Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Política/Eleição 2024
Por: Celso Corrêa – candidato à Câmara Municipal de João Neiva
Meu caro, leitor, hoje gostaria de narrar minha experiência no setor da agricultura e agropecuária. A jornada de trabalho que já percorri nessa pauta me fez revestir de coragem para disponibilizar meu nome ao pleito de vereador e defesa de uma categoria que conheço bem de perto.
Nos meus 30 anos atuando na administração pública no município de João Neiva, exercendo diversos papeis, como: secretariado, conselheiro, assessor administrador, ocupando cargos comissionados, percebi que adquiri experiência para ser vanguarda na Câmara Municipal.
Iniciei minha carreira na gestão pública como técnico agrícola, após estagiar no escritório local da Emater, em João Neiva, que hoje é conhecido como Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural -.
Durante a minha caminhada, tive a honra de assumir a cadeira de secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e, atualmente, prestei serviço no cargo de secretário Executivo na área da agricultura.
Nessa pasta, acompanhei diversos trabalhos: clonagem de café conilon, produção de mudas de várias espécies como nativas e frutíferas para distribuição aos produtores rurais, participação dos projetos de habitação rural no município de JN, onde entregamos, aproximadamente, 30 casas. Sem contar nas participações de conselhos de desenvolvimento rural e comitês; ganhei experiência, então aprendi na prática o que é necessário para a preservação da agricultura e aquilo que precisa de ser avançado em nosso município.
Outra esfera da agricultura em JN, é continuar o apoio ao acesso às estradas das comunidades rurais, no caso manutenção e construção, para que os produtores possam estar escoando a sua produção com mais segurança. Além de incentivar e apoiar ainda mais os eventos rurais de forma geral: encontros, visitas técnicas, festas agropecuárias, entre outros trabalhos.
Na área do agricultor de base familiar, incentivar que eles tenham um apoio na preparação de suas terras, e ser inseridos no projeto que abastece as escolas, fortalecendo assim, não só os alunos que desfrutam da merenda, mas como o próprio agricultor, que vende os seus produtos para o governo.
E por fim, o Viveiro Municipal de Mudas, espaço ideal para realizar a prática educacional da agricultura. Com a plantação de mudas, junto a equipe, pretendem-se, dentro da realidade do município, aproveitar a área do viveiro para dar continuidade na produção de mudas com acompanhamento técnico para facilitar o produtor rural e viabilizar a questão financeira para que eles possam adquirir essas mudas num valor mais acessível ao seu bolso.
Concomitantemente, preparar uma área para receber palestras, onde os estudantes possam estar voltando a frequentar esse viveiro para receber uma educação extraclasse, a qual envolva a prática e conscientização do meio ambiente.
*O texto é de livre pensamento do autor*
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39