Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Cultura/Cinema
Por: Redação
A Oficina Internacional de Formação Cineclubista (OIFC), idealizada pelo capixaba Antonio Claudino de Jesus, traz como tema em sua segunda edição: “Cineclubismo e Resistência ao Autoritarismo”.
O curso inclui três módulos mensais que acontecem de forma online, mas não em tempo real. Cada participante poderá assistir no horário em que melhor for para si. Em cada um desses módulos, o tema é debatido em diferentes níveis: nacional, latino-americano e mundial. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio de formulário online. (Clique, aqui).
A oficina foi pensada para atender cineclubistas ativos no Espírito Santo e por todo Brasil, pesquisadores e demais interessados na temática abordada. O lançamento do ciclo de oficinas ocorreu em grande estilo, com uma live que contou com exibição do filme “Utopia e Barbárie”, seguido de debate com o diretor da obra, Silvio Tendler, um dos mais importantes documentaristas da história do cinema brasileiro. A live está disponível no canal da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) no YouTube. (Clique e assista!)
“Este momento é crucial para resgatarmos a memória histórica e compreendermos os desafios atuais. A recente ascensão de governos autoritários na América Latina e o marco de 60 anos do golpe militar, de 1964, no Brasil, tornam essa discussão ainda mais relevante, especialmente para as novas gerações que convivem com um mundo cada vez mais virtual e individualista”, diz o coordenador Antonio Claudino de Jesus.
Início dos Módulos
O primeiro módulo será disponibilizado por e-mail aos inscritos a partir do dia 11 de novembro, trazendo como tema “Cineclubismo nos Anos de Chumbo no Brasil, com Diogo Gomes e Hermano Figueiredo”.
A partir de 2 de dezembro, entra no ar o Módulo II, que debate Cineclubismo e Resistência na América Latina, com Gabriel Rodríguez, do México, e Cristina Marchese, da Argentina.
No terceiro módulo, lançado em 6 de janeiro de 2025, o debate estará centrado no tema “Cineclubismo pelas Liberdades Democráticas no Mundo”, com participação de João Paulo Macedo, de Portugal, e Felipe Macedo, brasileiro residente no Canadá. Todos módulos tem mediação de Antonio Claudino de Jesus, idealizador e coordenador das oficinas.
O participante que tem o interesse de de receber certificação das oficinas deverá elaborar uma pequena resenha sobre cada módulo a ser enviada até dia 10 de fevereiro, de 2025.
Sobre a OIFC
A Oficina Internacional de Formação Cineclubista foi idealizada pelo capixaba Antonio Claudino de Jesus, ex-presidente da Federação Internacional de Cineclubes (FICC) e do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), uma liderança histórica do cineclubismo brasileiro. A primeira edição foi realizada em 2023 trazendo como foco a história do cineclubismo no Espírito Santo, no Brasil e no mundo.
Devido ao sucesso, o projeto ganhou continuidade como novo tema e novo apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio de seleção em edital do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). A realização é do Cineclube Guadala com apoio da OCCa e FICC.