28.51°C Brasília

17 de julho de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de entrevistas sobre o

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura/Música Por: Redação Guitarras melódicas aos violões acústicos. Sem falar na bateria e contrabaixo, que trazem aquela pegada pra galera

Amor e empreendedorismo

Rick’s Spettaria foi considerado o melhor espetinho do município de Serra, em maio de 2024. / Imagem: Divulgação.

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Empreendedorismo / Culinária
Por José SalucciJornalista

A Rick’s Spettaria é amor, qualidade e bom atendimento. Um empreendimento desse modelo só poderia ter sucesso entre os clientes. Eleito o melhor espetinho do município de Serra, através de uma pesquisa realizada via internet, pelo “Sabor Destaque”, uma agência de mídia social, a Spettaria ficou em primeiro lugar na categoria Espetinho.

Amor e empreendedorismo, uma história de sucesso. / Foto: Divulgação.

Na ocasião, a pesquisa de opinião pública prestigiou os melhores estabelecimentos gastronômicos da região serrana, divididos em suas respectivas modalidades culinárias.

Os amantes da comida puderam eleger suas preferências. O público teve o poder de voto por perfil em cada categoria. Esse concurso foi feito em diversas capitais e cidades do Brasil.

História do casal

Donos da marca Rick’s Spettaria, o casal Rickson Klinsman, 35, e Débora Fernandes Penedo, 29, estão juntos no amor há nove (09) anos e no empreendimento, há cinco (05). Essa parceria “amor e empreendedorismo”, gerou a Isabela, de três aninhos, além das conquistas de trabalho. Por quase cinco anos, o casal trabalhou em um food truck, em Valparaíso. Marido e mulher conquistaram a confiança, não só do bairro, mas de clientes em geral.

Rick, que é ex-jogador de futebol, já passou por times do estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Encerrou a carreira de atleta, em 2019, com 29 anos, e a partir daí encarou outras jogadas: a de ser empreendedor.

“Eu pensava em parar com o futebol e continuar na área esportiva, mas como eu sempre gostei de gastronomia, surgiu essa oportunidade de abrir o nosso próprio negócio”, contou.

Entre tantas histórias de conquista, de amor e trabalho, teve uma que feriu o coração de Rick e sua carreira de jogador de futebol. “Eu perdi meu pai no dia do meu aniversário, 24 de setembro de 2018… me deu um baque… Tava jogando ainda no Tupy de Vila Velha. Depois parei de vez”, comentou.

O ex-atleta conheceu a Débora quando ainda jogava no Rio Branco, em 2013, aqui, começou a ‘jogar a seletiva do casamento’. A grande final aconteceu em 2015, o casamento.

Além de dar conta da Spettaria, Rick trabalha como supervisor em uma empresa de serviço de limpeza para escolas há seis anos. Lá, coordena 118 pessoas diretamente. O morador de Laranjeiras faz dupla jornada de trabalho, além de ser homem de fé e zeloso com a família.

No coração do casal sempre houve o desejo de empreender. De início, a ideia era montar um empreendimento na área da hamburgueria e pizzaria. O casal fez o curso no Senai, mas quando fizeram a pesquisa financeira para executar o plano, o sonho sofreu um gol que foi difícil de continuar na partida do empreendimento, é que o custo do investimento era muito alto dentro das condições econômicas do casal.

Jogo que segue, e vida pra frente. Rick conta que sempre foi bom em fazer pão de alho. Os amigos sempre o elogiavam quando a resenha era marcada pra fazerem o churrasco. “Foi por causa do pão de alho, todo churrasco que eu ia, levava o pão de alho. Os amigos sempre pediam pra eu levar, e aí começou assim”, conta.

Mas sua experiência de empreender teve início com um amigo, em Barro Vermelho, Vitória. Juntos, abriram um food truck. Rick, durante três meses, colocou seu esforço e tempo, mas devido a triplo jornada de trabalho, pois ainda era jogador de futebol, supervisor e agora empreendedor, o super-homem não teve preparo físico pra continuar.

Rick conta que não houve um start para abrir a Spettaria, foi questão mesmo de amadurecimento diante do processo contínuo de trabalho.

No dia 3 de junho de 2019, o casal inaugurou o food truck, que ficava na Feira Orgânica, em frente à Escola Dinâmico, em Valparaíso. O casal empreendedor é resiliente. No tempo da COVID-19, Rick inovou o atendimento, que passou a trabalhar como delivery; contratou um motoboy.

E os dias difíceis não pararam por aí. Em 2023, o Rick e a Débora tiveram o food truck roubado. “Quando roubaram o nosso food truck, bateu aquele desespero, fiquei chorando. Ele me falou pra eu ficar tranquila, que a gente iria achar. E achou no mesmo dia. É incrível a fé dele”, contou a esposa.

Prêmio de melhor Espetinho do município de Serra pelo “Sabor Destaque”. / Foto: Divulgação. @sabordestaqueserra  @ricksspetaria

Como em toda partida existe o primeiro e o segundo tempo, o jogo só acaba quando o juiz apita. E lá do céu, o justo juiz apitou. Rick, que é evangélico, deu a volta por cima. Como ex-jogador sabe que, um título representa a coroação do trabalho de um atleta, além de ter sido vencedor no futebol, agora experimentou ser vencedor no campeonato do empreendedorismo.

“Não tem coisa melhor, porque não é do bairro, a gente concorreu na cidade de Serra, então assim, veio pra certificar a nossa marca. Nosso lema sempre foi, além de levar a qualidade, também levar um bom atendimento, que é o diferencial nosso. Então, esse título só veio pra selar aquilo que a gente vinha construindo há cinco anos”, narrou o empreendedor.

Entre vitórias e derrotas, à época do food truck Rick já chegou a ficar de 15 a 21 dias parado por causa da chuva. Em dias atuais, em um novo endereço, a Rick’s Spettaria está localizado em frente à Praça do Extrabom, ao lado da Escola Maria Penedo, em Valparaíso. A logística de trabalho mudou, de atendimento, de planejamento. E o sorriso também mudou, o amor agradece.

Empreender

Depois de tanta história de superação, empenho, aliança e fidelidade aos propósitos, nada mais justo do que Rick se tornar um conselheiro nessa matéria. A reportagem pediu alguns conselhos para o empreendedor oferecer ao leitor que deseja entrar na jornada do empreendedorismo. “Pra mim, empreender é um desafio. Não é, simplesmente, você colocar o produto, é você reinventar. A cada três meses a gente tem alguma culinária diferente. Hoje, já fizemos um pão com carne e queijo gratinado. Então, empreender é sempre um desafio, é não se acomodar. Sair sempre da zona de conforto”, aconselhou.

O empreendedor também frisou que o medo atrapalha o avanço do negócio. A Rick’s Spettaria conta com 18 opções de espetinhos, entre eles: boi, frango, misto, costela de boi, costela suína, carne de sol, coração, picanha, tulipa, camarão, cordeiro, kafta, linguiça caseira, entre outros espetos, produtos e bebidas. O estabelecimento tem em média um público frequentador de 70 a 100 pessoas por dia. A Spettaria tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 16h às 23h.

Esposa, amiga, parceira

A esposa Débora Fernandes Penedo, que antes de entrar nessa empreitada empreendedora, junto com o marido, antes, trabalhava no ramo da indústria automotiva. Mãe em 2020, ela conta essa relação de ser esposa e sócia de seu cônjuge.

“Quando a gente casa, o esposo tá disposto a se riscar, a gente tem que se arriscar junto. É fazer juntos! E pensar positivo, né! E pensar em crescer. Agora, se entrar num negócio pensando que vai dar errado, é melhor você nem entrar”, disse com firmeza.

Trabalhando em multitarefas, Débora ‘joga’ no atendimento, no caixa, no estoque, cuida de um funcionário, além de preparar os materiais da Spettaria em casa. Se Rick foi um bom jogador de futebol, a Débora sabe muito bem, na prática, o que significa uma figura de linguagem desse esporte: cobrar o escanteio, correr pra área pra cabecear, fazer o gol e ainda sair pra comemorar com a torcida. Ufaaaaaa! Que casal maravilhoso!

Diante de uma história cheia de amor e empreendedorismo, onde essa verdadeira ‘dupla de atacantes’ é parceiro um do outro, estilo Bebeto e Romário; Débora narra como foi a expectativa de participarem do evento gastronômico “Sabor Destaque”.

“Sou eu que acompanho o Instagram da Spettaria. A gente ficou muito animado e pedimos para o pessoal votar. Eu perguntei pra ele: “Você acha que isso vai dar certo”? Ele me respondeu: “Eu não entro em nada pra perder. Espera que você vai ver”.

A esposa conta que o marido lhe passa muita segurança, por ter os pés no chão. E, no final dessa narração do jogo amor/empreendedorismo ou dessa matéria, nada melhor que terminar com a pergunta: e o título, qual o sabor de ter conquistado? “Fiquei muito feliz! Foi gratificante. Valeu a pena todo o esforço; os perrengues do tempo do food truck”, disse sorrindo, a esposa vencedora.


Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

“Eu me considero uma Falcão, a Bella Falcão”

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Entrevista/Boxe Por: José Salucci – Jornalista e diretor do Merkato O jornal Merkato está produzindo uma série de entrevistas sobre o

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39. Cultura/Música Por: Redação Guitarras melódicas aos violões acústicos. Sem falar na bateria e contrabaixo, que trazem aquela pegada pra galera

Shopping Basket