para os grandes clubes, como muitos pensam. Esse é o segundo Fórum que participo, tive oportunidade de participar do Fórum Nacional, em 2023. O que aprendi? Mesmo sendo uma entidade do Terceiro Setor, como a Interfami, nós podemos nos consolidar como clube. Registrei a Interfami como clube esportivo federado em três federações (três modalidades esportivas diferentes) e consolidado com o registro no CBC. Então, participar desse Fórum, abre a mente”, narrou.
Publicidade
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39