Colabore pra que essa informação alcance mais pessoas! Pix: 47.964.551/0001-39.
Esporte/Arena de Verão 2025
Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato
A maior arena esportiva do Espírito Santo, Arena de Verão, que está em sua terceira edição consecutiva, vai tremer nesta quinta-feira (16), a partir das 17 horas, com o evento “Oliveira Fight Combat” – OFC. O evento é gratuito.
Na ocasião, o OFC terá apresentações com a Seleção Brasileira de karatê, com a equipe Team Aguiar, e uma luta inclusiva: categoria kids, com alunos do espectro autista.
Já a partir das 19 horas, o “couro vai comer” nas 25 lutas e mais três exibições, nos naipes masculino e feminino. Em sua terceira edição oficial, o OFC, sendo a sua primeira apresentação no complexo esportivo do Arena de Verão, terá lutas disputadas em um octógono.
E são cinco modalidades esportivas que farão o público vibrar e conhecer a força dos atletas capixabas, são elas: wrestling (luta olímpica), jiu-jitsu com e sem quimono, karatê, muay thai e MMA amador.
O “Oliveira Fight Combat” (OFC), é organizado pelo Fledis de Oliveira Gonçalves, o lutador Oliveira, campeão da Copa do Mundo de Artes Marciais, em Buenos Aires, Argentina, em 2024, além de ser campeão na 16ª edição do Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato 2024. Sem contar que, no mesmo ano, Oliveira foi considerado o melhor da categoria Brazilian Grappling do ES, no Prêmio “Melhores do Esporte 2024”.
O atleta vem em ascensão quando o assunto é conquistas de títulos. Desde 2023, onde conquistou um Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Sul-Americano. Toda essa proeminência, levou Oliveira, o papa títulos, a alçar voos no empreendedorismo esportivo.
“A ideia do OFC foi criar eventos diferenciados, em lugares diferentes, com modalidades diversas, mostrar a qualidade do nosso esporte e colocar premiações. Eu via a necessidade, como atleta, de valorizar o esporte, e às vezes, a gente fica esperando essa valorização, mas não fazemos nada pra buscá-la. Então, eu entrei dentro do sistema pra entender como funciona a organização de um evento e estamos rompendo barreiras”, disse Oliveira, morador de Colina de Laranjeiras, Serra.
O secretário Rodrigo Ronchi, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), de Vitória, conta como surgiu a ideia de inserir o “Oliveira Fight Combat” dentro do projeto Arena de Verão.
“Acredito que foi um casamento de duas partes, que tinham o mesmo desejo. O OFC esteve conosco no “Esporte por Vitória”, em 2023, na Rua 7 de Setembro, no Centro. Tivemos jiu-jitsu e karatê, numa experiência que deixou boa impressão na equipe da Semesp. Passamos então a outros momentos de parceria, como o “Esporte por Vitória”, em 2024, na Ilha das Caieiras. Ali, surgiu o insigth nas duas partes de realizar um grande evento, impactante, que trouxesse as lutas para um patamar de importância, e passamos a dialogar pensando na Arena de Verão 2025”, narrou o secretário.
Outro representante da Semesp, o assessor técnico e coordenador esportivo do Arena de Verão, Gilson Passarinho, que pôde acompanhar de perto a organização do OFC, falou com a reportagem sobre todo o arranjo do evento.
“A grandiosidade do evento, a estrutura que será montada, a inclusão do evento, porque serão cerca de 25 lutas, mais três de exibição, lutas kids, adulto, masculino e feminino, isso mostra o quanto a organização do OFC e a Secretaria de Esportes estão comprometidas em levar esportes para todas as classes e idades”, disse.
Premiação
Em relação a premiação, segue com cinturões, medalhas e troféus. Com o intuito de oferecer a dignidade possível para os atletas exercerem as atividades durante o evento, uma mesa de frutas, massoterapia e ambiente para hidratação estarão disponíveis para uso dos competidores. Com um cenário desse nível profissional, os atletas também são oportunizados a se engajarem no universo dos patrocinadores. Por isso, a noite será especial para os atletas participantes do OFC, além dos campeões, os lutadores poderão ser premiados em três disputas: melhor finalização da noite, melhor luta da noite e o atleta destaque.
Publicidade
Arena de Verão
O complexo esportivo funcionará até o dia 26 de janeiro, com programações especialmente planejadas para todos os públicos. E se destaca na multiplicidade de atividades físicas durante a semana, em qualquer hora do dia, o público pode chegar na Praia de Camburi, na altura do antigo Hotel Aruan, entre os quiosques 4 e 5, que terá atividade física acontecendo, para todas as idades.
Segundo o secretário da Semesp, Rodrigo Ronchi, o que há de mais valoroso no projeto Arena de Verão, que está em seu terceiro ano consecutivo, é unir esporte, cultura, turismo e inclusão social.
De acordo com o secretário, a multiplicidade de espaço ganha destaque, onde dentro de um mesmo local, há possibilidade de trabalhar modalidades antagônicas entre si. Exemplo: combinar futebol de areia com cubo mágico, o vôlei de praia com hockey, a natação com xadrez. Ronchi afirma que esta multiplicidade tem muito a ver com o planejamento feito com muita antecedência, no caso, a Semesp começou a trabalhar no projeto em setembro de 2024.
Em termos de valores, o secretário disse. “Valores, ainda não fechado, mas estimativas que beiram a casa dos 900 mil reais, em se tratando de 24 diárias para praticamente toda a estrutura que atende o esporte. Temos uma equipe de aproximadamente 15 colaboradores trabalhando diretamente nos eventos da Arena, e outros tantos na retaguarda, cuidando de contratos, fornecedores, assessoria de imprensa e outros serviços. Até por isso temos um coordenador geral, o Gilson Passarinho, que dialoga com todos os atores, internos ou externos, e faz a ponte com a gestão boa trazendo as necessidades e apoiando nossas decisões”, explicou.
Publicidade
Legado
O “Oliveira Fight Combat” (OFC), em sua marcante edição dentro do Arena de Verão, com certeza deixará um legado para os atletas, os empreendedores do esporte e poder público, O atleta campeão e empreendedor Oliveira pontua o que o seu esforço irá contribuir para gerações futuras, e deixa o recado para os esportistas da Grande Vitória que sonham em criar seus próprios eventos.
“Muitas pessoas vão ver que é possível fazer algo diferente pelo seu esporte. A gente quer virar referência para que as pessoas possam ver que é possível, basta você ter boa vontade e querer fazer algo diferente, consequentemente você irá contribuir para as pessoas que estão em sua volta. As pessoas se vão e deixam o legado, a gente quer deixar uma história bacana, de poder fazer algo pelo próximo”, finalizou.
Serviço
- O quê? “Oliveira Fight Combat”
- Quando? Quinta-feira (16).
- Onde? Praia de Camburi, na altura do antigo Hotel Aruan, entre os quiosques 4 e 5.
- Horário: 17 horas.
Colabore pra que essa informação alcance mais pessoas! Pix: 47.964.551/0001-39.
Publicidade
Publicidade