Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39
Cultura/Cinema
Por: José Salucci – Jornalista
O filme “Paraíso de Cada Um”, direção de Ricardo Steff e Raiany Simões acabou de ser gravado, e promete reflexões para o público infantojuvenil em 2025.
Baseado em um roteiro de Giovandre Silvatece, “Paraíso de Cada Um” é um média-metragem de 60 minutos.
“O projeto herdou o nome original do roteiro. “Paraíso de Cada Um” faz parte da coletânea de roteiros de suspense de Giovandre Silvatece. Tivemos a oportunidade de mudar e acrescentar elementos à própria história, deixando nossa marca também como diretores, mas gostamos tanto desse nome que preferimos mantê-lo assim”, disse o diretor Ricardo Steff, 22 anos, morador de Nova Carapina II, Serra.
*O média-metragem, “Paraíso de Cada Um”, foi contemplado pelo Edital 004/2023 – Lei Paulo Gustavo.
De acordo com o roteirista Giovandre Silvatece, “Paraíso de Cada Um” está mais voltado à fantasia que ao horror, tendo sido o primeiro roteiro que escreveu na plataforma Celtx.
“A ideia inicial era bem crua: uma mulher vai para um lugar e não consegue sair de lá. Simples assim. A partir daí fui pensando que lugar poderia ser esse. Então tive a ideia de criar um paraíso próprio, o paraíso da mãe da Laura (Senhora Caligari, referência ao filme expressionista alemão ‘O Gabinete de Dr. Caligari’, de 1920), cujo paraíso passa a se apresentar como um inferno para Laura. Um paraíso/inferno diferente e, dentro do contexto da história, real”, explicou.
Enredo adaptado
A narrativa do filme mergulha na jornada de Laura (interpretada pela atriz Dani Cozendey), uma mulher que decide escapar do estresse da cidade em uma visita à casa de campo de sua mãe (Joelma Neves no filme).
No entanto, o que era para ser uma simples pausa se transforma em um pesadelo quando Laura percebe estar fora de seu cotidiano. A tranquilidade se dissipa, e Laura se vê isolada do seu mundo psicológico, incapaz de se comunicar com outras pessoas, a não ser com a sua própria mãe. A realidade que ela conhecia de repente se desvanece, deixando-a em um cenário aterrorizante e desconhecido. É nesse momento que o média-metragem revela o clímax da história: Laura está fugindo de algo do passado.
Toda essa trama foi gravada entre os dias 27 de novembro a 08 de dezembro, em sua maior parte em um sítio, nos municípios de Vitória e Serra. Para a execução cinematográfica, o total de 30 profissionais compuseram a equipe. O elenco principal conta com três atrizes: Dani Cozendey (Laura), Joelma Neves (Mãe) e Isabel Montenegro (Milena), filha de Laura. O filme também conta com a participação de Karolina Lopes, Yasmin Toretta, José Celso Queiroz, Brun Henrry e Jonatan de Souza.
Atriz desde aos 12 anos de idade, e com atuação em mais de 15 peças, com participações em alguns curtas, Dani Cozendey, 38 anos, disse a reportagem o que “Paraíso de Cada Um” contribuiu para sua formação profissional e pessoal, tendo Laura como a primeira protagonista em sua carreira.“Reforça a minha visão de que a vida é frágil e a qualquer momento, por um breve descuido, ela pode acabar. Então o clichê de: diga as pessoas o quanto elas são importantes pra você e passe mais tempo de qualidade com quem você ama, só foi reforçado e reafirmado com essa personagem. Laura é bem diferente de mim atualmente. Ela é extremamente capitalista e urbana, eu, hoje, busco ir na contra mão disso”, contou a atriz, que possui formação em cinema e artes cênicas, com pós-graduação em direção teatral.
Dando sequência ao enredo do filme, “Paraíso de cada um” narra escolhas de vida, superação de adversidades e ansiedade. Para a atriz Joelma Neves, que interpreta o papel de mãe de Laura, comenta o que o filme pode incentivar ao público infantojuvenil em valorizar mais o relacionamento presencial, o contato físico, do que viver em um mundo virtual ou das ideias, cheios de mistérios e segredos.
“O filme traz a reflexão que todos nós devemos aprender a sermos o nosso paraíso. A nossa vida é um constante aprendizado e sempre teremos em nossos corações o sentimento que ainda está faltando algo. Portanto, tenhamos sempre em mente que existem muitas dificuldades, como mágoas que podemos decidir enfrentar, e assim alcançar nosso paraíso, enfrentado as inseguranças, dando liberdade às emoções”, observou.
Propósito
O projeto cinematográfico tem a iniciativa principal para participações em festivais de cinema. “Decidimos transformá-lo em um média-metragem, justamente para atingir esse objetivo”, disse o diretor, que é formado em marketing, e atua no audiovisual há 4 anos.
Para 2025, a direção do elenco pretende inserir o média-metragem em escolas públicas e privadas, com finalidade do incentivo à leitura e discussão sobre o tema do filme, iniciativa que propõe levar aos jovens a oportunidade de refletir sobre os próximos passos que deverão seguir na vida e quem eles levarão consigo nessa jornada.
“A princípio, o média-metragem faz parte do nosso projeto sem fins lucrativos de incentivo à leitura, uma iniciativa que surgiu com o objetivo de levar conhecimento sobre o audiovisual presente em nosso Estado, para que crianças e adolescentes possam se inspirar. A proposta do média é fazer com que eles reflitam sobre a vida e suas escolhas, mostrando que a saúde mental nunca deve ser deixada de lado durante essa jornada,” concluiu o diretor Ricardo Steff.
O roteirista Giovandre Silvatece destacou o potencial que o filme tem, e acredita no sucesso em âmbito estadual, nacional e até internacional.
“Enxergo de forma bastante positiva. As atrizes principais (Dani, Joelma e Isabel) e os coadjuvantes são ótimos. A equipe é superprofissional e, apesar de jovem, já possui muitos trabalhos interessantes realizados, além do fato de a história também ser interessante. Portanto, o filme “Paraíso de Cada Um”, assim que editado, estará apto para participar de festivais estaduais, nacionais, e até mesmo internacionais”, opinou.
Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39