Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Coluna Letrados
Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa
2024 não foi um ano fácil! Mas sei que não foi só pra mim, não foi fácil pra muita gente. E agora que ele está chegando ao fim, começamos a estipular as metas para 2025.
E para já não começar errando, precisamos entender a diferença entre objetivos e metas. Objetivo é aquilo que eu desejo alcançar, é o meu foco, está no nível do desejo. Já as metas são mensuráveis, significa que preciso cumprir um movimento esperado, em um certo prazo, para, aí sim, alcançar meus objetivos. Ou seja, as metas estão no nível das ações, das atitudes. Vejo muitas pessoas absortas em seus objetivos e sonhos, muitas vezes se esquecendo de estipular metas.
Mas que tal pensarmos em objetivos e metas que não envolvam somente nós mesmos? Em vez de “vou emagrecer 5 quilos”, que tal também um “vou engordar meu altruísmo”? Em vez de “vou ganhar mais dinheiro”, que tal um “vou me doar mais, para evoluir e continuar prosperando”? Que tal envolver os outros em sua vida e seus planos?
Quando você irá visitar aquela pessoa que não vê há tempos, mesmo sabendo que sua visita é esperada e pode significar uma fresta de sol num dia cinzento? Será na passagem de ano? Ou nas férias? E aquele café que ficou de marcar com uma amiga (ou amigo) e nunca arruma tempo, vai rolar quando? Visitar seus avós ou parentes mais velhos do nada, será agora ou em quando tiver um tempo?
E que tal definir a meta de, a partir de hoje, tentar se colocar no lugar do outro e ser mais empático, entender que todos cometemos erros; colocar-se no lugar de seus pais, tão imperfeitos, que fizeram as mesmas coisas que você irá fazer quando se tornar um deles; pensar nas pessoas que estão a sua volta e evitar fazer barulho à noite, enquanto dormem; separar o lixo, pensando nas pessoas que vivem dele (não deve ser fácil trabalhar com isso, imagine ter que resgatar a latinha de refrigerante do meio da comida podre?); tolerar as diferenças, os defeitos alheios, e se conscientizar que você não é única pessoa certa em tudo. Enfim…
Aproveite o tempo que você tem pela frente e comece hoje a ser alguém melhor. Defina, para 2025, objetivos que considerem você, seus desejos e necessidades, mas que também considerem que existem outras pessoas envolvidas em sua vida, que merecem carinho e cuidado. E estipule metas que irão te ajudar a chegar a isso.
Ame-se, mas também saiba amar; peça, mas também saiba doar; viva intensamente, mas sem se esquecer das outras tantas vidas que estão interligadas a sua. Somos parte de um universo. Não fomos criados para passar pela vida, mas sim para experienciar o grande movimento do estar vivos. Depois de receber essa dádiva, não temos o direito de desperdiçá-la, trancados em nós mesmos.
Em 2025, seja um ser humano melhor. A vida é um mistério e não sabemos se acaba aqui, nesse mundo, nessa dimensão. Viva a sua como se tivesse que prestar contas a você mesmo, de como a usou. Use-a com sabedoria! Assim, você com certeza terá sempre alguém por perto, ao seu lado, te ajudando a alcançar seus objetivos.
*O texto é de livre pensamento da colunista*