28.51°C Brasília

11 de dezembro de 2024

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Série: “Vamos falar de leitura”?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Quando o assunto são as crônicas, meu autor favorito é, sem sombra

Imersão esportiva: CBC realiza Fórum em Vitória

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Esporte/Fórum Estadual de Formação Esportiva Por: Redação Uma imersão de conhecimento esportivo aconteceu em Vitória. O Fórum Estadual de

Clássico do balé será apresentado ao vivo, com orquestra, na Serra

O espetáculo Quebra-Nozes apresentará a diversidade cultural e turística do Espírito Santo. / (Foto: Khennedy Damaceno).

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39


Cultura/Quebra-Nozes

Com 30 anos de tradição, a escola Pimenta Dance traz para a Serra, pela primeira vez, um dos espetáculos de balé mais apresentados no mundo: o Quebra-Nozes. Bailarinos e alunos da escola farão duas apresentações ao vivo, com a Orquestra Camerata Sesi. O público poderá conferir o espetáculo nos dias 15 e 16 de dezembro, às 19h, no Parque da Cidade, Serra, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

O espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba” é uma releitura da famosa obra do compositor russo Piotr Tchaikovsky, que estreou em 1892, e vai abranger aspectos culturais e turísticos do Espírito Santo. A Orquestra Camerata Sesi se apresentará com 16 músicos sob a batuta do maestro Isaac Gonçalves, além do convidado especial, o pianista e também maestro Jean Molinari. O elenco do espetáculo de balé é composto por 200 integrantes, com idades de dois a 70 anos, entre bailarinos profissionais e amadores.

(Foto: Khennedy Damaceno).

Esta é a quarta apresentação do “Quebra-Nozes Capixaba”. As edições anteriores apresentadas na capital reuniram, cada uma, mais de dez mil pessoas e arrecadaram oito toneladas de alimentos cada, que foram destinados para instituições como Asilo dos Idosos de Vitória, Abel Lino Portela e Casa Lares, entre outros.

“O espetáculo de balé foi adaptado para homenagear as histórias e as lendas capixabas, a fim de mostrar toda a diversidade cultural do Espírito Santo, bem como seus pontos turísticos, incluindo o Convento da Penha, o Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, Santa Teresa de Augusto Ruschi, a Escadaria Maria Ortiz, as paneleiras, o congo, entre outros símbolos. Além de toda essa beleza, os alunos amadores, bailarinos profissionais e equipe são um dos maiores diferenciais desta versão, porque amam este espetáculo, se dedicam muito nos ensaios e se apresentarão com muita paixão”, explica a diretora do espetáculo, Liviane Pimenta.

O espetáculo “Quebra-Nozes Capixaba” conta com o patrocínio da Eco101; é executado pela escola Pimenta Dance e a Pimenta Cia de Dança, além do apoio do Instituto Corpo e Mente; apoio da Prefeitura Municipal da Serra, do SESI/ES (entidade do Sistema Findes), MMA Cargas, Companhia Capixaba de Dança, Partido Alto, Canto do Vinho, Ponto Café, Ponto Pizza, DeskRio e Studio FM.

(Foto: Khennedy Damaceno).

Sobre o espetáculo

O Quebra-Nozes é um espetáculo de balé baseado no conto infantil de E.T.A Hoffmann (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), tradicionalmente encenado no período natalino, tendo estreia no dia 18 de dezembro de 1892 e apresentado pela primeira vez no Brasil em 1957.

A diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta, é roteirista, formada pela Faculty of Education of Royal Academy of Dance of London, e está à frente da iniciativa no Espírito Santo desde 2021. Como delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Estado do Espírito Santo, Liviane promove a cultura em conjunto com o turismo, o comércio, o fomento à saúde física e mental, além do viés social.

Sobre a Orquestra Camerata Sesi

Composta por 16 músicos e um maestro, a Orquestra Camerata Sesi foi criada em 2008 e é famosa por inovar no formato de suas apresentações com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n roll. Seu caráter inovador possibilita a frequente participação de convidados de renome regional, nacional e internacional nos concertos, além de artistas como André Prando, Elaine Augusta, Paulo Ricardo, Mart’nália, Leoni, Oswaldo Montenegro e Juan Gorrin, que já dividiram o palco com a Camerata Sesi.

Essa trajetória bem-sucedida atingiu um de seus pontos mais altos com apresentações em dois dos palcos mais renomados do país: a Sala Cecília Meireles e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria – L4 Comunicação.


SERVIÇO

“O Quebra-Nozes Capixaba”

  • Apresentações: 15 e 16 de dezembro de 2024 (domingo e segunda), às 19h.
  • Local: Parque da Cidade, Serra.
  • Entrada gratuita: com 1kg de alimento não perecível.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Tags

Talvez queira ler esses Artigos

Série: “Vamos falar de leitura”?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Quando o assunto são as crônicas, meu autor favorito

PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

Série: “Vamos falar de leitura”?

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Coluna Letrados Por: Magda Simone – Professora de Língua Portuguesa Quando o assunto são as crônicas, meu autor favorito é, sem sombra

Imersão esportiva: CBC realiza Fórum em Vitória

Invista no Jornal Merkato! – Pix: 47.964.551/0001-39 Esporte/Fórum Estadual de Formação Esportiva Por: Redação Uma imersão de conhecimento esportivo aconteceu em Vitória. O Fórum Estadual de

Shopping Basket