Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.
Cultura/Carnaval
Por: José Salucci – Jornalista
Já separou o seu figurino para o carnaval de rua de João Neiva? Neste sábado (22), as festividades seguem com sua 2º edição. Os foliões poderão curtir logo cedo, a partir das 11 horas, o show do “Grupo Parentes do Samba”, em frente ao Posto da Cidade.
A programação retorna às 15 horas com a matinê infantil, com o bloquinho “Fraldinhas do Real”. Logo em seguida, às 16 horas, a folia continua tomando conta da cidade com o tradicional bloco carnavalesco: “Virgens do Real”. O bloco é histórico no município de João Neiva, e festejará mais um tempo de tradição. À tarde festiva ainda contará com o bloco “Conexão”. Os dois cortejos fazem concentração em frente à Prefeitura, no mesmo horário.
Logo após o término das apresentações dos blocos, à noite de folia fica por conta de dois shows: “Banda 10” e “Banda AUÊ”, ambos no Centro Comunitário. A festividade é totalmente gratuita, e conta com uma praça de alimentação e área kids. Toda as ações são organizadas pela Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc).
Grupo Parentes do Samba
Destaque na atração do carnaval de rua em João Neiva, o “Grupo Parentes do Samba” vem com swing e muita batucada. Formado há 12 anos, com sete integrantes, o grupo participa pela segunda vez do Carnaval de JN. Fazendo parte integral da banda estão: Celso Corrêa, Flávio Corrêa, Fabrício Corrêa, Milena Corrêa, Luciano Gomes, Luciano Almeida e José Welinton.


Celso Feu Corrêa, fundador principal do grupo, reuniu a parentada e amigos, que amam tocar samba e pagode, e nessa brincadeira constroem uma herança familiar com trilhas sonoras.
“É a segunda vez que nós vamos nos apresentar no Carnaval de João Neiva. A gente agradece o apoio da Secretaria de Cultura… O repertório dessa vez vai ser um pouco diferenciado, porque a apresentação será em forma de samba de roda… Vai ser na rua, no Centro da cidade, e não no placo, como no ano passado”, disse Celso, que trabalha com música há 40 anos, e já se apresentou em aberturas de shows nacionais das bandas kid Abelha e Ther Fivers.
Outro integrante do grupo, Luciano Gomes, 45 anos, que é soldador, tem a música presente em sua vida há 30 anos, como paixão e segunda profissão. O baterista disse que cada apresentação é uma oportunidade única de compartilhar o sentimento pela música.
“Nesta apresentação, estaremos ainda mais próximos do público. Por se tratar de um samba de roda, sem a barreira de um palco, a conexão se torna mais intensa, criando um ambiente mais envolvente e divertido. Essa interação nos inspira a dar o nosso melhor, tornando a experiência ainda mais especial para todos”, disse.
Participação Especial
A cantora Carol Nascimento, 26 anos, moradora do município de Serra, pela segunda vez fará participação especial com o “Grupo Parentes do Samba”. A jovem promissora disse amar a música. Começou a cantar profissionalmente aos 18 anos, passou a se apresentar no baile para terceira idade com seu tio Fernando Barros (em memória). Após perder sua base de afeto e apoio musical, Carol deu um tempo na carreira. Em 2021, voltou à musica formando dupla com seu primo, e agora anda fazendo shows pelo Norte do estado.
“O Celso é um cara de coração muito bom, tem me ajudado a realizar meu sonho pouco a pouco. Amanhã vou fazer uma participação com o Grupo Parentes do Samba, mas ainda não sou vocalista oficial (risos), mas quem sabe um dia?”

Formação do Grupo Parentes do Samba
A formação do Grupo Parentes do Samba começou com uma simples brincadeira. Na ocasião, bateria, cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, tan tan, reco-reco, entre outros instrumentos, fizeram parte da resenha no fundo do quintal da casa de Celso, reunindo filhas, sobrinho, irmãos, cunhados e vários amigos. Dali, saiu um pagode de primeira, só com o grupo da família.
Consequentemente, Celso arranjou um projeto para a formação do Grupo Parentes do Samba, com integrantes sendo parentes e amigos próximos.
Desde então, começaram a fazer pagode de mesa. Depois partiram para shows em roda de boteco, participaram de várias edições do projeto “Sabadão do Samba”, festas comunitárias, exposições, carnavais em outras cidades, e o projeto “Pagode da Dilma” (homenagem à irmã de Celso), entre outros eventos.

Colabore com essa informação! Pix: 47.964.551/0001-39.